A cobertura ideal para cada construção
Após erguer a parte estrutural de uma construção, imóvel ou empreendimento, surge um novo desafio em relação a sua cobertura e uso de telhado.
Esses elementos são fundamentais, porque atuam na finalização do imóvel e também na sua proteção em relação a fatores externos como sol intenso, chuvas e, ainda, ventania.
O mercado dispõe de vários modelos tanto de telhas como de coberturas, que são indicadas para locais específicos. Por isso, o cliente e construtor devem estar atentos ao projeto inicial da obra para conseguir verificar qual é a melhor opção.
Devido a importância desse assunto, esse artigo vai trazer algumas dicas de tipos de telhas e coberturas. Não deixe de conferir!
A formação do telhado
O telhado fica na parte superior de um imóvel e é o agrupamento de várias telhas, assim como, seu revestimento para conseguir proteger a parte interna da construção.
Existem vários tipos de telhas, especificas para cada tipo de local. Os principais modelos que podemos destacar são:
- A telha de concreto;
- A telha de fibrocimento;
- A telha de cerâmica – uma das mais comuns;
- Telhas metálicas;
- Telhas fotovoltaicas;
- Telha sanduiche.
Muitos desses oferecem mais benefícios do que somente a proteção contra fatores externos. Elas também oferecem um bom isolamento acústico e, ainda, isolamento térmico, ajudando na regulação da temperatura interna.
Além disso, esses materiais são resistentes, porém específicos. Por exemplo, é mais comum vermos telhas de metal ou sanduiche, em locais grandes, como galpões, na indústria e em grandes estruturas.
Um tipo de telha que merece destaque também e tem obtido visibilidade no mercado, desfazendo mitos, é a telha de vidro.
Em especifico, a telha de vidro temperado, que passa por um processo de acabamento diferente. Esse material é exposto a elevadas temperaturas e passa por um resfriamento imediato, conferindo ao vidro ainda mais resistência.
Com isso, o telhado de vidro é muito difícil de quebrar, permite maior economia de energia elétrica (porque aproveita a luz natural durante o dia), ainda é considerada como um isolante térmico, além de ser muito sofisticada. Por conta disso, esse material é considerado um ótimo investimento para a casa.
Os variados tipos de coberturas
As coberturas são materiais utilizados para proteger áreas externas, que geralmente podem ser desprotegidas, mas possuem algum tipo de material ou objeto importante.
Por exemplo, no caso da garagem, pode ter uma moto ou um carro. Com o tempo, se esses elementos estiverem desprotegidos, provavelmente a vida útil desses materiais será muito menor. Por isso, existe a cobertura para garagem.
A varanda é um outro ponto bastante interessante, porque permite um momento de relaxamento de estresse diário. Geralmente, esses locais possuem cadeiras e poltronas mais confortáveis, plantas e uma cobertura, para evitar que as pessoas que buscam um descanso sejam incomodadas porque está chovendo ou porque está muito quente.
Um dos tipos de cobertura que existe é a cobertura de policarbonato. Esse material é bastante eficiente no aspecto de proteção do local, principalmente atuando como um filtro aos raios ultravioletas.
Esse material ainda, possui outras qualidades, como por exemplo:
- O material não esquenta o ambiente;
- É considerado um excelente protetor climático;
- É considerado de fácil higienização;
- É um material bastante resistente ao impacto;
- Evita que fungos se proliferem.
Além disso, esse material possui um design despojado e inovador, podendo ser utilizado em vários locais, como nas casas, e ainda fora do ambiente residencial, como é no caso de garagens, estacionamentos, edifícios, hotéis e dentre outros locais.
A cobertura de policarbonato preço pode ser consultada em diversas empresas que trabalham com coberturas, verificando sua qualidade, referência no mercado e amplo portfólio. É importante que a instalação desse material seja feita por uma equipe profissional e especialista no assunto.
Outro tipo de cobertura, apresentando um modelo mais versátil, principalmente para locais menores, é a cobertura abre e fecha. Cada vez mais, as residências estão compactas, por isso otimizar espaços pode ser uma ótima opção. O uso desse tipo de cobertura pode ser feito apenas quando o cliente realmente precisar.
O uso de tendas
Outro tipo de material interessante é a tenda porque ela também atua na proteção, só que mais relacionada ao lazer ou viagem.
Esse tipo de material pode estar presente também em diversos eventos, compondo um novo espaço. Vale a pena procurar por modelos confiáveis e desfrutar o passeio ou evento, com segurança!