Já conhece tudo sobre chapa de aço?

As chapas metálicas possuem uma diversidade enorme de aplicações. Trata-se de um produto muito utilizado na construção de equipamentos pesados em caldeirarias, como tanques, navios, etc., em estamparias, onde são formados diversos tipos de peças e onde elas podem ser dobradas, cortadas e repuxadas e também podem ser usadas em caldeiraria leve – na produção de chaminés, coifas, entre outros produtos.

É um material de extrema importância e de presença constante no nosso dia-a-dia. Ao cozinhar ou cuidar da casa, nos utilizamos de eletrodomésticos cuja estrutura é feita a partir da chapa de aço, assim como os veículos que usamos para o nosso deslocamento e até mesmo em embalagens de produtos que consumimos no mercado.

Estas chapas podem ser distribuídas pela indústria em formatos, tamanhos e espessuras diferentes, cada qual direcionado ao seu foco de produção.
À exemplo das possibilidades de formas, temos este material metálico fabricado em forma de bobina (que consequentemente possui alta maleabilidade), no formato de tiras, em barras, tubular e também, o tradicional – em forma de chapa.

Além destas diferenciações, existem aços que são confeccionados sob processos químicos e físicos diferentes e, portanto, essas variações resultam na determinação do quão resistente e durável será aquele material, assim como definem especificamente a sua aplicação.

Algumas empresas classificam seus diferentes tipos de aço através de códigos, como números e letras, porém, existem algumas categorias mais conhecidas e com nomes mais específicos, como veremos a seguir.

Chapa de aço galvanizado

Este tipo de chapa passa por um procedimento chamado de galvanização, o qual se caracteriza como um processo de blindagem da chapa, onde ela recebe um revestimento com metais nobres (o zinco, por exemplo), para que obtenha muito mais resistência. A quantidade de zinco usado neste revestimento, vai definir quão resistente a mais será este material em relação às chapas comuns.

A resistência adicionada e essa chapa, é capaz de aguentar fatores como corrosão, sol, umidade e demais fatores degradantes relacionados ao tempo. Apesar disso, ainda é possível realizar nela dobras, cortes, estampagens, punção e solda, sem danificar a peça ou reduzir a sua qualidade.

A chapa galvanizada é muito utilizada e possui grande aplicação em dutos de ar condicionado, em sistemas de isolamento térmico, na indústria automobilística, em setores agrícolas, na construção civil com a fabricação de calhas, rufos e telhas, ou como suporte à drywall, concreto, etc. – e no isolamento acústico.

O seu processo industrial é dividido em várias etapas:

  • Mineração;
  • Transformação do ferro em aciaria e ferro gusa (resultando na chapa grossa);
  • Passagem pelo laminador de tiras a quente (LTQ);
  • Passagem pelo laminador de tiras a frio (LTF);
  • Galvanização com zinco;
  • Corte das bobinas galvanizadas para obtenção das placas.

Já quando o revestimento é realizado com outras ligas metálicas, componentes químicos ou pinturas (chumbo, estanho, ácido fosfórico, alumínio, óxidos e/ou tinta), o produto é categorizado como chapa revestida. Neste caso, os revestimentos são utilizados com o objetivo de dar uma aparência melhor para o produto e também melhorar sua capacidade de resistência.

Estes revestimentos podem obter uma espessura com cerca de 5% a 40% em relação a espessura total do material. A grande vantagem deste método, é a possibilidade de se misturar diferentes tipos de metais, o que proporciona ao fabricante a chance de usufruir das melhores propriedades de cada um destes, como por exemplo, maior condutividade térmica ou elétrica, leveza, custo-benefício entre outros.

Chapa galvanizada preço

A respeito do custo-benefício, a chapa de aço galvanizado leva uma grande vantagem. Todavia, deve-se levar em consideração que, no ato de compra desse material, é primordial e mais vantajoso fazer uma análise metódica de todos os quesitos do produto, ao invés de tão somente se preocupar com o preço.

Confiando em um bom distribuidor, você adquire uma chapa galvanizada preço com valor acessível e de excelente qualidade – em todas as etapas de fabricação. Os valores variam de acordo com cada especificidade da chapa, oferecendo muitas opções de escolha.

Chapa de ferro e aço inox

Outros tipos de aço, estão muito presentes no cotidiano do contexto moderno e tecnológico, no qual vivemos, onde novas técnicas são desenvolvidas para que todos tenham acesso às facilidades que materiais de aço nos proporcionam.

A chapa de aço inox é bastante conhecida por, além de possuir todas as suas propriedades anticorrosivas e antioxidantes, possuir também variações que são muito utilizadas nos estúdios de tatuagem e piercings, devido ao seu caráter higiênico e antialérgico – que é o caso do aço cirúrgico. Fora isso, possui diversas aplicações em pratarias, talheres e utensílios domésticos em geral.

A chapa de ferro se caracteriza por ser mais barata, funcional e primária, mas que também possui suas características preferenciais em determinados usos, como em panelas de ferro, muito usadas tradicionalmente em culinárias típicas.