4 dicas para deixar a sua loja mais segura
Não é preciso ser especialista em segurança pública para saber que o Brasil passa por uma grave crise de criminalidade. Apesar disso, nem todos consideram que estabelecimentos comerciais e loja são mais vulneráveis às ações dos bandidos do que residências, já que eles costumam contar com dinheiro em espécie e equipamentos valiosos em seu interior.
Portanto, se você tem uma empresa, todo cuidado é pouco. A boa notícia é que, devido a essa necessidade, há uma série de soluções disponíveis no mercado para deixar o seu negócio mais seguro.
Além disso, é interessante considerar que isso não se refere apenas a ações de criminosos, mas, também, a outros tipos de imprevistos, como incêndios.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas para que a sua loja seja bem projetada, e, consequentemente, mais segura.
Escolha bem o ponto
Por mais que a adoção de medidas como a instalação de detector de fumaça e de alarme sejam muito eficazes para deixar seu negócio mais seguro, é preciso ter em mente que há algo ainda mais importante para se atingir essa meta: a escolha de um bom ponto.
Na prática, isso significa que, ao escolher o local onde o seu estabelecimento vai funcionar, recomenda-se observar variáveis tais como:
Iluminação e movimento da rua;
Índices de violência dos arredores;
Estado de conservação do imóvel;
Presença de postos policiais, corpo de bombeiros e outras autoridades.
Deste modo, você se protege e, ao mesmo tempo, garante que, em caso de ocorrência, seu negócio será atendido prontamente. Além disso, tais medidas farão com que o ponto escolhido faça com que o público se sinta seguro ao visitá-lo, o que, por sua vez, ajuda a melhorar o movimento do espaço.
Invista em um bom projeto de iluminação
Quanto maior for a chance de que um criminoso seja pego e identificado, menos ele se sente encorajado a cometer algum ato ilícito.
Por esse motivo, investir em uma iluminação de qualidade é mais do que uma questão estética, trata-se de uma maneira de diminuir as chances de que o seu negócio seja vítima de um roubo.
Para que essa medida realmente surta os efeitos desejados, é fundamental contratar um profissional que tenha experiência na elaboração de um projeto de iluminação para lojas de roupas e outros estabelecimentos.
Deste modo, garante-se que ele será capacitado para analisar o ambiente, e, assim, criar um projeto de iluminação que o torne menos vulnerável.
Empregue técnicas para prevenir incêndios
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, incêndios não são eventos que acometem apenas imóveis antigos e em mau estado de conservação.
Eles podem atingir toda e qualquer edificação, inclusive sua loja. Por esse motivo, o emprego de técnicas para evitar tais eventos é fundamental tanto para a segurança dos funcionários quanto de seus clientes.
Mais uma vez, há diversas soluções disponíveis no mercado para tal. Um detector de fumaça, por exemplo, é simples, mas poderoso, já que permite a ativação de sprinklers de forma automática, combatendo eventuais focos de incêndio. Assim, as chamas são mantidas sob controle até a chegada dos bombeiros.
Por mais que o objetivo de todos os detectores seja o mesmo, é preciso ter em mente que esse item está disponível em diversos modelos. Entre os mais modernos, está o detector linear, que usa um feixe de luz para verificar se há a presença de fumaça no ambiente.
Ainda assim, apesar de ele ser extremamente avançado, é preciso pesquisar a respeito de suas vantagens e desvantagens, de modo a decidir se ele é o melhor para o seu negócio.
Tenha saídas de emergência na loja
Por último, mas não menos importante, recomenda-se fortemente que o seu estabelecimento tenha saídas de emergência. Deste modo, caso algum imprevisto aconteça, clientes e funcionários podem evacuar o espaço sem maiores problemas, mantendo-se a salvo até que as autoridades cheguem.
Assim, por mais que você veja o barra antipânico preço como muito alto, é preciso ter em mente que esse não é um mero gasto – trata-se de um investimento.
Da mesma maneira, é essencial garantir que todos os itens estejam em bom estado. Para que isso aconteça, recomenda-se o investimento em manutenção preventiva.
Trata-se de um procedimento no qual o item é vistoriado periodicamente, independentemente de dar ou não sinais de defeitos. Deste modo a manutenção de porta corta fogo estará sempre em bom estado de funcionamento.