5 tipos de varais ideais para ambientes pequenos

Para quem mora em casa ou apartamento com espaço reduzido, geralmente sofre com algumas atividades simples do dia a dia, como colocar a roupa no varal.

Neste sentido, o grande empecilho é escolher o melhor tipo de varal, que seque a roupa e ao mesmo tempo não se torne algo que somente ocupe espaço.

Em suma, o varal de teto para apartamento é um objeto de muita importância e deve ser adquirido com muita cautela. Afinal, ninguém merece investir em um item que não oferece qualidade, não é mesmo?!

Além disso, se o equipamento não for bom, o proprietário do local não perde apenas o dinheiro investido nele, mas leva um baita prejuízo, pois as roupas não vão secar corretamente, podendo surgir mofos e avarias nas peças.

Por essa razão, preparamos este conteúdo completamente exclusivo com os 5 tipos de varais ideais para ambientes pequenos. Continue com a leitura a partir dos próximos tópicos.

1. Varal com varetas

Para àqueles que não contam com a presença de mais ninguém em casa, este é um excelente varal de teto individual.

O modelo é denominado como varal de varetas porque possui algumas tiras que sobem e descem de maneira individual.

Ainda assim, o mesmo é fabricado em diferentes modelos que, dependendo da área do telhado, o varal pode ser maior ou menor, a fim de encaixar no espaço com perfeição.

Este modelo de varal possui cordas laterais e, por isso, precisa ser instalado entre paredes na lavanderia. Portanto, é imprescindível tomar cuidado na hora da instalação.

Cabe salientar que o modelo que possui varetas únicas deve ser posto entre paredes, uma vez que o mesmo fica preso por cordas ou alguns comandos laterais. Ainda assim, o produto é vendido em diferentes materiais, como o plástico, por exemplo.

Só lembrando que o modelo das varetas individuais deve ser instalado entre paredes, pois é preso por cordas ou comandos laterais. Este aparato é vendido com diferentes composições.

No entanto, o varal de teto individual aluminio é o que apresenta as seguintes vantagens:

  • Alta durabilidade;

  • Resistência durante o uso;

  • Cabe maior quantidade de roupa;

  • Menor envergadura das peças;

  • Possui estética aplicada;

  • Funcionalidade atrelada à sofisticação.

Portanto, o modelo de varetas é um dos mais buscados e usados, especialmente para quem mora sozinho ou para casais.

2. Varal de parede retrátil

Existem diversos modelos do produto, com cores, materiais e demais características. Mas, na hora de escolher o varal de teto tamanhos, muita gente ainda tem dúvida.

Neste ponto, o tipo de varal retrátil é uma excelente alternativa, uma vez que ele pode ser grande, médio ou pequeno, dependendo da fabricante.

Ele é instalado junto à parede. Do outro lado do ambiente, alguns ganchos são postos para segurar a corda do varal, que será puxada de uma parede à outra.

Deste modo, o objeto não ocupa espaço, pois logo depois de usá-lo, basta soltar a corda dos ganchos que ele retrai e fica intacto no canto da parede.

3. Varal calceiro

Este modelo é pouco usado, porém tem semelhança com um cabideiro de parede comum. No entanto, ele possui algumas varetas onde as roupas são postas para secar.

O varal calceiro pode ser encaixado em locais compactos, e costuma ser aplicado em espaços reduzidos, como os banheiros de apartamentos, por exemplo.

Ainda assim, o produto pode ser encontrado facilmente nas lojas de artigos para casa, pois é um dos modelos mais comuns.

4. Varal suspenso

Também conhecido como varal suspenso com manivela, o item é comumente usado em casas, bem como apartamentos com tamanhos medianos a reduzidos. Isso porque ele é um dos que ocupa menos espaço quando bem instalado.

Em poucas palavras, o varal suspenso conta com um sistema que sobe e desce. Para isso, existe uma manivela que fica acoplada diretamente na parede onde ele fica.

Com isso, quando o usuário põe a roupa para secar, basta girar a manivela e içar as roupas ao alto. Desse jeito, o varal de teto com manivela ajuda durante a secagem das roupas, que ficam na parte superior do ambiente.

Ainda assim, vale destacar que esse modelo é um dos mais buscados nas lojas de artigos para casa, especialmente por conta do custo benefício que ele proporciona aos consumidores.

5. Varal com tela

E, para encerrar a nossa lista com 5 tipos de varais de teto para ambientes pequenos, vale mencionar o varal com tela, um dos modelos mais usados nos apartamentos modernos.

Geralmente, esse item é indicado para quem tem um grande volume de roupas a lavar, pois ele possibilita o uso de uma tela especial, que fica acima das varetas e pode acoplar ainda mais roupas.

A grande vantagem de pendurar as roupas em telas é que as chances de elas amassarem ou deformar durante a secagem são mínimas, garantindo muito mais segurança ao usuário em cada lavagem.

Portanto, estes são os 5 tipos de varais para ambientes pequenos. Ao instalar qualquer um desses modelos, a lavanderia ficará muito mais espaçoso, dinâmico e usável durante a lavagem de roupas.