Veja os diferentes modelos de telhado e suas vantagens

No mercado há muitos tipos de telha disponíveis como, por exemplo, Telha francesa, portuguesa, americana, entre outras e saber os tipos de telhas e suas características é essencial para escolher qual produto é o melhor e mais adequado ao seu projeto de uma reforma, uma construção ou uma obra industrial.

Ao projetar um telhado se deve pensar junto com toda a arquitetura da edificação, assim, fica mais fácil escolher corretamente o tipo de telha e como será feita a execução conforme o projeto, dessa forma, resultando em Telhado ondulado, geralmente, e proporcionando as seguintes características:

  • Beleza;

  • Sofisticação;

  • Conforto térmico;

  • Iluminação adequada.

Quando mal elaborado, o telhado causa problemas como elevação de temperaturas, refugo de água durante uma chuva, telhas escorregadias, entre outros problemas, que, em tese, são simples, mas levam a refazer todo o telhado.

A telha de cerâmica como a telha romana são muito usadas no país e no mundo, consideradas uma das coberturas mais antigas de edificações. Tem boa barreira térmica, isolamento térmico, fazendo que a edificação fique em um ambiente interno mais fresco do que o externo.

Para ela, é preciso que uma estrutura ou engradamento de telhado seja muito bem feito para suportar o peso das telhas, verificando sempre a inclinação indicada pelo fabricante.

As telhas de concreto são consideradas mais novas no mercado, tem conforto térmico e versatilidade de formas e cores. Também são impermeáveis em relação às chuvas, isso, difere das telhas cerâmicas que absorvem um pouco de água.

Possui um peso/m2 em torno de 48kg/m2 e consumo de 10 a 15 un./m2. Sua inclinação mínima é entre 30% e 35%. As telhas de concreto na cor branca dão mais conforto térmico, pois refletem a luz do sol que incide sobre elas.

A telha de fibrocimento apresenta resistência, leveza e bom custo-benefício, seu engradamento é mais simples, mas requer uma boa fixação nas terças para não acontecer problemas com chuvas e ventos.

Conheça algumas vantagens da telha galvanizada

A telha galvanizada, um produto de qualidade, é essencial para construção de telhados mais resistentes, reduzindo os riscos de problemas posteriores, como goteiras, infiltrações e manutenções constantes.

Existem distintos modelos, sendo a telha galvanizada uma das melhores indicações e também uma grande tendência na construção civil.

Ela pode ser recomendada para obras, porque dão economia de energia e conforto térmico, podendo ser empregada em construções residenciais, comerciais ou industriais.

Assim como a telha sanduíche, a telha galvanizada é constituída por duas camadas externas de aço galvanizado e uma intermediária de poliestireno expandido (EPS). São recortadas sob medida e juntando as vantagens de ambos os materiais.

Dessa forma, dando algumas vantagens como uma aplicação mais ágil e fácil, pois como é um material leve e fácil de manejar, facilita o transporte e proporciona uma instalação mais prática e rápida, diminuindo a mão de obra e impedindo os riscos de comprometer a estrutura da construção.

Também tem resistência e durabilidade, pois não possui propensão à ferrugem, pois é uma peça revestida de zinco metálico e, ainda, não requer muitas manutenções como outras telhas metálicas e de barro.

Possui durabilidade perante intempéries, impactos e corrosões, e, como bônus, retarda o fogo em caso de incêndio ou raio.

Além disso, tem um bom custo-benefício, isolamento térmico e sustentabilidade, pois com os procedimentos produtivos geram poucos resíduos, sua composição torna o material 100% reciclável. O zinco galvanizado é reciclado, assim, tornando o produto totalmente sustentável, sem riscos de agredir o meio ambiente.

Conheça a cobertura transparente: a telha de policarbonato

Cobertura transparente pode se dar através da telha de policarbonato, pois é um produto leve, resistente ao impacto, permitindo um grande aproveitamento da luz natural e tendo formatos em perfis ondulados e trapezoidais.

As telhas de policarbonato são chapas classificadas como telhas devido ao seu formato semelhante às telhas de aço galvanizado, de alumínio e de fibrocimento. Podem compor telhados, coberturas e até fechamentos verticais, desde que combine com outros materiais.

Esse material atribui muitas qualidades como a resistência, proteção UV (raios solares), alta transparência e resistência a impactos.

Existem no mercado três tipos de chapas de policarbonato: as compactas, as alveolares e as refletivas; as refletivas possuem melhor eficiência térmica.

É um material excelente para virar cobertura, porque possui fatores como a luminosidade, conforto térmico, efeito estético e o preço.

As coberturas de policarbonato possuem cores disponíveis como cristal, bronze, branco e fumê, e, também, verde e azul.

Um detalhe importante é que as coberturas transparentes com cores escuras (bronze e fumê) apresentam um menor índice de luminosidade, assim, transmitindo menos calor quando são usadas em coberturas.