As etapas da construção de uma residência

Construir e reformar dependem de uma série de fatores e etapas, todas elas responsáveis para que a execução do projeto ocorra de forma certa e segura, assim como a construção.

Conhecer as etapas são fundamentais para quem está pensando em reformar um espaço, construir uma casa do zero ou então expandir a residência.

A construção, portanto, envolve desde a definição do projeto arquitetônico até o planejamento de coleta de entulhos, que é de fundamental importância para que a obra consiga ser finalizada de forma adequada e correta.

Neste artigo abordaremos as inúmeras etapas da construção civil, seja para a construção de prédios, comércios, ou a construção de estruturas para agregar pequenas e médias industriais, como os grandes galpões.

As etapas de planejamento da construção

Antes da obra é fundamental a atenção aos planejamentos, como o desenvolvimento dos projetos de construção, como a estrutura metálica galpão.

Abaixo falaremos sobre essas etapas que são muito importantes e que ajudam o gestor e o responsável da obra na compra de materiais no depósito de construção de forma muito mais eficiente e segura.

1. O projeto de arquitetura

O projeto de arquitetura é fundamental para que a construção seja feita de forma segura e bem estruturada. É neste projeto em que se coloca no papel as atividades necessárias para execução da obra, o planejamento das etapas, o orçamento e a estimativa do tempo de construção.

Contrate o arquiteto que apresente portfólio parecido com o que você quer, pois, assim ele conseguirá oferecer para você todo o suporte, de modo que os canteiros de obras sejam bem eficientes e seguros.

O arquiteto marcará uma reunião com você, desenvolverá o projeto e então haverá as correções necessárias.

O arquiteto por fim entrega ao cliente uma planta baixa, uma planta humanizada e por fim um projeto em 3D que contém a estimativa de como a obra ficará.

2. Os projetos complementares

Feito os projetos estruturais e estéticos o arquiteto encaminhará os chamados projetos complementares com outros profissionais.

Esses projetos versam sobre diversos elementos importantes para a residência como:

  • Projetos hidrossanitárias;
  • Instalações elétricas;
  • Projetos de internet;
  • Projetos de água quente.

3. Definição do orçamento da construção

Com todos esses projetos em mão é possível começar o desenvolvimento do orçamento da obra, levando em consideração os materiais aplicados, como revestimentos, luminárias, louças sanitárias e outros componentes, como areia, cimento, aço, perfil para forro PVC e mais.

Junto a definição do orçamento é fundamental fazer o sequenciamento da obra, para que todas as etapas sejam feitas em sintonia e harmonia.

As etapas de execução da obra

Feito todo o planejamento é hora de começar as etapas de execução do projeto que foram estabelecidas pelo cronograma.

Abaixo falaremos sobre algumas das etapas de execução da obra, ou seja, as etapas que permitem que o projeto saia do papel e venha para a realidade.

1. Serviços preliminares

Os serviços preliminares são feitos para terrenos que não estão loteados, ou seja que não estão preparados. Assim, é feito a limpeza do terreno, montagem do canteiro, serviços de terraplanagem.

Feito isso, segue a etapa de preparação, e aqui inclui todos os tipos de terreno, como a montagem de gabarito, preparação das fundações.

2. Infraestrutura e Estrutura

A infraestrutura são as fundações que sustentam a edificação da casa. São vários os tipos e são definidas no projeto de arquitetura.

Feito as infraestruturas, são colocadas as estruturas, sejam metálicas, de concreto armado ou alvenaria estrutural.

3. Paredes da construção

Em seguida as paredes são levantadas. No Brasil é mais comum que as paredes sejam feitas de tijolos cerâmicos, porém, podem ser feitos com drywall ou divisórias.

Lembre-se tudo dependerá do projeto que será realizado.

4. Telhados

Os telhados são a parte final das grandes execuções. São feitos o engradamento que é a estrutura do telhado e a cobertura que pode ser feito de telhas como concreto, metálicas, fibrocimento entre outros.

Em seguida são feitas as instalações descritas nos projetos complementares como as instalações hidrossanitárias, as instalações elétricas que envolvem passagem de eletrodutos, fios e cabos.

Então a obra entra na etapa final conhecida como a etapa dos acabamentos que consiste na colocação de pisos, azulejos, pinturas, colocação de esquadrias e a definição de áreas externas e de paisagismo.

Portanto, uma construção civil possui diversas etapas e que todas elas só poderão ser bem executadas se estiverem dentro de um plano de construção definido e amarrado o mais eficiente possível.