3 importantes decisões para o seu prédio

Por mais que viver em um condomínio seja muito mais prático para os moradores, estes locais precisam de rotinas de manutenção rígidas e complexas.

Do contrário, sua estrutura pode apresentar defeitos, que, por sua vez, causarão uma série de contratempos e despesas imprevistas para os condôminos.

Para evitar estes incidentes, é muito importante tomar certas decisões com calma, desde a construção do condomínio até a época no qual ele já estará pronto e já conte com moradores.

A ideia é que as escolhas sejam estratégicas e, por mais que tragam algumas despesas a mais no presente, façam com que o local funcione melhor futuramente.

Quer saber mais sobre isso? Então confira, a seguir, algumas das decisões que têm que ser tomadas com mais calma:

Projeto hidráulico

O acesso à água potável é algo fundamental para a qualidade de vida e a saúde da população.

A boa notícia é que a distribuição do líquido tratado por meio de métodos como a flotação por ar dissolvido tem um alcance cada vez maior, fazendo com que cada vez mais pessoas possam consumi-lo sem temer pela sua saúde.

Entretanto, a rede de distribuição em si não é o suficiente para garantir que a água chegará a todos os imóveis limpa e de forma eficiente: as instalações hidráulicas de cada edificação também são um componente importante nesse processo.

Afinal, os canos mais antigos, feitos de cobre, acumulam mais impurezas, aumentando as chances de entupimentos e de contaminação.

Por conta disso, a aprovação de um projeto hidráulico bem elaborado ainda durante a construção do condomínio é muito importante. Recomenda-se optar pelos canos de PVC, que são mais higiênicos, leves e fáceis de instalar.

Do mesmo modo, deve-se optar por peças de qualidade, que tornem a estrutura mais eficiente e com um risco reduzido de problemas, como vazamentos.

Vale ressaltar que, por mais que a parte hidráulica do edifício seja bem elaborada, isso não significa que os moradores não devam tomar suas precauções para garantir o consumo de um líquido de qualidade.

O uso de um filtro de agua, por exemplo, é uma medida interessante: ele elimina as partículas de sujeira que eventualmente possam ter se unido à água durante o processo de distribuição.

Instalação de equipamentos

Atualmente, uma das maiores tendências do mercado imobiliário é a construção de condomínios cujas unidades têm metragens reduzidas.

Em compensação, tais prédios costumam ter áreas comuns muito mais elaboradas, tais como:

  • Piscina;

  • Academia;

  • Salão de beleza;

  • Quadra poliesportiva.

Por conta disso, antes da entrega é preciso que a construtora procure um serviço de instalação que possa posicionar todos os equipamentos necessários para o conforto em tais espaços.

No caso do ar condicionado, por exemplo, ele vem embutido na compra do equipamento: basta marcar um dia e uma hora para que ele seja devidamente instalado.

Vale ressaltar que este é um serviço muito mais importante do que boa parte das pessoas pensa.

Na instalação de móveis, por exemplo, um equívoco na montagem pode fazer com que a peça fique frágil, ou mesmo que a sua usabilidade seja comprometida.

Portanto, vale a pena investir uma certa quantidade de tempo na busca de uma empresa de instalação de ar condicionado, móveis, equipamentos de cozinha e até mesmo itens de academia que inspire confiança e tenha boa reputação em seu ramo.

Prevenção e combate a incêndios

Há quem pense que incêndios são coisa do passado, algo que só acontece em imóveis antigos e mal cuidados.

Isso, porém, não é verdade: prédios modernos também pode ser acometidos por estas tragédias, que podem ser causadas por panes elétricas ou até mesmo por uma ponta de cigarro descartada incorretamente.

Para evitar tragédias, a legislação estabelece que boa parte das edificações deve contar com um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Trata-se de um atestado que comprova que todas as exigências relacionadas à prevenção e combate a incêndios, desde a instalação de itens mais básicos, como extintores, até os mais complexos, como a presença de uma mangueira para combater focos de fogo.

Além de cumprir os requisitos dos bombeiros, é importante que o gestor do condomínio opte por contar com equipamentos de qualidade, que sejam confeccionadas por marcas que têm credibilidade no mercado.

Por exemplo: caso um detector de fumaça preço seja muito abaixo da média do mercado, pode ser que ele não seja de qualidade. Assim, é melhor investir um pouco mais do que correr o risco de passar por um incêndio.