Modelos de empreendimentos imobiliários

Os complexos imobiliários, como conjuntos habitacionais populares e condomínios residenciais de alto padrão precisam apresentar estruturas semelhantes quanto à segurança exigidos por órgãos fiscalizadores e entidades de classe.

Os projetos desenvolvidos por engenheiros e arquitetos devem garantir a segurança dos moradores a todo custo, com elementos que viabilizam a mobilidade adequada e a acessibilidade e a inclusão de pessoas com menor ou maior grau de dificuldade de locomoção.

A própria segurança patrimonial deve ser aprovada por órgãos competentes, como a prefeitura municipal, por meio da secretaria de obras Em conjunto, o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) ajudam na fiscalização.

Combate a incêndio é obrigatório em prédios

A verticalização de empreendimentos imobiliários é visível nos grandes centros urbanos. Muitos prédios e edifícios fazem parte do cenário e são construídos para atender a demanda de residências, salas empresariais e comerciais.

Visando a segurança de todos os usuários, todo o empreendimento imobiliário devem contar com um projeto personalizado de segurança e combate a incêndio, entre outros acidentes que podem ocorrer e que devem ser evitados ao máximo.

Por isso, a instalacao de sprinkler em predios é obrigatória, dependendo apenas disso, em alguns casos, para a aprovação de ocupação do espaço.

Junta-se a isso a presença de elementos de combate a incêndio que devem estar acessíveis, como:

  • Extintor de incêndio;
  • Mangueira de alta pressão;
  • Hidrantes de água;
  • Escadas com porta corta-fogo.

O projeto pode ser desenvolvido por profissionais da área de arquitetura e engenharia, além do corpo de bombeiros local.

A emissão do AVCB bombeiros renovacao (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) ocorre após determinado período, com ajustes ou substituição de elementos que podem apresentar validade ou mal funcionamento.

Dessa forma, os usuários ficam protegidos contra incêndio, levando em consideração que todos os equipamentos estejam devidamente instalados e possam ser utilizados em caso de acidentes.

Área rural precisa de aprovação protocolar

Não são apenas os empreendimentos imobiliários construídos em centros urbanos que precisam de aprovação de órgãos competentes. A zona rural conta com espaços específicos que precisam de autorização prévia para funcionamento.

É o caso da estrutura metalica para estufa agrícola presente em sítios e fazenda. Esse modelo de construção é desenvolvido para que a produção de flores, hortaliças, flores, cogumelos e outros vegetais tenham um espaço com condições adequadas para o cultivo.

Pode ser complementada com plástico em toda a composição, ou mesmo vidro, desde que possam permitir que a luz solar possa ajudar na produção e proteger contra geadas ou chuva incessante.

Proteção estrutural evita acúmulo de umidade

Aliás, a chuva é necessária em muitos casos, como o abastecimento das torneiras nos centros urbanos, a rega das plantações na zona rural e das hidrelétricas.

O problema é quando isso ocorre em excesso e acaba prejudicando as estruturas imobiliárias. Por isso, é preciso encontrar soluções que se ajustam em casas, sobrados, prédios e edifícios, dando um direcionamento à água pluvial e evitando um excesso de umidade.

Na parte de cima pode ser empregado o rufo telhado que, assim como são implementados sobre muros, evita que a água se acumule e prejudique a estrutura como um todo, principalmente as partes que são construídas em madeira.

Apesar de resistentes, quando as estruturas de madeira ficam muito úmidas, ou até mesmo molhadas, podem ser prejudicadas com a remoção de produtos protetivos, abrindo espaço para pragas, como traças e cupins.

Proporcionando um direcionamento correto para a água pluvial, podendo até mesmo servir como abastecimento de cisternas modernas, a calha para telhado instalada no beiral impede a umidade lateral, dependendo do empreendimento imobiliário.

Fácil abertura de garagem pode ser automatizada

A saúde e o bem-estar dos moradores deve ser garantidos a todo instante, com repercussão às construtoras e incorporadoras caso os empreendimentos imobiliários apresentem qualquer dano físico ou material aos moradores e proprietários de imóveis.

A segurança pode ser proporcionada com a presença de uma porta de aço de correr na entrada da garagem, com automatização residencial a partir de um motor com abertura facilitada pelo acionamento de controle remoto ou botoeira interna.

Aprovação atende exigências de órgãos

Por fim, o zoneamento urbano deve ser respeitado desde o princípio, com inspeções e aprovações advindas de órgãos competentes a todo instante, até a conclusão da obra e a devida ocupação dos complexos prediais ou condomínios de casas e sobrados.

Assim caminha a construção civil, com todos os indicativos que o desenvolvimento urbano é constante e precisa atender a população de forma apropriada a curto, médio e longo prazo.