Dicas que você precisa conhecer sobre o uso da madeira em casa
Uma das tendências que muitas casas de construção vêm reparando é na utilização de madeira nas casas. Elas são consideradas tendência desde 2017. Este aumento vem sido apoiado até por governos que influenciam positivamente e aquecem este mercado, tudo em decorrência da conscientização dos danos que a utilização de concreto e cimento causam.
Para entendermos melhor, o cimento é um material derivado do petróleo, que reage, quando entra em contato com a pele, provocando lesões que variam desde queimaduras até dermatites de contato devido à transpiração do corpo, após contato prolongado.
Ao falarmos de madeira temos que dar destaque ao deck que, explicando resumidamente, são plataformas feitas com tábuas para circundar piscinas, espelhos d’água etc. O deck de madeira preço pode variar, dependendo do tamanho e do tipo de material que for escolhido. Além de ser lindo como decoração, é bem prático e muito utilizado por suas propriedades acústicas e térmicas.
Realize o planejamento!
Na hora de comprar seu deck, o importante é planejar e saber as medidas certas para ter a noção correta de quantas réguas ou módulos serão necessários.
Utilizado bastante na área externa, o deck de madeira também pode formar caminhos em jardins e até trazer vida a varandas e piscinas. Podem ser encomendados em diversas medidas ou você pode comprar placas que são posicionadas acima dos pisos ou contrapisos, o que também já facilita na limpeza e em futuras trocas, caso haja mudanças. Existem alguns tipos de madeiras para o deck externo, entre elas as duas melhores são: Ipê e Cumaru, que têm uma resistência maior à ataques de insetos, fungos e intempéries climáticas, elas apresentam tons castanhos que combinam com decorações rústicas, antigas ou modernas.
Também encontramos deck de madeira na parede o que deixa o local com um toque sofisticado e aconchegante, ao mesmo tempo. Além de diferentes tipos de madeira, o deck também pode ser liso (reto ou boleado), bastante usado para circundar piscinas e ofurôs, liso (f/f), são mais rápidos e fazem menos barulho na instalação e zigrinato, que contém laterais boleadas e linha de relevo na superfície. Além dessas classificações os decks também têm outras diversas modalidades que ajudam você a se posicionar, pensar e escolher o melhor para o que procura.
A madeira vem sido usada não apenas em paredes, pisos ou ao redor de piscinas e ofurôs, mas também em objetos decorativos que fazem parte do interior e exterior das casas como: cadeiras, piso de madeira, mesas, estrutura de sofás, relógios, camas, armários, criado mudo, banquetas, bandejas, até mesmo lixeira de madeira externa, e muitas são compostas por réguas de madeira e tampas de plásticos e consigo trazem diversas vantagens como: baixo custo de manutenção, ecologicamente correto (exceto pelo plástico), não enferruja e tem uma limpeza simples, com apenas água e sabão.
Outra utilização da madeira é a decoração, pessoas fazem diversas miniaturas de carros, animais, bonecas, luminárias etc. Considerada tendência, a madeira não sairá de moda antes de 2025, então se você quer apostar nela na hora de construir e decorar sua casa pode ir confiante que estará fazendo um ótimo negócio para você e para o meio ambiente.
Algo bom para lembrar é que a madeira além de ser mais em conta ainda é um produto natural e renovável
Presente em diversos locais também tem o pergolado de madeira, geralmente encontrado em praias, spa e em ambientes com banheiras que estão expostas ao meio ambiente, ele é um conjunto de vigas paralelas de madeira apoiadas em colunas, serve tanto de suporte para plantas como um espaço de descanso convidativo a qualquer um que esteja com o desejo de deitar ou sentar e relaxar com conforto e em meio à natureza (a madeira traz essa sensação).
É considerada bastante segura, pois diferente do metal ela não oxida e é um elemento pré-moldado de fácil montagem, ela apresenta um visual moderno e delicado.
O isolamento térmico também é um dos requisitos que fazem as pessoas optarem pela madeira, pois com o uso dela, se faz a diminuição da liberação de carbono na atmosfera o que coopera com a prevenção do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global.
Então, caro leitor, se está pensando em investir na madeira como a principal decoração de sua casa, siga em frente, pois ela ficará em evidência e destaque nos próximos anos.