Qual a melhor forma de armazenar água?
Um dos recursos mais essenciais para a vida no planeta, sem exceções, é a água. Existem alguns sistemas e métodos que podem captar água e armazená-la, como por exemplo:
- Poço artesiano;
- Poço semi-artesiano;
- Poço freático;
- Cisterna-calçadão;
- Reservatório de água metálica.
O Poço artesiano, por exemplo, é desenvolvido para captação de água nos lençóis freáticos, onde sua própria pressão permite o transporte espontâneo até a superfície sem causar desequilíbrio ao lençol subterrâneo e tem uma vida útil de até quarenta anos.
Esse tipo de poço dispensa a instalação de bombas de pressão para subir essa água à superfície. Existe também o poço semi-artesiano, este depende de máquinas de bombeamento para pressionar a água, até chegar em um determinado volume da superfície que precisa abastecer.
O poço freático, também conhecido pelos nomes de poço caipira cacimba ou cisterna, é um reservatorio de agua raso, captando a água superficialmente do lençol freático. Costumam ser feitos em áreas rurais e de acesso restrito a equipamentos.
A cisterna-calçadão é um meio de captação de água da chuva por meio de um calçadão de cimento fabricado no solo, o volume de água da chuva que esse poço consegue armazenar é de 300mm (52 mil litros).
Ele também é utilizado na secagem de alguns grãos de feijão e milho, raspa de mandioca, entre outros. Essa água é usada para plantações (frutíferas, hortaliças e plantas medicinais) e criação de animais.
Já o reservatório de água metálico preço varia de acordo com o formato e forma, pois o mercado disponibiliza variedades. Ele é ideal para atender as necessidades locais.
A água subterrânea apresenta a melhor qualidade, porque é protegida de contaminações, mas a água potável também é encontrada em fontes superficiais, como rios e nascentes.
Existem formas diferentes de armazenamento de água e, se feita corretamente, evita o líquido de ser contaminado por germes nocivos à saúde como: vírus, bactérias, agentes poluentes, entre outros tipos. Por isso, o importante também investir em um tratamento de água antes de seu consumo.
Conheça os processos de tratamento da água
Para que a água chegue nas residências pronta para o consumo ela passa por alguns processos: captação, tratamento e distribuição, isso tudo acontece por intermédio de uma rede de tubulações.
Na primeira fase a água em seu estado bruta vai para a estação de tratamento de água, esse é feito por intermédio de adutoras em mananciais superficiais, ou seja, em lagos, rios e nascentes, ou subterrâneos que são os poços artesianos e derivados.
É adicionado um agente químico, normalmente são usados o sulfato de alumínio ou férrico. Aglutina-se as partículas maiores de sujeira por um processo chamado de coagulação.
Todo resto de materiais encontrados na água como madeiras e pedaços de galhos são impedidos de passar por telas acopladas.
Depois vem a etapa de floculação, esse processo é feito em um tanque de concreto com água em movimento, aglutinando as partículas em flocos maiores.
Depois vem os processos de decantação ou sedimentação, as partículas maiores de sujeira vão para o fundo por ação da gravidade, transformando em uma substância parecida com um lodo no qual é separada da água.
As sujeiras são eliminadas no processo de filtração. Já a água passa por um filtro que contém carvão, areia e pedaços de rochas de diferentes tamanhos.
A desinfecção, microrganismos são retirados da água por meio de cloro ou ozônio. Essa fase é de extrema importância, pois reduz as chances de doenças nas pessoas.
Já a fluoretação é a última parte do processo e, ao ser realizada, corrige-se o pH da água com cal hidratada, diminuindo a corrosividade, evitando danos nas tubulações. A fluoretação também é usada na prevenção de incidência de cárie.
Qual a melhor forma de armazenar a água da chuva?
A forma mais eficiente e a mais recomendada de armazenar a água da chuva é por meio de cisterna.
Reusar água da chuva é uma atitude ecologicamente viável, porque economiza água potável. Contudo, essa água não é considerada adequada para o uso humano, pois pode apresentar substâncias como: poeira, fuligem, sulfato, amônio e nitrato.
Mas ela pode ser utilizada em tarefas domésticas como, por exemplo, lavar quintal, carro, calçada e em vasos sanitários.
Deve-se se atentar para não instalar uma cisterna no encanamento para que a água da chuva não contamine a potável.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada indivíduo precisa somente de 110 litros de água por dia para suprir as necessidades.
É necessário usar um filtro dentro da cisterna para evitar mosquitos que podem causar doenças. Além disso, deve-se limpar telhas e calhas corretamente e periodicamente, impedindo contaminação da água.
Pesquise e estude sobre esse sistema de armazenagem caso queira instalar uma em sua residência ou consulte um especialista em casa e construção.