Materiais utilizados para construção de estruturas

O processo de construção de qualquer edificação se dá por meio de quatro etapas, sendo elas a estrutura, a alvenaria, a cobertura e o acabamento. Na estrutura, são usados materiais que sustentam e estabilizam a edificação.

As ferragens e concreto são os tipos de materiais mais comuns para fazer a fundação de colunas, lajes e vigas; mas, o uso de estruturas metálicas nas construções residenciais é cada vez mais comum.

No caso da etapa de cobertura, também existem diversos materiais que podem ser usados como cerâmica, amianto, plástico, etc.

A alvenaria é a fase em que as paredes e muros são erguidos. Ambos podem ser feitos com tijolos de cerâmica, blocos de concretos ou pedras.

Outros itens como cimento, areia fina preço, vergalhões, tubos de PVC, caixas de luz também são utilizados nessa etapa da construção.

O acabamento é a etapa que mais se distingue entre as diversas construções e obras. Isso porque, além dos itens fundamentais, podem ser usados muitos outros produtos que podem ser considerados supérfluos.

Sendo assim, essa fase é influenciada conforme a disponibilidade do orçamento.

As coberturas, seja ela uma cobertura metálica ou de amianto, têm como principal função proteger as edificações contra a ação das intempéries, suprindo as necessidades utilitárias, estéticas e econômicas.

Outras funções de uma cobertura são:

  • Promover isolamento térmico e acústico;
  • Impermeabilidade;
  • Durabilidade;
  • Forma e aspecto que combinem com a arquitetura.

Para escolher qual é a melhor cobertura para a sua edificação, o engenheiro ou arquiteto responsável pela obra deve observar os principais fatores do clima naquela região. Tal característica é determinante para a escolha do material que vai ser usado para cobrir o local.

É na cobertura que também são feitas algumas instalações hidráulicas, como o sistema de calhas que capta e canaliza a água da chuva, os rufos e os rincões.

O que são os caibros

O caibro é uma estrutura essencial na montagem dos telhados. Ele pode ser feito com alguns tipos de madeiras como peroba-rosa, rosadinho, itaúba, angico-preto, eucalipto, pinus e cedrinho.

Os caibros se localizam por cima das terças e abaixo das ripas. As terças são as madeiras mais grossas que suportam o peso dos outros componentes, enquanto as ripas são as madeiras mais finas que ficam em contato direto com a cobertura.

Em conjunto, elas fazem a sustentação para, depois, ocorrer o posicionamento das telhas.

O caibro de madeira, assim como os outros itens que são feitos de madeira, precisam ser boa qualidade, para que ela seja resistente e tenha alta durabilidade, garantindo uma boa estrutura e evitando acidentes, como desabamentos.

Para cada projeto, há a indicação de um tipo de material que deve ser feito por profissionais capacitados.

É muito importante seguir as normas e medidas no momento da escolha do caibro para que haja uma boa sustentação do telhado.

A escolha das ripas, terças, tramas e tesouras, que também fazem parte do sistema de sustentação das telhas, também deve ser feita com cautela. Assim, a edificação vai ter o conforto e estética que agradem ao proprietário.

O que é a madeira compensada

O compensado, também conhecido como madeira compensada, é um derivado de madeira formada por finas placas de entalho de madeira.

As camadas são coladas entre si, cada uma com o grão perpendicular às camadas adjacentes obtendo uma maior força de sustentação.

Normalmente, o número de dobras é ímpar, pois a simetria faz com que a placa se torne menos propensa a entortar. Enquanto isso, o grão nas superfícies exteriores mantém sempre o mesmo sentido.

A madeira compensada é usada, principalmente, por causa da sua resistência a rachaduras, além de ser mais difícil de encolher, de torcer e por ter mais força.

Sendo assim, muitas pessoas optam por ela ao invés de uma madeira lisa.

Para quem opta por pisos de madeira, é sempre importante ficar atento às suas necessidades de manutenção e tomar cuidado com os produtos que possam cair neles.

Existem empresas especializadas no ramo de raspagem e aplicação de bona nos pisos de madeira que deixam os pisos com cara de novo, sem precisar passar por uma reforma e troca de piso.

Os pisos de madeira que recebem o revestimento ideal adquirem características como mais resistência e durabilidade, ou seja, é um investimento que vale a pena.