Veja algumas dicas para melhorias em condomínio

Condomínios são um modelo de moradia coletiva na qual cada indivíduo possui uma unidade privativa de moradia, seja de casa ou apartamento, mas dividem áreas comuns, como áreas de lazer, piscinas, salões, entre outros.

Para quem procura assumir a responsabilidade da administração, é necessário se manter atento a todas regulamentações e condutas, além de sempre buscar soluções práticas e econômicas para o convívio e segurança de todos.

A gestão de um condomínio não é uma missão fácil, principalmente por lidar com diversas pessoas diariamente. Para manter um condomínio funcionando de forma eficiente deve-se encará-lo como uma empresa, a diferença é que o objetivo não é lucrar, mas sim manter o funcionamento e bem-estar dos condôminos.

É importante destacar que todo o planejamento de melhorias ou mudanças devem ser aprovadas pelos condôminos, sempre respeitando as reuniões, votações e o regulamento interno.

Além do planejamento é importante manter a atenção em alguns pontos, como:

  • Cuidar da gestão financeira;

  • Saber se relacionar com os condôminos;

  • Liderar a equipe de trabalho;

  • Contar com empresas terceirizadas;

  • Divulgar o regulamento interno.

O bom relacionamento com a equipe de trabalho e com os moradores é essencial, além disso é importante manter uma comunicação eficiente para reduzir o máximo de problemas possíveis.

Além disso é possível manter uma comunicação saudável implementando ferramentas, como quadro de avisos, televisores nos elevadores, grupos em aplicativos de mensagem e caixas de e-mail próprios para o condomínio.

Isso porque é muito importante ouvir e entender todas as reclamações e sugestões de melhorias dos moradores.

Além da parte da organização interna também é muito importante cuidar das melhorias estruturais do condomínio, por isso criamos esse artigo para sugerir dicas e meios de melhorias dentro de um condomínio.

Empresa de Impermeabilização

Em um condomínio é importante procurar formas para proteger a estrutura de infiltrações ou vazamentos, que podem ocorrer por umidade ou até mesmo pela região em que os prédios se localizam. Esse processo está sendo cada vez mais necessário para garantir a proteção da parte externa e da parte interna de cada apartamento.

Nesse cenário uma empresa de impermeabilização é responsável por evitar futuros prejuízos e manter o imóvel com uma boa aparência a longo prazo, sem apresentar problemas de rachaduras ou bolhas de umidade tanto no lado externo quanto interno.

Uma empresa responsável pela impermeabilização atua no setor de construção impermeabilizando partes como lajes, telhados e paredes, impedindo a passagem de água de um local para outro.

A empresa de impermeabilização de lajes em sp executam um trabalho de qualidade visando garantia para o cliente de todos os benefícios de se aplicar a impermeabilização, sendo possível oferecer algumas garantias como seguro de obra e seguro de funcionários de até seis anos.

Projeto de Instalações Elétricas

Empresas de instalações elétricas precisam ter credibilidade no mercado com uma equipe multidisciplinar, realizando um projeto elétrico predial com agilidade, flexibilidade e foco nas necessidades de cada cliente, além de, é claro, focar na segurança da implementação desses dispositivos.

Para realizar um projeto elétrico é necessário ter à disposição especialistas de nível técnico ou superior, como engenheiros elétricos que possuam certificado do CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

O projeto de instalações elétricas precisa se manter em conformidade com todas as normas de segurança implantadas no mercado atual. O principal objetivo de um projeto predial é garantir que todos os riscos serão eliminados e garantir que será entregue um bom funcionamento da rede elétrica.

Por isso é importante a contratação de funcionários e profissionais capacitados que trabalhem com as tecnologias do seu ramo de atuação.

Individualização de água em condomínios

É indiscutível que a cobrança de água dentro dos condomínios precisa ser individualizada por ser a forma mais justa e ecológica para se custear o uso desse bem tão precioso e necessário.

A individualização da agua em condominio conta com a medição de cada unidade que paga apenas pelo valor consumido, o que permite ter um controle detalhado mês a mês do seu gasto.

Esse sistema de individualização deve ser aprovado por todos os moradores por meio de uma assembleia e formalizar, caso haja interesse, por meio de uma ata de reunião, esse documento precisa ser registrado em cartório de títulos e documentos.

A individualização de agua em condominios antigos tem sido implantada aos poucos com a ajuda de hidrômetros personalizados, esse é um processo minucioso e que precisa ser aplicado por um corpo de engenharia especializado.

Por trazer diversas vantagens, como a economia do consumo de água, distribuição justa da quantidade de uso por cada apartamento, diminuição do custo de energia e identificação de possíveis vazamentos, a individualização de água em condomínios está sendo cada vez mais procurada.