Dicas para armazenagem de cargas
Quem trabalha com logística sabe que não basta garantir que a carga chegue ao local onde tem que chegar na hora certa: é fundamental que ela encerre o percurso como começou, ou seja, em bom estado.
No caso da construção civil isso é especialmente importante, já que materiais de construção danificados podem prejudicar a segurança e a estabilidade do projeto.
A boa notícia é que garantir isso está longe de ser impossível: se em escritórios há o costume de usar um gaveteiro de plastico para armazenar documentos e outros materiais, também há técnicas de organização e armazenagem feitas para garantir que os materiais de construção ficarão em bom estado. Confira algumas delas a seguir:
Use embalagens apropriadas
Não é preciso ser expert em construção para saber que o primeiro passo para fazer com que os materiais permaneçam em bom estado é mantê-los em compartimentos apropriados para eles.
Normalmente, indica-se que cada item seja mantido em sua embalagem original, já que ela foi projetada especialmente para melhorar a sua conservação.
Assim, um item que foi entregue em uma caixa plástica fechada deve ser mantido nela até que chegue o momento de ser usado.
Do mesmo modo, é essencial verificar as instruções do fabricante, de modo a verificar se a embalagem em questão pode ser empilhada ou exposta a determinadas condições de temperatura, pressão e umidade. É uma medida simples, mas com potencial para evitar grandes perdas de materiais no canteiro de obras.
Treine os funcionários que manuseiam as cargas
Entretanto, de nada adianta manter todos os materiais em compartimentos adequados para eles se os funcionários responsáveis pelos procedimentos de carga, descarga e movimentação não forem devidamente treinados para o seu manuseio.
Por conta disso, é essencial fornecer algum tipo de treinamento, evitando que tais processos resultem em perdas de materiais.
Felizmente, é possível usar itens que, ao mesmo tempo, facilitam os trabalhos de carga e descarga e evitam as perdas de cargas por erros de manuseio.
Eles são extremamente simples: objetos como a caixa desmontável e até mesmo os pallets são de grande ajuda nessa tarefa.
Reserve o espaço destinado a elas com antecedência
Especialistas apontam que a organização do canteiro de obras é um dos principais fatores que determina se os trabalhos realizados nele serão produtivos ou não.
Por conta disso, é altamente recomendado que, antes mesmo que os operários e materiais cheguem, é preciso determinar uma área para cada finalidade: um container escritorio, por exemplo, pode ser uma excelente opção para abrigar a área administrativa, coordenando os trabalhos e acompanhando tanto o orçamento quanto o cronograma de execução.
Na prática, isso significa que também é preciso criar um espaço onde os materiais de construção fiquem armazenados no período entre a entrega e o seu uso. Entre os fatores que têm que ser analisados no processo de escolha, estão:
Temperatura;
Incidência de luz solar;
Presença de umidade;
Facilidade de acesso e sinalização.
A boa notícia é que há várias maneiras de se manter todos os itens abrigados dos efeitos do tempo, evitando que eles sofram danos.
Uma delas é procurar por um container usado a venda: como ele será de segunda mão, o custo será mais baixo, mas ele ainda poderá proporcionar alguma proteção aos materiais do canteiro de obras. Só é preciso ficar atento ao seu estado de conservação: caso ele esteja muito degradado, é melhor procurar por outro.
Fique atento à umidade
A umidade é um fator que pode ser fatal tanto para materiais perecíveis quanto não perecíveis. No caso de materiais de construção, ela pode causar a proliferação de mofo e de outros microrganismos, fazendo com que eles fiquem inapropriados para o uso.
Felizmente, há uma maneira simples de evitar que esse elemento prejudique a integridade dos materiais: basta inserir um dessecante no container ou na caixa organizadora destinada ao armazenamento dos itens.
Como o seu próprio nome diz, esse objeto tem como função eliminar as partículas de água que estejam no ar, de modo a evitar que elas entrem em contato com os materiais e prejudiquem a sua integridade.
Use equipamentos adequados
Por último, mas não menos importante, é fundamental que, ao mover os materiais de construção de um local ao outro, o procedimento seja feito com o auxílio de máquinas adequadas para a tarefa.
Uma empilhadeira, por exemplo, é uma excelente opção: eficiente e segura, ela ajuda a preservar a integridade das cargas.