Preparando o solo para construções prediais
Uma Empresa de manutenção predial tem a função de cuidar de patrimônios e de procedimentos sanitários administrativos, estratégicos e operacionais. Ela ainda é responsável por efetuar a integração de tecnologia, processos e pessoas para atuar em ambientes produtivos e na área administrativas, mantendo a conservação plena de todos os setores.
Ela proporciona algumas facilidades que ajudam na redução dos gastos do cliente e, também, tem mais controle sobre suas manutenções. O benefício que mais se destaca em uma empresa de manutenção predial é o atendimento qualificado e ágil.
Uma empresa com ótimos recursos e serviços variados para atender as necessidades de seus clientes, algumas dessas atividades são:
Instrumentação;
Higienização em ar-condicionado;
Manutenção de elevadores;
Manutenção na construção civil e hidráulica;
Manutenção e operação do sistema elétrico e automação;
Manutenção de infraestrutura de redes de telecomunicação;
Manutenções eletroeletrônicas e eletromecânicas.
Também requer uma análise dos diferenciais dos profissionais envolvidos na prestação de serviço pela empresa; pois, geralmente, essas empresas são terceirizadas e é necessário saber se ela está dentro das normas e cumprindo as exigências legais da sua, ou demais, contratações.
Se tudo estiver nos conformes, a empresa de manutenção predial tem um serviço de qualidade.
Essas empresas comumente são especializadas em áreas de manutenção industrial, logística, montagem e construção e, também, conseguem dar apoio à gestão. Por apresentar um conhecimento amplo sobre todos eles, conseguem desenvolver soluções demandadas pelo mercado.
A empresa precisa ser certificada pelas Normas ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001 para ter reconhecimento de mercado e de serviço de qualidade.
A empresa também deve investir em profissionais capacitados e treinamentos com atualizações, assim proporcionando soluções rápidas aos clientes.
Saiba mais sobre reforço de fundação
Realizar um Reforço de fundação é um método de corrigir prédios inclinados ou controlá-lo. São usados, por exemplo, estacas mega e de estacas raiz. Ou seja, o reforço de fundação é um tipo de intervenção em um sistema de fundação-estrutura que já existe.
Tem o intuito de recuperar a eficiência e a segurança do edifício, melhorando seu desempenho ou atendendo novas demandas. A intervenção somente é necessária quando a fundação demonstrar uma estrutura inadequada ou comprometida.
Isto é, o prédio precisa apresentar deformações à segurança ou indicar algum risco como rupturas ou colapsos na estrutura. Esse método é muito necessário ou adequada assim, como, investir no crescimento das cargas estruturais, por exemplo, aumentar a quantidade de andares.
Os reforços de fundações são fundamentais na engenharia civil, porque elas são direcionadas para construções perigosas, quando o ambiente de trabalho é precário e de difícil acesso.
Assim, são usadas de forma a influenciar nas estruturas, que antes estavam em condições anormais de segurança.
O que é prova de carga estática?
A Prova de carga estática (PCE) e a prova de carga dinâmica (PCD) são ferramentas que o profissional da engenharia utiliza para ver o comportamento dos materiais previstos em cálculos aplicados na prática, principalmente a prova de carga.
Ou seja, são ferramentas da leitura de teoria das estruturas, mecânicas dos solos e resistências dos materiais. Assim, confirmando etapas dos projetos da obra empiricamente e, numericamente, realizando com confiança e segurança o projeto
As estacas usadas na construção civil são previamente calculadas para suportarem todas as cargas provenientes da obra como, por exemplo, forças de tração, compressão e transversais.
A Prova de carga estática consiste na aplicação de uma força, acrescida de um fator de segurança (FS), na cabeça da estaca e no monitoramento do deslocamento causando por essa força.
Assim, baseando-se nisso, é possível calcular uma curva de tensão e deformação, além de identificar os esforços ao extremo que serão suportados pela estrutura.
Essas cargas que a fundação suporta precisam ser maiores que a carga admissível da construção e isso é previsto no FS e consta nas normas específicas de fundações. Dentro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a regulamentação é por meio da NBR 12.131:2006, que prescreve as diretivas ao ensaio.
O ensaio permite identificar e obter uma resistência da ponta, o atrito lateral e o recalque do carregamento, além de realizar o levantamento da curva “tensão X deformação” e da capacidade de carga da estaca.
As investigações para aplicar o método dependem das especificações da obra, dos valores e dos carregamentos atuantes, assim como, aspectos geológicos básicos da área em estudo.
De acordo com a ABNT, somente 1% das estacas da construção podem passar pela PCE, mas existem exceções.
A vantagem principal da prova de carga é poder realizar simulações dos carregamentos previstos na construção em escala real e no próprio canteiro de construção.
Dados também são coletados para que assegurem o bom andamento da obra e são executadas em condições controladas, evitando imprevistos futuros.