A importância da terraplanagem na construção

Uma construção é realizada por meio de várias etapas, dentre elas, o seu início que demanda uma dedicação tanto na criação do projeto estrutural como liberação de documentos frente aos órgãos públicos do município e ainda, o processo de limpeza do terreno.

A esse processo atribui-se o nome de terraplanagem. Ficou curioso para conhecer como esse procedimento funciona? Confira a seguir.

Entenda como funciona o procedimento de terraplanagem

A terraplanagem é um procedimento que consiste na remoção de terra em excesso em um terreno, com o objetivo de nivelá-lo para receber o início da construção, por meio da construção da estrutura.

Ainda, a terraplanagem de terreno deixa o espaço sem deformidades, evita processos de erosão, além de compactar o solo, sendo de extrema importância no início da construção. Para realizar esse trabalho, o uso de equipamentos são importantes, já que toneladas de terra são retiradas.

Uma das máquinas utilizadas nesse procedimento, que podemos destacar é o uso da retroescavadeira. Essa máquina está disponível no mercado em diversos modelos e tamanhos, a depender da necessidade do cliente.

Com grande capacidade de remoção de terra, esse material atua de forma prática e assertiva, sendo monitorada por um técnico especialista. Em alguns casos, existem máquinas ainda mais tecnológicas, que são programadas e atuam de forma automatizada na remoção e nivelamento de terra.

Para obter um material como esse, muitas construtoras optam pela locação, por trazer benefícios em seu transporte e deslocamento.

Proteção ambiental x construção civil

Uma construção, seja no momento da terraplanagem, propriamente dita, como em uma demolição, diversos entulhos são gerados (pedras, areia e dentre outros).

Esses materiais podem ser reutilizados pela construtora, evitando gastos com materiais, ou pode ter um descarte correto, visando sua reciclagem.

Isso só ocorre através de um projeto ambiental bem estruturado que vise gerenciar de forma assertiva os resíduos sólidos gerados em uma construção. Descartar os entulhos de forma correta é importante por:

  • Evitar multas ao proprietário do imóvel;
  • Contribuir para o meio ambiente;
  • Evitar a contaminação do solo e água;
  • Reduzir os índices de poluição;
  • Reduzir os gastos.

Já que realizar o procedimento da remoção de entulhos é tão importante, mais ainda é ter os equipamentos adequados para tal ação.

Um dos equipamentos recomendados é a caçamba, um material metálico que suporta grandes cargas. Para obter esse tipo de material, uma das opções é realizar a locação de caçamba de entulho, em empresas especializadas nesse tipo de segmento.

Você já ouviu falar em meio fio de concreto?

Após a limpeza do terreno e os aspectos de segurança e descarte correto de resíduos estarem encaminhados, chegou a hora da construção! Nesse processo, diversos elementos podem ser utilizados para otimizar o tempo de obra, trazendo ainda mais qualidade ao serviço.

Um dos elementos que podem ser utilizados se refere ao meio fio de concreto pré moldado, um material que é um limitador do espaço físico, principalmente em ruas, avenidas e estradas, impedindo a passagem de veículos em determinado local.

Vale lembrar que uma obra ou construção pode demandar alguns procedimentos na rua e em locais públicos, por isso investir na segurança desses espaços, por meio do seu fechamento, é de extrema importância.

No caso de ele ser pré-moldado, já facilita bastante o trabalho, pois ele vem no encaixe correto e no tamanho desejado. Ainda, por meio da instalação desse material, somente pessoas autorizadas conseguem circular pelo local, além de impedir também a passagem e acúmulo de águas da chuva.

Isso afetaria a construção, atrasando ainda mais o trabalho. Outro detalhe importante ainda sobre o uso desse material se refere à drenagem da água, pois ele pode atuar em conjunto com a sarjeta, que ajuda o deslocamento desse fluido de forma correta.

Dentre os benefícios de utilizar o meio fio de concreto pré-moldado é que ele é bastante uniforme, resistente, seguro e facilita a logística de uma construção.

Esse processo também se envolve com o terraplanagem, a partir do momento que pode ser instalado desde a demarcação do terreno, as escavações para instalação das peças de concreto, assim como a regularização do solo, rejunte e o assentamento das peças.

Vale destacar, ainda, que esse serviço deve ser feito por uma equipe especializada, assim como a própria produção do meio fio de concreto segue normas técnicas de segurança.