Manutenção preventiva gera mais economia

Os custos para manter uma residência sob as condições ideais para uma convivência familiar são amplos e variados. Quando há espaços compartilhados, como os condomínios formados por casas ou apartamentos, todos devem preservar da melhor maneira possível, evitando gastos desnecessários com consertos ou reformas, por meio da manutenção.

As áreas comuns, como jardins, salões de festa e de lazer devem ficar sob a responsabilidade do síndico e das administradoras condominiais, seguindo as determinações presentes no regulamento interno.

Segurança e limpeza para benefício mútuo

A vida dentro de um condomínio é cercada por serviços terceirizados, priorizando a segurança dos moradores com a contratação de empresas especializadas.

Os cuidados com a limpeza e manutenção predial também estão relacionados a estes profissionais que atuam diariamente para que tudo funcione de forma eficiente.

A contratação de um profissional especializado em zeladoria também faz parte do cenário condominial.

As tarefas podem ser realizadas de acordo com a especialidade, variando com a presença de empresas que atuam em pontos específicos, como limpeza de piscina, jardinagem, serralheria e implementação de câmeras de segurança e cercas elétricas sobre os muros.

Toda a área de condomínio precisa receber ser checada periodicamente, para evitar que os gastos aplicados em consertos seja menor do que em manutenção preventiva.

Esse tipo de cuidado se adequá à observação do telhado para garagem, que pode precisar ser substituído em casos esporádicos, mas ainda assim, é um gasto sob a responsabilidade do condomínio, dependendo do regimento interno.

Valorização de imóvel passa por manutenção geral

Um jardim bem cuidado, uma portaria que funciona e segurança integrada e com tecnologia são pontos a serem observados quando um imóvel é disponibilizado para locação ou venda.

Por isso, é preciso que o ambiente esteja sempre limpo e os profissionais que trabalham no local sejam sempre atenciosos e eficientes.

Alguns serviços podem, e devem, ser realizados por empresas que trabalham com equipamentos apropriados, como a limpeza de fachada predial, que deve ser feito com lavadora de alta pressão, produtos químicos e profissionais utilizando equipamento de proteção individual e coletiva.

Isso vale também para as calçadas e passeios internos, assim como áreas voltadas para o lazer, como:

  • Piscinas
  • Playgrounds;
  • Salões de festa;
  • Quadras esportivas.

A manutenção física das estruturas imobiliárias precisa ser realizada constantemente, conforme aprovação em reunião dos condôminos, seja de forma mensal ou durante a assembleia anual, que ocorre ao menos duas vezes ao ano.

Com isso, as pinturas prediais podem ser discutidas de maneira consensual, com a aprovação da maioria, mesmo que seja afetado o custo das taxas cobradas.

Esse tipo de serviço, especificamente, é importante para manter o visual ambiente bonito e elegante, além da valorização empregada nos custos recebidos em caso de comercialização no mercado imobiliário.

Mobilidade para todos os moradores

A segurança dos moradores não envolve apenas a vigilância constante proporcionada por empresas terceirizadas, com serviços de ronda e portaria presentes no local. É preciso que a mobilidade de todos seja garantida, principalmente, em prédios verticais com muitos andares.

A aplicação de equipamentos de emergência e gerador de energia terceirizado são eficientes e mantêm o funcionamento de muitos aparelhos, como portões eletrônicos, portas automáticas e motores de limpeza, bombas de captação e abastecimento de água para o reservatório geral e até mesmo da área de lazer, como a piscina.

A falta de energia pode provocar outros contratempos que envolvem a mobilidade dos moradores, como a movimentação dos elevadores que atendem os apartamentos nos pisos superiores.

Aliás, esse é outro equipamento que deve estar em pleno funcionamento constantemente, já que a manutenção de elevadores é um serviço realizado por empresas exclusivas e primordiais para a segurança dos usuários.

A proteção dos moradores e de todo o patrimônio, de todas as formas, passa também pela responsabilidade dos proprietários e locatários dos imóveis.

Sendo assim, os síndicos devem ser cobrados e estarem atentos quanto à instalação de equipamentos elétricos, como aparelhos de ar condicionado e aquecedores a gás, assim como a solicitação de emissão de documentos obrigatórios, como o auto de verificação do corpo de bombeiro e e o habite-se emitido pelos órgãos públicos.

Nos casos em que os imóveis precisam de reformas exclusivas, os condôminos devem seguir as regras impostas, respeitando o espaço de terceiros, como os vizinhos.

O barulho não deve ultrapassar o volume aceitável e os horários de trabalho devem ficar dentro dos limites propostos pela legislação vigente de condomínios.