Sistemas de alarmes e proteção em construções
Edifícios com mais de quatro pavimentos: equipamentos de proteção
Em prédios com mais de quatro pavimentos, quando está em construção precisa se atentar com a instalação de equipamentos de segurança coletivos, e uma delas é a plataforma de proteção.
Essa plataforma tem como função criar barreira contra a queda de pessoas, de ferramentas, de material sobre as vias e calçadas.
Essa plataforma devem ser especificadas por profissional habilitados e são obrigatórias.
Já as bandejas de proteção são estruturas de madeira que possuem um suporte metálico ou então vigamentos de madeira que ajudam a limitar a queda de materiais de pequeno porte no canteiro.
Essas bandejas não protegem o trabalhador contra a queda como as plataformas, portanto exigem o uso de redes do tipo forca.
Luzes de emergência
A luz de emergencia tem o intuito de indicar saídas de diversos ambientes a fim de evitar aglomerações e confusões por causa do foco do incêndio. Assim, as luzes de emergência garantem que as pessoas possam acessar a saída do local com segurança fazendo com que enxerguem o caminho com facilidade.
Para isso existem dois tipos de modelos de iluminação de emergência, as chamadas luzes da aclareamento e a de sinalização.As luzes de aclareamento são obrigatórias em lugares de circulação vertical e horizontal, e que possuem saídas para o exterior do local.
Já a luz de sinalização é composta por lâmpadas de LED, que fazem com que as pessoas mudem de direção, escapando de obstáculos e encontrem as saídas, ajudando o fluxo em grandes situações de emergência.
São vantagens das luzes de emergência:
- Indica as rotas de fuga, caso o canteiro ou casa pegue fogo;
- Auxiliam na segurança do ambiente;
- Impedem o fluxo acelerado em situação de risco;
- É indicado para lugares fechados.
Sistemas de detecção e alarmes e incêndios
O sistema de detecção e alarme de incêndio é essencial e anda em conjunto com as luzes de emergência.
Vem com o intuito de trazer segurança a residências, prédios, galpões, e qualquer tipo de construção.
Consiste em um sistema de detecção e alarme que junto a diversos conjuntos de acessórios, trabalham para a prevenção dos incêndios.
Existem diversos modelos desses sistemas que podem ser convencionais, digitais, analógicos ou então os chamados endereçáveis. Os equipamentos são sempre elaborados baseados nos locais a serem instalados, para oferecer eficiência e qualidade.
Esses sistemas são compostos por detectores de fumaça e temperatura, e são instalados estrategicamente nos ambientes. Em prédios mais sofisticados eles não atrapalham em nada o embelezamento de elevadores e outros elementos de subida e descida de pessoas. Esses detectores ao presenciarem fumaça ou calor, aciona os alarmes e outros acessórios do sistema, prevenindo e ajudando a luta contra o incêndio.
Há inúmeros formas de sistemas de alarmes de incêndio, que podem ser convencionais, analógicos e também programados a partir de endereços, sempre configurados a pedido do cliente, que sinais sejam enviados para algum locais pré-determinados.
O sistema convencional é composto por detectores convencionais colocados nas centrais de alarme em locais menores, e o sistema analógico costuma ser implantado em grandes instalações para proteção de áreas e alerta para o correto foco do incêndio.
Assim, percebemos que os cuidados com a segurança nunca serão demais quando tratamos de construções de casas, prédios, residências e locais com grande tráfego. Isso porque somos seres muito frágeis, portanto, é necessário que todos esses acessórios nos possibilitem uma vida segura.