6 dicas de decoração de interiores que pode mudar a aparência da sua casa

Quando moramos em uma casa por muito tempo acabamos enjoando das cores das paredes, dos móveis ou até aquele de um cômodo sem utilidade, pois por mais bonita e prática que possa ser a nossa casa, a mudança está na natureza humana. Quando falamos em “mudar”, sempre nos vem à mente “gastar dinheiro” ou demolição, bagunça e poeira.

 

Hoje a indústria do “faça você mesmo” está em alta, e explorando o espirito artesão das pessoas, fazendo com que arregacem as mangas e por si mesmos produzam seus arranjos de flores, luminárias e apliquem papéis de parede, economizando tempo e dinheiro.

Decorar uma casa não é uma tarefa fácil

Cada pessoa possui um estilo diferente e deve encaixá-lo ao ambiente que deseja mudar.

 

Mas não é o “estilo” que deve ser o único critério, devemos pensar em funcionalidade e praticidade, por que muitas vezes a ideia que você tem não se aplica e não funciona em ambientes específicos, por exemplo: uma colagem no banheiro – a umidade pode estragar seu trabalho com o tempo. Veja algumas dicas a seguir do que você mesmo pode fazer, gastando pouco e com pouca bagunça:

 

1- Reforme seus móveis: Se tratando de mudar a decoração a baixo custo, a reforma de móveis é unanimidade entre arquitetos, decoradores e designers. Existem técnicas que dão outra cara para seus móveis usados: a pátina, o laqueamento, o envelhecimento. Uma simples lixada e uma mão de verniz já dá outro ar para o ambiente.

 

Se você tiver um piso de madeira antigo, como os tacos, uma lixada e uma mão de verniz já dão outro destaque ao seu piso. Chame a família ou amigos para ajudar e não prolongar a reforma, e se a madeira apresentar muitos cupins ou irregularidades a ponto de não ter mais chance de reforma, existe opções de fácil substituição e de baixo custo de mão de obra – se pesquisar bem há opções baratas em São Paulo como o carpete de madeira na Mooca, região onde a o custo é relativamente baixo, comparado a outras regiões. O piso laminado é uma outra boa opção barata para você que não abre mão do estilo rustico que tem a madeira.

 

2- Mova seus móveis de Lugar: Antes de qualquer mudança complexa, mudar os móveis de lugar é uma excelente opção. A disposição dos móveis faz toda a diferença e ajeita-los de acordo com a luminosidade, ou o formato de seu cômodo pode mudar completamente o ambiente.

 

3- Colagens: Aquelas revistas velhas, com informações antigas, mas com imagens lindas de paisagens e pessoas podem formar um lindo mosaico em qualquer tipo de ambiente desde que não tenha porosidade na superfície . A aplicação desse tipo de artesanato é ideal para uma porta de madeira para quarto;

 

4- Pendure itens que não são comuns na parede: pedaços de tecido que você gosta ou mesmo os espelhos, que já são velhos conhecidos na decoração. Uma galeria com vários espelhos, em muitos formatos e tamanhos é certamente uma decoração que gerará surpresas e você pode misturar o velho com o antigo, por exemplo: um espelho bisotado moderno misturado a vários espelhos de diferentes épocas – até mesmo aquele espelho para banheiro antigo que você não usa mais pode fazer parte desse mosaico.

 

Molduras vazias, antigas ou novas, coloridas ou não, podem dar um novo ar para a parede que se quer mudar. Por fim, pratos não servem apenas para colocar alimentos. Eles podem ficar lindos se pendurados na parede, formando um desenho.

 

5- Use objetos naturais: abuse de plantas, conchas, areias de diferentes cores em garrafas de vidro. Há diferentes tipos de plantas para diferentes tipos de luminosidades caso sua casa seja muito clara, ou não tenha nenhuma iluminação natural, as plantas como as suculentas se adequam na alta e na baixa luminosidade e só precisam de duas regas semanais.

 

6- Pinte as paredes: Se o seu caso for outra ambientação cromática ou está enjoada (o), do branco e do bege e quer aumentar a energia de sua casa ou dar mais requinte com uma cor mais neutra, use sua imaginação, e saia do básico.

 

Pensar com cuidado em como “decorar” é importante para determinar a harmonia do ambiente: “Nossa casa é feita de minuciosos detalhes, cada um com um valor em especial.”.

 

O cuidado com cores utilizadas, a escolha das texturas e estampas, a mistura harmoniosa de diferentes tipos de quadros e até mesmo alguns pequenos detalhes, como o pingente da chave que fica na porta ou flores escolhidas para o pequeno vaso em cima da estante etc.

 

Instalar parafusos em um tronco de árvore pode transformá-lo em um porta-chaves e uma caixa de feira pode se tornar uma infinidade de coisas.

 

São os mínimos detalhes que transformam uma decoração bonita em uma decoração maravilhosa.