Veja quais são os tipos de churrasqueira e fornos a lenha

Atualmente, é muito comum montar áreas próprias e direcionadas para churrascos, sendo uma opção extra de lazer e aconchego para o ambiente externo. Além de uma área específica, é possível ainda investir em churrasqueiras focadas para a parte da cozinha, que podem acrescentar em visual e usabilidade para essa área da casa.

Se está pensando em criar uma área de churrasqueira para a sua casa ou aprimorar sua cozinha para um ambiente compartilhado para churrasco,  leia o artigo a seguir e acompanhe algumas dicas e modelos para churrasqueiras e fornos.

Forno à lenha: Clássico e eficiente

O forno a lenha é uma opção muito utilizada por quem deseja trazer um ar de tradição – principalmente na confecção de pizzas – para a casa.

Um dos principais benefícios que se pode destacar nesse tipo de forno, é o cozimento do alimento que traz a defumação, entregando um efeito final único, assim como um sabor diferenciado.

Isso porque o forno à lenha deixa o alimento altamente apetitoso e perfumado, pois ele tem a função de liberar certos vapores e “prendê-los” dentro do iglu (nome dado a parte interna do forno), fazendo com que esses vapores de ar quente realizem a defumação do alimento além de assa-los.

A principal características em relação a outros tipos de fornos é que a temperatura no forno a lenha apresenta uma média de 540°, enquanto os demais variam entre 290° a 310°. Isso torna esse modelo muito mais eficiente.

Além desses benefícios, os utilizadores desse produto destacam experiências únicas para o alimento, como:

  • Uma textura mais adequada;

  • O sabor incomparável;

  • A preparação rápida;

  • A economia, já que pode ficar aceso por horas.

Em quais acessórios investir?

Existem muitos tipos de acessórios que podem ser utilizados para complementar esse tipo de churrasqueira. No entanto, destacaremos dois elementos primordiais para seu equipamento.

Muitos locais utilizam um forno de ferro fundido como acessório para manter os alimentos preparados aquecidos por mais tempo.

Ele pode ainda ser usado para confeccionar bolos, pães e outros tipos de alimentos.

Normalmente, este forno possui uma porta (também feita de ferro fundido) que mantêm o alimento quente, sem perder o gosto de recém assado.

Esse acessório é muito visado por ser um ótimo complemento para a churrasqueira além de produzir certos tipos de especiaria distintas do tradicional churrasco.

Um outro elemento que poderá utilizar é a chaminé. Isso porque, toda a fumaça produzida pelo forno precisa ter alguma saída.

Deixar essa função para a saída principal pode ser um problema por encher o lugar de fumaça, sendo assim as chaminés têm dupla função, a primeira é dar um direcionamento para a fumaça.

Em segundo lugar, ela pode ser utilizada para proteger a churrasqueira, evitando a entrada de água e de outros detritos que podem desgastar a churrasqueira com o tempo.

Qual é a churrasqueira mais adaptável?

Atualmente, as pessoas têm uma preocupação maior com o visual e com o acabamento de suas casas, necessitando de um produto que se adapte ao ambiente, seja pela cor, formato, aplicação e manutenção.

Vamos ver então como investir corretamente em um produto que atenda a essas necessidades.

1. Churrasqueira pré moldada

Se é adaptação que você procura, a churrasqueira pre moldada com certeza será a melhor opção. Isso porque, como o próprio nome sugere, esse tipo de churrasqueira é construída com moldes, que podem variar de todos os jeitos e formatos.

Normalmente, ela é feita em uma divisão de 3 ou 4 peças, que facilitam muito a sua instalação. Mais ainda, essa formatação evita a realização de uma grande obra e sujeiras no local.

Além disso, esse modelo pode ser construído de praticamente qualquer material que garanta durabilidade, fazendo com que a sua estética seja muito diversificada.

Para se ter uma ideia, existem modelos que simulam tijolos de alvenaria, outras com aparência de madeira, entre outros.

Nesse contexto, também é possível brincar com a estética, realizando a pintura ou desenho na peça para ornar melhor com todo o ambiente em que será instalada.

2. Quais os modelos disponíveis?

Por ser pré-moldada, esse é um modelo que pode ser inovado caso ache alguma fabricante disponível para responder a esta demanda.

Geralmente, as pessoas procuram a churrasqueira pré moldada com fogão, pois apresentam um conforto muito maior em comparação a ter só a churrasqueira ou só o fogão. Isso sem mencionar que ele ainda pode ser aplicada sem problemas na parte interna da casa.

Além disso, é possível investir em muitos acessórios adaptáveis para esse tipo de churrasqueira, como uma tábua embutida na lateral que facilita o corte da carne.

Um outro elemento que compõem a peça é a grade, que também pode ser removível ou fixa, sendo feita de diversos tipos de materiais.

Nesse contexto, também é muito utilizado o forno a lenha de ferro fundido, para manter as carnes aquecidas.

Uma diferença que geralmente o forno possui para esse tipo de churrasqueira é o termômetro, utilizado para equilibrar a temperatura, mantendo a carne aquecida, mas sem assar. Este item é o responsável por manter o ponto ideal da carne.