3 acabamentos que podem fazer toda diferença ao seu projeto
Visto por muitos como uma etapa meramente estética, a fase de acabamento de reformas e construções, é muito mais importante do que a maior parte da pessoas imagina.
Isto porque, mais do que embelezar o imóvel, os materiais aplicados muitas vezes têm uma função protetora. É o caso, por exemplo, da pintura exterior em edificações.
A tinta serve como uma barreira extra, contra elementos que podem degradar a estrutura, como a água e o vento.
Por conta disso, ao planejar qualquer projeto do tipo, é fundamental separar uma parte do orçamento para a aquisição destes itens, que devem ser sempre de qualidade.
Caso os proprietários do local estejam fazendo a reforma por conta própria, vale a pena consultar um profissional especializado, como um arquiteto.
Confira, a seguir, alguns materiais para acabamento de qualidade, que trazem uma série de benefícios a qualquer obra:
Rodapés
Apesar de pequenos e discretos, os rodapés fazem uma imensa diferença nos ambientes onde são instalados. À primeira vista, nota-se um de seus benefícios: o estético.
Quando sua cor harmoniza com os demais tons usados na decoração do cômodo, ele proporciona um belo efeito visual. Contudo, poucas pessoas sabem que ele também contribui para a higiene e boa conservação do imóvel.
Esta pequena peça dificulta o acúmulo de pó e outros tipos de sujeira nas quinas, entre o chão e parede, região difícil de limpar.
Assim como outros itens de acabamento, existem versões para todos os gostos e poderes aquisitivos. Entre todos eles, o rodape de madeira maciça é, sem sombra de dúvida, a opção mais nobre.
Como o próprio nome diz, ele é 100% confeccionado em madeira pura. Ela pode tanto preservar seu aspecto natural, proporcionando um toque mais rústico, quanto ser polida e/ou pintada, assumindo um estilo mais moderno.
A escolha fica a critério dos proprietários ou do profissional que está coordenando o projeto. Já quem não pode gastar muito com essa peça, também dispõe de boas opções, como o rodapé de mdf.
Por mais que ele também seja feito de madeira, ela não é maciça: trata-se de uma placa de partículas, ou seja, um compensado.
A diferença é que o MDF é um material menos nobre e resistente e, normalmente, com menos opções de acabamento.
Ainda assim, ele cumpre bem a função de não permitir o acúmulo de sujeira nas quinas no imóvel, facilitando a limpeza.
Vale ressaltar que, independentemente da opção escolhida, há vários designs no mercado, de rodapés baixos até mais altos, que beiram os 15 centímetros de altura.
Quanto mais alto o pé direito do imóvel, mais alto ele pode ser. Do contrário, haverá a impressão de achatamento da parede.
Placas de poliuretano
Antes tidos como materiais de segunda categoria, os polímeros plásticos são cada vez mais usados no universo da decoração.
Um bom exemplo disso, é a popularização crescente do PVC, que é usado para confeccionar forros, rodapés, pisos e, até mesmo, móveis.
Contudo, este não é o único tipo de plástico explorado pelos decoradores: outros, como o poliuretano, também podem ser muito úteis nos mais diversos ambientes.
No caso deste polímero, ele costuma ser usado sob a forma das placas de poliuretano para paredes. Feitas à base de uma espuma plástica, elas oferecem uma série de benefícios, tais como:
- Isolamento térmico;
- Isolamento acústico;
- Em caso de incêndio, retardam as chamas e não as disseminam;
- Ótima resistência química;
- Não atrai insetos nem microorganismos;
- Alta durabilidade.
Estas características fazem com que este material costume ser usado em locais barulhentos por excelência, como estúdios musicais e casas noturnas.
Ainda assim, nada impede que as placas de poliuretano também sejam usadas em residências, de modo a melhorar o conforto ambiental e a segurança de seus ocupantes.
Cantoneiras
As cantoneiras são bastante parecidas com os rodapés. Assim como eles, elas são colocadas em quinas, de modo a dificultar o acúmulo de sujeira e facilitar a limpeza.
Elas podem ser usadas junto com os rodapés invertidos, por exemplo, para ajudar na higienização das quinas. Acontece que a cantoneira para parede de sobrepor tem muitas outras utilidades.
Ela pode ser instalada, por exemplo, para proteger quintas de degraus de escadas, tanto da sujeira quanto de impactos.
Ela também pode exercer esta função nas quinas de móveis embutidos, como armários e estantes, ajudando na preservação da peça por mais tempo.
Além disso, a cantoneira para parede, da mesma forma que o rodapé, está disponível em vários modelos.
Desde mais grossos a mais finos. Independentemente disso, ela sempre é feita com materiais mais leves, de modo a facilitar a instalação.