A estética dos imóvel: investindo em sacadas
Quando mudamos para uma casa nova, ou um novo apartamento, desejamos investir em um imóvel confortável, atrativo e esteticamente sofisticado.
No entanto, muito mais do que a beleza, é preciso adequar o conceito com a funcionalidade. Por isso, ter um ambiente atraente e ao mesmo tempo funcional é algo que demanda planejamento, a partir da observação de todas as necessidades do imóvel.
Envidraçamento de sacadas e varadas: principais vantagens e diferenciais
Um dos investimentos que agrega excelente funcionalidade e beleza é o envidraçamento de varanda e sacadas.
Quem mora em prédios, ou até mesmo em residências com mais de um andar, sabe da importância de proteger os ambientes externos, principalmente, contra quedas. Crianças, idosos e animais de estimação são os que mais sofrem riscos, ainda mais, em grandes alturas.
Dessa forma, o principal objetivo do envidraçamento de sacadas é a segurança. No entanto, existem muitas outras vantagens, entre as quais:
- Promoção de uma vista panorâmica da sacada;
- Proteção contra intempéries e variações climáticas;
- Proteção contra a entrada de animais e agentes externos;
- Aumento da valorização do imóvel.
Com o envidraçamento, a fachada do local adquire uma estética muito mais sofisticada, o que é próprio do vidro.
Além disso, é possível separar o espaço interno e externo com uma porta de vidro, combinando ainda mais com o envidraçamento e para a composição de um ambiente extremamente confortável e agradável.
Outra característica bastante positiva do envidraçamento de sacadas e varandas é a capacidade de isolamento acústico. Com o fechamento do espaço, é possível ter uma redução de até 70% dos ruídos externos, oferecendo ainda mais conforto e comodidade para os moradores.
O isolamento térmico também é um diferencial, pois o envidraçamento reduz a entrada de raios solares, que podem aumentar a temperatura ambiente.
Quem investe no fechamento de sacadas com vidro sofre menos com a entrada de sujidades e poeira.
Muitas vezes, o vento pode carregar os resíduos externos para dentro das casas e, com o envidraçamento, é possível reduzir significativamente o acúmulo de sujeiras. Como consequência, a manutenção com limpeza pode ser menor.
Finalmente, deve-se ressaltar a segurança do ambiente. Com as sacadas fechadas, pode-se minimizar a ação de bandidos e invasores, pois a entrada na residência é dificultada. Ou seja, mais que uma proteção contra quedas, o fechamento de varandas e sacadas também inibe atividades ilegais, como roubos e furtos.
Funcionalidade e estética atraente com o investimento em móveis
Fora o envidraçamento de sacadas e varandas, a escolha dos imóveis também influencia diretamente nos aspectos de beleza e funcionalidade das residências.
Atualmente, é possível optar por uma grande variedade de mobílias, desde os planejados até os móveis convencionais.
No entanto, deve-se levar em consideração as questões de espaço e as características de decoração, para acertar no investimento da mobília.
Os móveis para cozinha pequena, por exemplo, devem promover uma racionalização do espaço, permitindo uma melhor organização do ambiente e, ao mesmo tempo, dando a impressão de que o local é maior.
Para isso, a recomendação é ter em mãos todas as medidas da cozinha, evitando a aquisição de móveis muito grandes, que possam ocupar um espaço maior do que a própria cozinha.
Nesses casos, muitas pessoas preferem investir em armario de cozinha planejado, que irá promover uma boa otimização do espaço. Aliás, os móveis planejados são recomendados para espaços pequenos, especialmente, em apartamentos, onde é preciso planejar muito bem a organização do local para não ter a sensação de “amontoado”.
Outro ponto vantajoso dos móveis planejados é a resistência. Em geral, eles são fabricados com materiais duráveis, como a madeira e o MDF.
Contudo, é possível encontrar mobílias personalizadas ao gosto do cliente, como o armário de aço cozinha, que além de resistente, também tem ótima proteção contra umidades, choques mecânicos e processos de corrosão.
Essas características são próprias do aço, que aparece como um dos materiais preferidos para móveis de cozinhas, especialmente, as industriais.
Portanto, o que vale é o planejamento. Nas cozinhas, quartos e salas, pode-se preferir os móveis planejados ou os pré-moldados, contudo, e extremamente necessário ter em mãos todas as dimensões e características do local.
Ou seja, não se pode investir somente na beleza: o segredo é alinhar a funcionalidade com a estética, para uma escolha eficiente e que atenda às necessidades do imóvel.