3 equipamentos essenciais para acelerar uma obra

A maioria das empresas, estão optando pelo aluguel equipamentos necessários para a obra. O que permite algumas vantagens além de ter acesso a uma maior variedade de equipamentos.

Ainda traz benefícios em projetos de curto prazo, onde é possível utilizar os equipamentos apenas pelo tempo necessário sem se preocupar com a manutenção e o armazenamento deles, além de ser mais econômico do que adquiri-los.

Os custos das ferramentas e equipamentos, entre outros itens adquiridos, são menores e respectivos ao tempo de aluguel.

Isso garante um controle maior nos custos e maior produtividade, já que a economia gerada pelo aluguel dos equipamentos pode ser aplicada em outro setor da obra.

Comuns em qualquer tipo de construção ou reforma, os andaimes são estruturas provisórias que permitem o acesso a trabalhos longe do nível do chão, por isso, o seu uso é obrigatório.

Em outras palavras, pode-se dizer que são estruturas eficientes e ideais para acelerar o andamento da construção e torna-la mais segura para os colaboradores.

Se forem de boa qualidade, são capazes de erguer equipamentos e pessoas, permitindo assim o acesso em diversos serviços e cenários. Além disso, é a única maneira de garantir a altura e a segurança dos profissionais envolvidos.

O valor de aluguel também é bem mais atrativo que o valor de compra, afinal além de não precisar se preocupar com o investimento financeiro da aquisição, também não é necessário pensar em custos de manutenção e armazenamento.

andaime preço médio para aluguel pode ficar entorno de R$ 80,00 (valor cobrado quinzenalmente).

Existem diversos tipos de andaimes, que são utilizados para operações específicas, como reformas, demolições, construções, serviços de limpeza, manutenções, montagens e pinturas.

Trata-se de um equipamento imprescindível, tanto em termos de agilidade quanto em termos de praticidade, pois este promove a segurança.

O que usar para o Transporte de Cargas Pesadas

Durante o processo de construção de alguma estrutura, o manuseio de carga pesada é inevitável, pois estruturas grandes pedem materiais que tenham capacidade de sustentar o peso da construção.

Com o avanço da tecnologia foram surgindo diversos equipamento que podem auxiliar e facilitar esse processo, cada um claro, com sua peculiaridade.

Alguns exemplos de equipamentos para o transporte de cargas pesadas são:

  • Bobcat;
  • Guinchos;
  • Guindastes;
  • Mini escavadeira;
  • Caminhão Munk, entre outros.

Entenda cada um deles

O guindaste, por exemplo, serve para elevar e movimentar materiais e objetos pesados dentro de uma construção, possibilitando o carregamento de peças mais pesadas e maiores de um determinado ponto a outro.

Os caminhões munck , também citados possuem uma peça com sistema hidráulico que é responsável pela movimentação e remoção de equipamentos pesados, até mesmo máquinas industriais utilizadas em construções de maior escala.

A maioria das máquinas desse tipo possui também uma carroceria para que consiga descarregar, carregar e transportar equipamentos.

Com altura aproximadamente de 15 a 20 metros, eles conseguem aguentar até 10 toneladas. Geralmente são alugados em grande escala por serem mais utilizados na construção civil ou até mesmo no transporte de objetos mais pesados.

O Bobcat ou conhecido também como mini carregadeiras, são  tratores pequenos que possuem pás carregadoras na parte frontal, ou seja, modelos que servem para ajudar na realização de uma grande gama de serviços na construção civil.

Uma grande vantagem desse equipamento é a possibilidade de circular e realizar operações em lugares estreitos e de difícil acesso, o que garante mais facilidade em termos de mobilidade.

Pode ser usado para movimentação de materiais de construção, remoção de entulhos, deslocamento de ferramentas e equipamentos, além de permitir que seu operador se adeque aos mais diversos tipos de serviço.

Apesar de seu tamanho, possui capacidade para carregar carga pesada, podendo movimentar até 1,5 toneladas de materiais variados.

O aluguel do Bobcat pode variar de região para região, algumas empresas optam pela Bobcat usada preço, o que acaba saindo um pouco mais barato do que uma nova aquisição.

Mas vale ressaltar que dependendo do local da solicitação, o valor pode chegar aos R$ 700,00 o dia, porém por outro lado.

 Bobcat usadas sem a devida manutenção podem sair o equivalente ou até mais caro que uma maquina mais nova, pois o além de não ter todas as tecnologias atuais que um equipamento recente teria, o risco de haver algum problema mecânico no equipamento é muito maior.

É preciso lembrar que para a operação tanto de maquinas dessa categoria, inclusive o Bobcat, faz-se necessário obter habilitação nas categorias C, D e E e de fazer os treinamentos específicos para a operação desses equipamentos.