Reformando sua área externa
Uma área externa em uma casa é ter um espaço onde receber os amigos e familiares, além de ter um lugar para relaxar e se divertir.
Muitas pessoas acham que só pessoas que moram em casas podem ter uma área externa, o que é um engano total.
Tanto residências térreas como apartamentos podem ter elegantíssimas áreas externas. Para isso é necessário colocar a mão na massa e ir à reforma.
O primeiro passo é identificar o tipo de obra que irá fazer, se sua casa tiver uma sacada pode ser interessante fechar sacada com vidro, se sua casa possuir um quintal bom, é possível pensar em uma piscina e churrasqueira e assim por diante.
Nesse artigo falaremos mais sobre alguns fatores que podem ajudar você a reformar sua área externa de uma maneira bonita e arrojada.
Decoração de área
Quase sempre a maior parte da reforma de uma área externa reside na decoração. Isso porquê a decoração que dará o tom visual do ambiente que você está preparando.
Por isso falamos mais detalhadamente sobre alguns fatores para a decoração da área externa.
1. Escolha móveis com alta durabilidade
Não coloque qualquer tipo de móvel na área, porquê eles podem sofrer com as intempéries naturais, por isso opte por móveis específicos para área externa.
Esses móveis são feitos geralmente de materiais como inox ou mármore e resistem ao frio, calor, chuvas, ventanias, sendo tão duradouro quanto uma cobertura de policarbonato, por exemplo.
Já para quintais com cobertura ou varandas de apartamentos e sobrados pode-se usar mesas e cadeiras de madeira para compor a decoração.
2. Faça um jardim
Um jardim contém vida, e é isso que ele fará em sua área externa, dará vida. É aconselhável ir aos poucos atentando-se para a adaptação das plantas ao local, e assim, ver quais podem ser colocadas no jardim e quais não.
Para os quintais uma opção é a utilização de caixas de madeiras que podem servir como horta, além de trazer um ar rústico ao ambiente e posteriormente ajudar na despensa da casa.
Já em apartamentos é necessário saber a posição que o sol faz ao longo do dia e assim você conseguirá escolher as melhores espécies de plantas.
3. Aposte em um bom sistema de iluminação
As luminárias e as lâmpadas são essenciais para uma área externa agradável e bonita. A iluminação serve também para trazer um ambiente agradável e sensação de bem-estar aos moradores.
Caso você tenha uma piscina aquecida com aquecedor para piscina de 1000 litros e quer usá-la durante uma noite não muito quente, as luzes podem ajudar a trazer para piscina um ar elegante, bonito e seguro.
Nas varandas dos apartamentos o uso de velas, lanternas, luminária trazem sensação de aconchego e conforto.
4. Invista em uma área gourmet
A área gourmet é um tipo de estilo para áreas externas, aqui é agregado utilidade e conforto. Nessa área haverá uma cozinha, com um pequeno fogão e uma churrasqueira.
Geralmente a cozinha gourmet é uma segunda cozinha da casa, mas sendo usada de maneira sazonal. É para momentos familiares já que pode contar com adega climatizada, frigobar, entre outros.
5. Integre área externa com a interna
Geralmente aconselha-se que a área externa se integre com o ambiente com o uso de porta de correr de vidro ou grandes janelas. Tudo isso para que a casa não se perca no estilo da decoração.
A importância do espaço da área externa
Fazer uma área externa é muito mais que investir em um envidraçamento de sacada ou então em uma piscina, ela possui como características:
- Permitir um local agradável;
- Ser um local de descanso;
- Valorização da decoração da casa;
- Integração dos ambientes.
Todas essas características permitem a residência uma nova vida, principalmente quando se trata de ter um local de descanso ou onde refletir.
Assim como uma piscina que tem cuidados como o filtro para piscina tipo a, b ou c, a área externa precisa ser cuidada também, com manutenções periódicas de profissionais.
É importante lembrar também que todo o projeto de reforma da área externa deve ser elaborado em conjunto com profissionais da área de construção, a fim de garantir os melhores materiais e o melhor aproveitamento do espaço disponível.