Tecnologia e ecologia para construir as moradias do futuro
A tecnologia vem alterando diversos processos e comportamentos sociais, por meio dela é possível ter mais praticidade, comodidade e segurança. Os processos tanto profissionais quanto sociais foram modificados. Atualmente, as pessoas passam muito tempo conectadas e fazem quase tudo com o uso de seus celulares e demais aparelhos eletrônicos.
Outra característica da sociedade moderna é a conscientização em relação a conservação do meio ambiente para os dias de hoje e para o amanha, ou seja, a população atual e futura precisam do meio ambiente e seus recursos para viverem com saúde e qualidade de vida, permitindo o desenvolvimento sustentável.
Juntando essas duas características as construções do futuro são tecnológicas e ecológicas. Para que ela tenha esses dois conceitos é importante, durante o desenvolvimento do projeto a inclusão de alguns elementos que são essenciais, para além disso elas também serem confortáveis, seguros e ideais às necessidades dos proprietários e demais moradores.
Tecnologia: como ter uma casa automatizada?
Saindo das indústrias e migrando para as casas a automação residencial é o uso de tecnologias para tornar os processos internos das moradias automatizados, unindo todos os sistemas eletrônicos permitindo que eles atuem como um único sistema, permitindo personalização de acordo com os hábitos e rotina dos moradores, além de permitir um controle maior de todos os processos.
Com diversos benefícios é preciso compreender quais são os processos e elementos residenciais que podem e são automatizados em um projeto de casa inteligente ou casa do futuro.
Os processos são:
- Iluminação;
- Controle de cortinas e janelas;
- Sistema de som;
- Irrigação do jardim;
- Sistema de segurança;
- Controle de temperatura.
A automação da iluminação permite que ambientes se iluminem automaticamente e de acordo com cada necessidade. Com configurações pré-salvas é possível deixar o espaço ambientalizado para filmes, estudos, festas e descanso.
Além disso, há o controle a distância, por meio de celulares e tablets os moradores conseguem acender ou apagar as luzes sem estar em casa ou próxima a ela.
A automação residencial de persianas, janelas e cortinas ocorre por meio da conexão com o sistema de iluminação e com os sensores de luz permitindo o aproveitamento ao máximo da luz natural.
As configurações da automação possibilita a criação de ambientes mais reservados, claros ou escuros de acordo com o momento ou necessidade de cada um dos moradores.
Com isso as configurações podem ser diferentes em cada comodo. Dessa forma as cortinas para sala podem todas estarem abertas, ou parcialmente abertas ou fechadas de maneira programada.
Caso elas estejam em diferentes partes do comodo é possível alternar seus processos de acordo com a necessidade do dia e de cada situação.
Independente do modelo escolhido para as cortinas todas podem ter sistemas que permitam o seu funcionamento automaticamente, assim sejam cortinas ou persiana vertical ou horizontal, todas elas iram após a inclusão do sistema, funcionar automaticamente.
O som é outro sistema eletrônico que permite controle e personalização, com a automação é possível distribuir músicas ou vídeos no interior dos cômodos de acordo com os estilos e gostos musicais. Tudo isso sendo gerenciado por um aplicativo.
A irrigação do jardim funciona de acordo com os sensores de umidade do solo e temporizadores, deixando as plantas em condições ideias independentemente do tempo e das estações do ano.
O sistema de segurança permite o controle das câmeras de seguranças, sistemas de combate a incêndio e alarmes pelo celular, além de estabelecer uma comunicação direta com os canais da polícia, sendo facilmente informadas em situações emergenciais.
A automação possibilita o acesso da casa e seus interiores por sistema de biometria, o portão automático em diadema também pode ser controlado por sensores e a distância, sempre que necessário.
Ecologia e sustentabilidade nas casas
Após uma casa totalmente modernizada é importante ressaltar a preocupação e necessidade de casas mais ecológicas que causem menos impactos no meio ambiente.
Com processos de reciclagem para destinação correta dos lixos produzidos, há o processo de energia que pode ser fornecido por meio de placas fotovoltaicas que conseguem transforma a energia solar em energia elétrica.
A energia proveniente do sol é uma fonte limpa e ilimitada de energia, assim como a eólica elas são mais sustentáveis e ecologicamente corretas.
Abastecendo casas e empresas elas não danificam as estruturas ambientais e não causam o gasto da água, um recurso limitado para a produção de energia.
O painel solar fotovoltaico 350w é instalado nos locais que a incidência solar é maior, ou seja, nos telhados ou nos jardins e convertem por meio de um sistema a energia, distribuindo para todos os locais da casa que necessitam dela para operar corretamente.
Assim a casa é tecnológica e mais sustentável contribuindo para o desenvolvimento consciente e ambiental da sociedade e suas demandas.