Regulamentação para condomínios

Em alguns tipos de construção, como é o caso de condomínios e locais com um fluxo mais intenso de pessoas, existem regras e normas de segurança que precisam ser seguidas e reforçadas para evitar acidentes e diminuir os riscos.

O grande número de pessoas em um mesmo local aumentam a chance de riscos e a ações que envolvam acidentes, por isso, torna-se necessário obter laudos comprovando que aquele local está seguro para a circulação e contra imprevistos.

Vale mencionar que os aspectos voltados para a segurança dependerão do tipo de laudo que for obtido no prédio ou condomínio, suas especificidades e qual serviço ali será desempenhado ou se é apenas de moradia.

Uma das preocupações em locais com muitas pessoas ou grandes construções é com o princípio de incêndio, tanto no momento da construção como após a liberação para moradia.

Por conta da importância de se prevenir do surgimento de incêndios, esse artigo vai trazer algumas dicas da documentação necessária. Não deixe de conferir!

Você já ouviu falar em laudo AVCB?

Conhecido como Auto de vistoria de corpo de bombeiros, a consulta avcb sp acontece em prédios e condomínios de modo a criar uma base para prevenção de incêndios. Assim, o laudo deve ser realizado por empresas que trabalham com a prevenção de incêndios ou o próprio Corpo de Bombeiros.

Esse laudo, que precisa ser renovado anualmente ou a depender do prazo técnico estabelecido, constata que o imóvel possui os materiais necessários para a segurança e prevenção diante de incêndios.

Esse processo vai desde a construção e, na sua parte final, verifica se existe saída de emergência, presença de extintores, luzes sinalizadoras as placas de indicação, que reduzem os riscos para o caso de imprevisto.

Sem esse laudo, o prédio não está apto a funcionar, tanto em relação ao comercial ou mesmo para residência. Para consultar processo avcb sp, assim como sua validade, cada laudo emitido possui uma numeração que pode ser checada com o objetivo de estar de acordo com as normas técnicas de segurança estabelecidas.

O que é SPDA?

Outro laudo bastante interessante que contribui para a segurança, evitando a possibilidade de incêndio, é o Laudo Tecnico SPDA.

Esse tipo de laudo consiste na instalação de para-raios nos prédios com o objetivo de realizar o aterramento. Ter esse laudo representa que as descargas elétricas não afetarão aos moradores ou ocasionarão acidentes.

Durante chuvas, é possível que ocorram descargas elétricas e, por isso, é importante se prevenir de incêndios ou curtos-circuitos por meio da instalação desses para-raios

Dentre as características da obtenção desse laudo, podemos destacar:

  • Traz segurança aos moradores ;
  • Reduz riscos de descarga elétrica no prédio ;
  • É um procedimento complexo, que envolve o uso de cabeamento e instalações elétricas;
  • Deve ser inspecionada a cada seis meses, pelo menos .

Diante dos benefícios e obrigatoriedade em diversos empreendimentos, é importante contratar as empresas de instalações elétricas que atuem no mercado de forma experiente e profissional, contando com mão de obra qualificada.

A empresa que realiza esse tipo de ação deve seguir as normas técnicas e regulamentações de segurança para instalações dos materiais elétricos. Vale ressaltar que as temáticas que envolvem eletricidade devem ser feitas com bastante atenção, visando evitar acidentes com o manuseio incorreto dos equipamentos, além de se focar na parte técnica.

Movimentação de equipamentos: o que você precisa saber

Diante da realização de ações para obtenção de laudos técnicos de segurança, é importante estar atento à movimentação de equipamentos tanto na parte interna como externa do prédio.

Essa movimentação precisa ocorrer de forma segura para evitar acidentes com os funcionários ou com os moradores. Para isso pode ser interessante contar com trajetos já pré-estabelecidos e destinados para entrega de itens, assim como horários especificados.

No caso de obras e reformas, pode ser adotado o uso de materiais que sinalizem os caminhos alternativos e as rotas que estão sendo usadas nos condomínios para movimentação de carga e circulação de equipamentos que podem apresentar risco.

Independentemente dos materiais e equipamentos que serão utilizados, o aluguel garante a redução dos custos e menos dor de cabeça no momento de realizar a manutenção da peça, caso seja necessário.

Vale ressaltar que existem vários tipos de equipamentos disponíveis e cabe ao cliente e à empresa responsável verificar qual é o melhor equipamento para realização da sua atividade e o mais indicado para garantir a segurança da estrutura, dos moradores e durante a circulação de pessoas e cargas.

Tendo esses cuidados e atenção na realização de atividades e obtenção de laudos, é possível garantir um ambiente mais seguro para todos dentro dos condomínios.