Tirando suas dúvidas das empreiteiras

De acordo com especialistas da área, a construção civil serve como uma espécie de termômetro da situação econômica do país. O motivo por trás disso é o fato de que comprar um imóvel é um passo importante na vida, além de representar um compromisso financeiro que tende a comprometer boa parte do orçamento familiar durante muito tempo.

Consequentemente, quando esse ramo está aquecido, isso significa que a economia vai bem.

Apesar disso, é interessante ter em mente que tanto empreiteiras de obras em sp quanto em outras localidades fazem mais do que simplesmente construir e vender imóveis novos. Isso porque há uma série de serviços relacionados a isso que elas também realizam.

Assim, caso você tenha uma empresa de construção civil e estiver com dificuldade de encontrar novos projetos para desenvolver, essa pode ser uma boa saída.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo o artigo e confira algumas curiosidades interessantes sobre empreiteiras e suas atividades.

  1. Elas não só constroem

Como explicamos anteriormente, por mais que o desenvolvimento de novos projetos e construções seja a atividade pela qual as empreiteiras são mais conhecidas, há muitos outros serviços que elas podem desempenhar.

Assim, eles podem ser de grande ajuda para diversificar as atividades da empresa, de modo a aumentar as chances de que ela sobreviva a períodos de recursos financeiros escassos.

Entre os serviços alternativos que podem ser prestados, estão:

  • Consultoria no planejamento de obras;

  • Gestão de canteiros de obras;

  • Auxílio na legalização de empreendimentos;

  • Reformas.

Caso você esteja interessado em diversificar suas atividades, é muito importante fazer um levantamento das outras empresas da região, de modo a identificar quais são os serviços prestados por elas.

Por exemplo: Caso o seu negócio fique nesse local, é interessante verificar quais são as atividades realizadas pelas empreiteiras em sp zona sul, de modo que seu negócio não se aventure em um segmento que já está saturado.

  1. Há empresas especializadas em serviços de apoio

Além de haver empresas que se dedicam tanto à construção quanto à prestação de serviços de apoio, também há estabelecimentos que se dedicam apenas a estes últimos.

Portanto, caso você esteja pensando em entrar nesse mercado, essa também é uma opção a ser analisada.

Nesse caso, é importante ter em mente que o público costuma ter uma melhor impressão de estabelecimentos que se promovem como especialistas em algum serviço, ao invés daqueles generalistas.

Portanto, vale a pena focar em um segmento – de preferência, um que tenha muita procura por parte do público, como no caso da tela otis.

Além de uma melhor reputação perante o público, quem se promove como especialista pode trabalhar com uma margem de lucro maior. O motivo por trás disso é o fato de que a especialização gera mais credibilidade, o que, por sua vez, faz com que os consumidores relutem menos ao gastar mais.

Ainda assim, é fundamental que o investimento extra compense, mesmo que o serviço em questão seja uma simples instalação de tela mangueirão.

  1. Elas podem usar vários métodos construtivos

No Brasil, praticamente todas as construções são feitas com base na alvenaria tradicional – ou seja, usa-se tijolos e argamassa para tirar o projeto do papel.

Apesar disso, essa não é a única técnica construtiva que está ao alcance das empreiteiras: há muitos métodos que elas podem usar para tirar projetos do papel.

Um ótimo exemplo disso é a chamada alvenaria estrutural. Como o seu próprio nome dá a entender, ao invés de usar tijolos tradicionais, ela prega o uso do bloco estrutural de concreto que, sozinho, é capaz de suportar as forças de toda a edificação, dispensando o uso de vigas metálicas.

Com isso, o processo construtivo se torna muito mais prático, rápido e, consequentemente, barato.

Apesar disso, é preciso ter em mente que os efeitos benéficos dessa técnica construtiva só serão sentidos se as matérias-primas usadas nele forem de qualidade. Assim, é fundamental contar com uma fábrica de blocos de concreto que seja de confiança.

  1. Elas dependem de fornecedores para funcionar

Por último, é interessante levar em consideração que contar com um bom fornecedor não é algo importante apenas no caso da compra de blocos de concreto.

Isso porque essa medida é fundamental para todo e qualquer serviço prestado. Do contrário, as chances de que os materiais usados sejam ruins – e, consequentemente, que o resultado final do projeto seja prejudicado – são grandes.