3 itens importantes para o seu condomínio

Um dos equipamentos que um condomínio precisa ter é uma Cancela automática para condomínio, pois esse equipamento consegue auxiliar no gerenciamento do movimento de entrada e saída de veículos, no qual garante a segurança do local.

Além dos condomínios, ela também pode ser instalada em outros lugares, como estacionamento de shoppings, supermercados, aeroporto, escolas, entre outros ambientes que compartilhem da mesma necessidade.

Entre suas principais características, é possível citar inteligência por controlar o fluxo de veículos e discrição, pois não atrapalham a visão dos seguranças e porteiros.

No mercado, essas cancelas alcançam cerca de 6 metros de altura, mas podem variar conforme o ambiente de instalação. Possui uma manutenção simples e baixo custo. Sua instalação é rápida e consome pouca energia.

A cancela automática possui aspectos técnicos que possibilitam a integração em outros sistemas de controle, ou seja, é possível contar com as mais variadas tecnologias como, por exemplo, o portão garagem automático do condomínio.

Ela possui duas vantagens:

  • Economia;
  • Segurança.

No quesito economia, a cancela automática reduz gastos, porque não precisa disponibilizar e manter um ou mais de um colaborador controlando o acesso de entrada e saída dos veículos.

Quando a cancela é acionada, o sistema pode ser ligado pelo próprio motorista por intermédio de um controle remoto ou pela inserção de um ticket.

Sua instalação também resulta em segurança, pois evita que as pessoas saiam do condomínio ou de algum estabelecimento sem validar o ticket ou, também, impedir que algum veículo saia sem quitar seu débito.

Fique por dentro do sistema de içamento em condomínios

Quando ocorre mudanças em um condomínio, um dos serviços mais corriqueiros é o içamento, pois esse serviço fica responsável por içar móveis, máquinas, vidros, entre outros objetos.

Esse serviço de içamento também é conhecido como transporte vertical de móveis. Pode ser feito por um sistema de cordas ou cabos de aço, o que dependerá do peso do material e a altura que precisa ser levantada.

Sistema de içamento é um serviço seguro, mas ainda sim, é indispensável para os operários o uso de acessórios adequados. Em grande parte dos condomínios, ele precisa ser autorizado previamente para ser efetuado.

Hoje, existem móveis que não conseguem passar pelo vão da escada e nem no elevador, resultando na entrada dele pela janela ou sacada do imóvel, por isso, o serviço é de suma importância.

Uma dica: antes de assinar o contrato com a prestadora de serviço, peça para ela o certificado comprovando a formação dos funcionários que farão o içamento. Peça a autorização exigida pelo Corpo de Bombeiro ou órgão controlador similar.

Os preços para esse tipo de serviço podem variar e existem empresas que cobram por hora ou preço fixo. O preço pode variar também devido a altura do andar (a partir do 10º andar é mais caro).

O recomendável é solicitar orçamentos de empresas diferentes. Em caso de dúvida, solicite a ajuda de um profissional especializado.

Qual o melhor tipo de asfalto para pavimentação de condomínios?

Existem quatro tipos de pavimentação para fazer o sucesso em condomínios e, cada uma, apresenta aspectos diferentes, tais como: o concreto, o asfalto, paralelepípedo e pisograma.

Este último, tem seu uso mais direcionado para garagens de condomínios residenciais e é menos usado do que os outros três, mas isso não o impede de ser aplicado em outras modalidades.

O tipo concreto é a escolha mais resistente, entretanto, com relação aos outros é mais custoso, pois são comumente utilizados em rodovias devido a circulação de veículos pesados como, por exemplo, caminhões e ônibus. É recomendado para condomínios comerciais.

Já para condomínios residenciais, o mais comum é o asfalto, porque ele atende as necessidades de cada localidade. A quantidade de camadas de asfalto aplicado pode depender do volume de veículos que circulam.

Existem dois tipos de asfaltos e são eles:

  • PMQ e CBUQ;
  • PMF.

O primeiro pode ser aplicado no seu estado puro ou acrescido de polímeros de borracha ou também conhecido como asfalto ecológico.

O segundo, PMF (Pré Misturado a Frio) não é mais utilizado, porque é um asfalto considerado médio para baixo padrão. A Usina de asfalto preço varia de acordo com o fabricante.

A manutenção do asfalto em condomínios deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) na qual estabelece o prazo de cinco anos. Se durar menos, pode ser que tenha sido preparada erroneamente, sendo preciso outra aplicação.

Mas caso queira prezar a estética, o ideal é o modelo paralelepípedo, pois é durável e de manutenção rápida. Se precisar de alguma intervenção subterrânea, este pode ser prático para se retirar, contudo, tem a desvantagem de ser um produto artesanal.