3 serviços que você pode não conhecer da construção de condomínios

Por mais que viver em um condomínio costume ser muito mais prático do que morar em uma casa unifamiliar, é preciso ter em mente que administrá-lo é muito mais complexo.

Afinal, há a necessidade de se equilibrar o orçamento gerado pelas taxas pagas pelos condôminos, a conservação das áreas comuns e, ainda, as exigências fixadas pelo poder público.

A boa notícia é que há alguns serviços de construção e renovação que podem ser contratados para facilitar estas tarefas e garantir que elas fiquem nas mãos de especialistas. Confira algumas delas a seguir:

  1. Limpeza de fachada

Há quem ache que uma fachada bonita é uma mera questão de estética. Isso, entretanto, não é verdade: sua limpeza e conservação também são fundamentais para que a estrutura se mantenha resistente.

Isto pois os elementos aos quais ela é exposta cotidianamente tendem a degradá-la, o que torna a sua remoção essencial para que ela se mantenha conservada. Entre eles, estão:

  • Chuva;

  • Ventos;

  • Poluição;

  • Maresia.

Além disso, uma fachada suja compromete seriamente a primeira impressão que compradores ou inquilinos em potencial de uma das unidades têm da propriedade. Assim, acaba por desvalorizá-la, prejudicando os proprietários.

Por estes motivos, é preciso investir em um serviço profissional de limpeza de fachada periodicamente. Prestado por empresas especializadas, ele costuma ser realizado com a ajuda de jatos de água em alta pressão, que, por si só, são capazes de remover as impurezas.

Também é possível aproveitar a realização deste procedimento para aplicar impermeabilizantes, que reduzam o impacto da umidade sobre a estrutura do condomínio.

Vale ressaltar que, na hora de se contratar este serviço, é preciso ter cautela e se assegurar de que a empresa que o prestará adota todos os protocolos de segurança necessários. Do contrário, o condomínio pode ser penalizado por expor os trabalhadores ao risco, mesmo que seja só um cliente.

  1. Consultoria ambiental

A sustentabilidade é uma preocupação crescente nos mais diversos setores econômicos. A construção civil não é exceção: em boa parte dos projetos, já é feito um trabalho de gestão ambiental que visa reduzir os impactos inerentes à atividade.

O que nem sempre se sabe é que condomínios que já estão prontos também podem usufruir de tal serviço, de modo a se tornarem mais sustentáveis.

Nestes casos, eles normalmente abarcam atividades como o planejamento do descarte de lixo, campanhas de conscientização para economia de recursos como água e eletricidade e a instalação de sistemas que permitam a geração de energias renováveis, como a solar.

A boa notícia é que, devido à popularidade da prática, há cada vez mais empresas de consultoria ambiental em todas as regiões do Brasil.

Assim, cabe ao gestor do condomínio pesquisar a respeito delas e contratar uma que seja reconhecida por sua atuação neste mercado.

  1. Projeto e manutenção elétrica

Boa parte dos eletrodomésticos de uso cotidiano depende de eletricidade para funcionar – ou, ao menos, suas baterias precisam ser carregadas com esta fonte de energia.

Consequentemente, falhas na rede de distribuição podem causar contratempos consideráveis aos moradores de um condomínio.

Ao mesmo tempo, é fundamental que as instalações de eletricidade sejam seguras, de modo a prevenir desde choques elétricos até incêndios.

A boa notícia é que é perfeitamente possível unir estas duas necessidades: basta investir na elaboração de um projeto elétrico residencial de qualidade.

Trata-se de um documento onde estão registrados todos os aspectos das instalações, bem como os equipamentos e peças que serão usados para montá-las.

Por mais que ele reduza as chances de acidentes e interrupções na distribuição, um projeto bem elaborado nada pode fazer frente a problemas operacionais da companhia elétrica responsável pela região.

Em caso de quedas de energia causadas por mau tempo e manutenções nas instalações, não há o que fazer: é preciso esperar.

Felizmente, a instalação de outro equipamento faz com que isso seja facilmente contornável: o gerador. Esta máquina entra em ação de maneira automática ou mediante acionamento (varia conforme o modelo) quando houver problemas na rede de distribuição regular.

Quando ele está bem integrado projeto eletrico, é capaz de suprir as necessidades do condomínio até que a situação volte ao normal.

Vale ressaltar que, para evitar surpresas, recomenda-se investir em manutenções preventivas periódicas no item, de modo a averiguar se um de seus componentes não apresenta problemas. Desta maneira, há a garantia de que o gerador funcionará quando for necessário.