3 dicas para sua área da churrasqueira
Fazer um bom churrasco é algo que o brasileiro está mais que bem acostumado. De norte a sul do país, famílias e amigos se reúnem ao redor da churrasqueira, quase que em um ritual sagrado, onde a carne saborosa é a pitada especial no momento de confraternização e diversão.
Em cada lugar, dá-se um jeito para assar uma carne, no improviso ou em uma área bem planejada, o churrasco sai e sai bem feito.
No entanto, nada se compara a um bom churrasco em um local devidamente construído, com uma coifa para churrasqueira, para não só receber bem os convidados, como também ter um resultado sem igual no sabor da comida.
O primeiro passo para se construir uma churrasqueira é colocar no papel todas as medidas do lugar que vai recebê-la. O tamanho do espaço específico da churrasqueira.
Que pode ser uma churrasqueira pré moldada preço, varia de 80 a 100 centímetros de largura, sendo, em média, 70 centímetros de profundidade.
Ao pensar a abertura do buraco, deve-se planejar de uma forma com que possam ser colocadas duas ou três alturas diferentes da grelha.
Isso vai facilitar, por exemplo, na hora de expor a carne ao fogo: há algumas que assam mais rápido, e podem ser colocadas mais distantes do fogo e da brasa, outras precisam ficar mais próximas da fonte de calor. Um exaustor é sempre necessário.
É importante destacar que este tamanho vai variar de acordo como objetivo da sua churrasqueira.
Há residências com uso mais intenso e em maior quantidade que podem ousar em uma estrutura maior, outras, acabam podendo se render a uma metragem menor.
Isto não importa, desde que sejam levados em consideração:
- Espaço para duas ou três alturas de grelhas;
- Canalização da fumaça da churrasqueira (chaminé ou coifa);
- Profundidade de no mínimo 40 centímetros para o carvão;
- Gaveta para remoção e limpeza da brasa;
O que é a churrasqueira pré-moldada
Atualmente, há uma forma prática de se adquirir uma churrasqueira sem que seja demandada obras longas e com muitos resquícios de entulho e sujeira: isso graças às churrasqueiras pré-moldadas.
Uma churrasqueira pre moldada é versátil, pois permite que você escolha diferentes medidas e acabamentos – para combinar com seu espaço -e o poupa de uma construção e uma espera, já que as estruturas são prontas e bastam ser levadas até o local.
Outro aspecto interessante da pré-moldada é que não é necessário, por exemplo, se preocupar como material que vai ser utilizado, pois elas já são feitas pensando justamente na funcionalidade de serem submetidas a altas temperaturas e para eliminação da fumaça.
O que precisa na área de uma churrasqueira
Após a definição do espaço da churrasqueira, é hora de listar quais itens serão construídos e inseridos no espaço, além, claro, da estrutura para a grelha, que é o centro das atenções.
Entre o que está como primordial para uma área de churrasco podemos citar a pia com um ponto de torneira, afinal, o espaço vai funcionar como uma cozinha recreativa, demandando água, seja para limpeza ou para algum procedimento gastronômico que prescindir.
Geralmente, aproveita-se a área da churrasqueira e a sua estrutura, que pode ter uma cobertura abre e fecha, para agregar, ao lado dela, um fogão à lenha, por exemplo. Isto, claro, quando o espaço permite esta implementação.
Além disto, podemos incluir como itens interessantes de se ter perto da churrasqueira, fornos elétricos, fogão e um freezer – afinal, churrasco combina com uma cerveja gelada ou qualquer bebida que seja refrescante e ajude na digestão.
É importante ressaltar que a área da churrasqueira é uma cozinha em área aberta. Ou seja, é importante que tenha os itens da cozinha convencional para que sejam utilizados aliados ao churrasco.
É comum, atualmente, a construção de churrasqueiras em chamadas “varandas gourmets” de apartamentos em condomínios verticais, ou seja, possuem cobertura.
Normalmente, os edifícios que permitem tal estrutura já vem equipados com um sistema que canaliza a fumaça, desde o primeiro ao último andar para evitar a realimentação e para que a fumaça do de baixo não saia pelo apartamento de cima.
Mas é possível, em lugares que não dispõem desta funcionalidade, a instalação de coifas elétricas, exaustores que vão aspirar a fumaça e evitar a sua dissipação por outros imóveis.
Seja qual for o seu espaço, em casa, apartamento, fazenda ou até mesmo em uma área comercial, não deixe de dividir bem os espaços e se lembrar de quantas pessoas estarão interagindo naquele espaço.
Se o fogão de lenha tem chances de quase nunca ser usado, pode ser que seja mais interessante, por exemplo, pensar em uma bancada com uma espécie de um bar, ou ainda uma pia maior. Enfim, tudo vai depender da aliança entre funcionalidade e planejamento.