Por que ter uma cozinha planejada?
Muitas pessoas buscam por quanto custa uma cozinha planejada, principalmente em casos em que o espaço é pequeno e/ou buscam mais funcionalidade.
Afinal, um dos dilemas mais comuns em relação as cozinhas convencionais é a perda de espaço devido a falta de planejamento adequada e profissional. Com o projeto certo, é possível alcançar as seguintes vantagens:
- Evita custos com móveis adicionais, já que todos os itens já são pensados;
- Promove um ambiente mais prático e organizado;
- Valoriza o imóvel;
- Aproveitamento dos espaços verticais e horizontais;
- A médio e longo prazo apresenta grande custo/benefício.
Um ambiente agradável pode ter grande impacto na qualidade de vida das pessoas, é neste contexto que ambientes sob medida, como a cozinha, podem fazer toda a diferença.
Ao apostar nessa aquisição, é possível escolher diferentes aspectos que atendam às preferências e necessidades de todos.
Quando se trata da cozinha sob medida pequena, é importante observar que o projeto também visa facilitar os fluxos de passagem, aberturas de janelas e portas, para que um espaço harmônico e funcional seja gerado.
Essa é uma alternativa buscada principalmente para pessoas que moram em apartamentos com cozinha pequena e/ou desejam usufruir o máximo possível do cômodo.
Por exemplo, até mesmo as portas dos armários podem ser funcionais, em armários baixos, a alternativa aplicada pode ser as opções de correr, já em armários altos, não há grandes problemas em apostar nas tradicionais. Tudo dependerá também das preferências do consumidor e da finalidade de cada item.
É interessante citar que há dois tipos de móveis que podem ser incorporados ao projeto, os modulares e os sob medida.
A primeira opção corresponde aos móveis com módulos pré-fabricados e que são finalizados, atendendo às dimensões do ambiente onde serão instalados. Já as opções sob medida, são projetadas do zero para atender o projeto específico.
Como escolher as cores da cozinha planejada?
Tonalidades diferentes podem ser exploradas ao se tratar desse tipo de projeto, por exemplo, apostando no bege, cinza-claro e creme.
No entanto, a cozinha planejada preta e branca ainda é uma das apostas mais tradicionais, assim como a cozinha planejada preta.
Até mesmo para quem deseja optar por alternativas mais tradicionais, pode inovar, só que de formas diferentes, como na pintura da cozinha e na decoração.
O preto e branco pode dar um ar mais sofisticado, mas independentemente da cor, é importante que a pintura das paredes também seja analisada, principalmente em locais pequenos, pois ao apostar em combinações de cores e áreas com tonalidades escuras, é possível dar mais profundidade ao espaço.
Já com as opções neutras e claras, dependendo da forma de pintura escolhida, também é possível obter a sensação de expansão.
Outros fatores que podem contribuir nesse contexto são as pedras e a iluminação, afinal, quando bem executada, é capaz de impactar na percepção espacial.
As principais dicas para a cozinha planejada
Escolher os itens que irão compor a cozinha pode parecer uma tarefa difícil, porém, é preciso analisar com cautela o tipo de resultado que se pretende obter por meio da aquisição de uma cozinha planejada.
Para escolher o balcão, por exemplo, desde o revestimento, até as medidas, materiais, entre outros elementos, podem confundir o consumidor.
Um dos principais pontos positivos ao se tratar de cozinha planejada pequena com balcão, é que também pode servir para fazer divisões, além de ser um item versátil, que também pode acomodar objetos de decoração e ser usado para refeições rápidas.
Ainda mais, é preciso considerar que a cozinha planejada é uma solução para se obter praticidade, personalização, entre outras vantagens no ambiente.
Por esse motivo, é importante garantir que os espaços cumpram as funções básicas, desde os acessórios escolhidos para a organização e utensílios, até o preparo de comida, armazenamento e lavagem de louças.
Para que a cozinha planejada de fato tenha um resultado eficaz para o ambiente, é fundamental buscar por um profissional de interiores, como um projetista de móveis ou até mesmo um designer para que o projeto seja realizado completamente com suporte profissional.
Dessa forma, será possível aproveitar ao máximo o espaço. Além disso, naturalmente, o marceneiro para executar o projeto de acordo com as especificações propostas deve ser procurado com cautela, em especial, para evitar prejuízos.