
Forro: descubra como misturar elegância e funcionalidade
Pouco se sabe sobre a importância do forro, pois ele vai além de um revestimento sob as lajes, escondendo o telhado, dutos elétricos e vigas.
Ele desempenha também a função termo acústica, retarda a propagação de incêndios e facilita o acesso a instalações. Atualmente, além da busca pela funcionalidade, há também a pretensão pela elegância de ambientes.
Conheça alguns modelos de forros
Como edifícios comerciais, escritórios, aeroportos, hotéis e ambientes residenciais. E para isso, existem variados modelos de forro. Como, por exemplo, o forro removível fibra mineral.
Que geralmente é aplicado em cinemas, teatros e edifícios comerciais, pois oferece conforto acústico superior, além de facilidade na manutenção e na instalação de iluminação e ar condicionado do local.
Ele é comercializado com dimensões padrões, além de uma composição a partir de lãs minerais, argila, areia, vidro reciclado e lã de rocha.
Outro modelo é o forro de gesso, que está se tornando cada vez mais utilizado em construções, devido aos benefícios proporcionados por esse recurso.
Já que facilita as instalações elétricas, a proteção acústica e térmica do ambiente. Ele se divide em dois tipos, o tradicional e o acartonado.
O tradicional é o tipo frequentemente mais utilizado, com o acabamento realizado através de placas, presas por arames encaixadas lado a lado.
Existe também, o modelo chamado de forro acartonado, o qual possui um acabamento que utiliza perfis metálicos e placas de gesso, viabilizando assim, a facilidade de uso e qualidade do resultado.
O gesso acartonado possibilita inúmeras decorações, além de amenizar a interferência climática externa e chega a ser mais econômico do que o gesso convencional. Ele é efetuado com placas de gesso que podem ser de três tipos:
- Standard ST: aconselhado para áreas secas;
- Resistente à umidade RU: sugerido para áreas secas sujeitas a umidade por tempo limitado;
- Resistente ao fogo RF: aconselhado em área secas, resistente ao fogo.
Há também a vantagem de obter uma iluminação no ambiente melhor distribuída. Para isso, é imprescindível a sanca de gesso – a palavra “sanca” refere-se ao encontro entre a parede e o teto.
Os tipos de sanca no forro estão listados a seguir:
- Fechada: é feito o rebaixamento do forro, apenas no encontro entre a parede e o teto e não em toda área. São distribuídos outros circuitos de luz que valorizam as paredes;
- Aberta: a reflexão no teto é criada através da iluminação indireta, devido aos espaços abertos para embutir lâmpadas;
- Invertida: é aproximadamente um rebaixo de gesso completo, com a iluminação acima de toda a área de gesso rebaixada.
Quais benefícios os forros de PVC podem oferecer?
Para quem mora na região da Zona Leste de São Paulo, é muito comum pesquisar forro de PVC Itaquera.
Sobre isso, podemos afirmar que o forro de PVC é formado por lâminas de policloreto de vinila, plástico originário da adição de átomos do elemento cloro ao monômero etileno.
Com finalização de maneira padronizada, que fornece ao material uma estrutura rígida e impermeável, possibilitando resistência a danos externos. Ademais, oferece também vantagens muito atrativas, tais como:
- Facilidade de limpar;
- Facilidade de furar;
- Não mofa;
- Não desbotar;
- Não conduz eletricidade;
- Eliminar o aparecimento de cupins;
- Durabilidade (chegando até 40 anos);
- Possuir praticidade e rapidez na instalação.
Algumas das desvantagens do forro de PVC, diferentemente do de gesso, é que ele não é adequado para isolamento acústico e nem para o isolamento térmico.
Entretanto seu preço é mais barato e apresenta outras vantagens, como citado acima. Existe também a possibilidade da instalação de um forro de madeira.
Criado para enriquecer o ambiente e deixando-o mais aconchegante. Ele é composto por tábuas de madeira de espécies variadas, como jatobá, cumaru e peroba mista.
Oferecendo alta resistência, durabilidade, ser isolante térmico e isolante acústico, além de ser um elemento neutro, que combina com qualquer decoração e pode ser usado em ambientes tanto internos, como externos.
Fornece também, a possibilidade de restauração sem trocar a madeira, apenas modificando o ferro e obtendo um resultado de novo.
Não há dúvidas de que os forros estabelecem uma função de conforto e elegância para os ambientes, fora a funcionalidade de esconder características indesejáveis.
Como os dutos elétricos e de sua maior parte na manutenção. E, portanto, diversas opções são oferecidas pelo mercado, que busca atender o consumidor através de características.
Tais como isolamento térmico, isolamento acústico, pouca manutenção no forro, retardamento de incêndios, entre outras. Sendo assim, são inegáveis os benefícios que trazem aos clientes.