5 produtos que as empresas utilizam que você precisa conhecer

A pintura em residências, estabelecimentos comerciais e indústrias é uma excelente alternativa para conferir um ar de modernização, profissionalismo ou mesmo segurança, a depender do tipo e da coloração escolhidas. Exemplo disso é o uso de Desempenadeira para grafiato, onde há a aplicação de técnicas que deixam a parede com um efeito único.

A cada dia, mais equipamentos de pintura são lançados no mercado, a fim de garantir um preço mais acessível, um manuseio mais simples e uma técnica mais acurada.

Apesar de os famosos rolos de pintura, misturadores e bandejas de tinta, ainda serem bastante utilizados, atualmente, a pintura profissional conta não só com ferramentas mecanizadas mas, até mesmo, com distintos tipos de tintas.

Conheça opções que beneficiem seu projeto

Você já ouviu falar da desempenadeira para grafiato? E de tinta epóxi? Se não faz ideia do que são, agora você vai conhecer 5 produtos que as empresas utilizam para pintura!

1. Máquinas de jateamento

O jateamento abrasivo é, também conhecido, como decapagem com jato abrasivo. Ele consiste na realização de operações de tratamento e limpeza de superfícies, com ferrugem ou com tintura antigas, graxas, óleos ou outros materiais de difícil remoção.

Essas operações são feitas por meio de uma máquina de jateamento, que aplica produtos químicos, como óxido de alumínio, granalhas de aço, quartzo ou areia.

A aplicação desses compostos químicos, pode preparar superfícies em ambientes industriais, por causarem nelas, uma erosão deixando-as rugosas e propiciando maior aderência da tinta.

Os jateamentos não abrasivos, contam com o uso de outros materiais, como esferas de vidro e materiais orgânicos, por exemplo, sendo mais sustentáveis esses e outros compostos, também não metálicos.

Vale lembrar que esse tipo de procedimento só pode ser conduzido por profissionais, e que há empresas especializadas em sua realização, a fim de garantir segurança e qualidade.

Embora esta técnica de limpeza e acabamento, seja mais frequentemente aplicada em metais, também pode ser destinada a decoração de vidros e acabamento de plásticos.

2. Desempenadeira para grafiato

A desempenadeira para grafiato ou desempoladeira, é um instrumento composto por uma base retangular e uma alça, cujas funções são eliminar ondulações, nivelar revestimentos ou alisar superfícies.

Pode ser fabricada em madeira, plástico ou metal e classificada em reta, dentada, superdentada ou de borda redonda. As dentadas com bordas arredondadas, geralmente em plástico, são ideais para acabamento em grafiato, uma vez que criam ranhuras na superfície.

São ferramentas de fácil manuseio, leves e economicamente viáveis. O grafiato, que confere ranhuras à textura de parede, é uma opção bastante rápida e acessível de alterar a decoração residencial ou comercial.

Pode ser feito em diversas cores, sobre variadas superfícies e apresentar diferentes estilos. Além da função decorativa, apresentam alta durabilidade e seus ingredientes impermeáveis ajudam a evitar infiltrações.

3. Tinta epóxi

Se você achava que a única diferença entre as tintas eram as cores, você estava enganado(a). Para cada tipo de superfície e ambiente, há um tipo de tintura mais adequado. Dentre algumas das que podemos mencionar, estão as:

  • Inodoras;
  • Super laváveis;
  • Acrílicas;
  • Látex PVA;
  • Esmalte;
  • Epóxi a base de água;
  • Epóxi a base de solvente.

A tinta epoxi é feita a base de solvente e, ao contrário com base em água, é ideal para ambientes que apresentam alta umidade ou exposição a produtos químicos.

Adere aos mais diversos tipos de superfície: cerâmica, madeira não resinosa, azulejos, estruturas metálicas, alvenaria, entre outros.

Esse tipo de tintura, garante durabilidade e resistência a produtos químicos e abrasivos e, por essa razão, é ideal o uso dessa tinta para piso industrial.

Ambientes expostos a maresia, por exemplo, ou a graxas, óleos e produtos de limpeza – como é o caso de oficinas mecânicas e cozinhas, também podem optar pela utilização dessa tintura nobre com tranquilidade.

4. Rolo para textura

Uma alternativa às cores e ao grafiato, consiste na atribuição de textura às paredes, que pode ser realizada com o auxílio de um rolo para textura.

Assim como o grafiato, as demais texturas também protegem as superfícies de infiltrações e, são uma forma de encobrir áreas danificadas e incrementar a decoração do ambiente. Além disso, propiciam bom acabamento, apresentam secagem rápida e são de fácil limpeza.

A aplicação de textura se assemelha à pintura, mas são distintos os rolos utilizados no processo: os rolos de textura apresentam superfícies rugosas, semi rugosas ou decorativas.

Estes podem ser finos, médios ou grossos e podem, também, ser chamados de rolos decorativos, pelo fato de alguns tipos apresentarem saliências que formam imagens e padrões iconográficos.

5. Máquina Airless para pintura

A máquina airless é acoplada à lata de tinta, que é espalhada a partir de um processo de compressão de ar, por meio de um pulverizador ou de uma pistola.

É bastante utilizada em pinturas profissionais, por distribuir a tintura de forma equilibrada e facilitar a pintura de superfícies muito amplas. Ainda que não seja manuseada por profissionais, recomenda-se o uso de máscaras durante sua utilização.