Saiba como efetuar a manutenção adequada da madeira

A madeira é um dos materiais mais queridos para todo decorador de interiores, isso porque possui uma versatilidade enorme em sua utilização, podendo ser usado tanto na parte interna quanto na parte externa das residências.

Além disso, pode ser empregada de várias maneiras, como no forro, piso e em móveis.

O grande diferencial da madeira está em sua capacidade de moldar toda a estética da casa, criando locais mais aconchegantes, mas também modernos e elegantes.

Os benefícios da madeira para a residência

Quando se trabalha com a madeira dentro de residências, precisamos levantar a questão: quais são os reais benefícios que vou ter ao utilizá-la?

Bem, de maneira geral, primeiramente, podemos dizer que a madeira possui uma durabilidade bem acima da média, além de que seu isolamento acústico e térmico é incrível.

Inclusive, é por seu isolamento térmico que o revestimento de madeira dentro das casas as torna mais aconchegante.

O piso madeira atualmente voltou a ganhar os holofotes, pois passou a ser explorado de outras maneiras.

Graças a isso, foi descoberta uma ótima versatilidade para esses pisos; podem ser usados em qualquer tipo de cômodo sem que haja uma quebra na estética geral.

Os pisos de madeira também são extremamente benéficos para a saúde. Isso se dá, devido ao fato de serem hipoalergênicos, ou seja, possuem um potencial baixíssimo para causar alergias.

Sua manutenção é bem simples, inclusive, principalmente, quando aliamos o uso de piso de madeira ao piso laminado, que pode ser considerada uma versão mais limpa dos pisos de madeira.

No geral, sua limpeza é relativamente simples também, uma vez que a madeira não absorve gorduras e líquidos.

Esses pisos também são personalizáveis, ou seja, é possível alterar a intensidade de sua coloração para criar ambientes ainda mais adequados ao gosto do indivíduo.

Existem tintas específicas para clarear e escurecer piso de madeira; pisos mais claros geram ambientes mais leves e delicados, também passam a impressão de que os cômodos são mais amplos, enquanto pisos mais escuros criam atmosferas mais elegantes.

A madeira também pode ser usada nos forros, e os forros de madeira, junto aos de PVC, são os mais procurados no mercado, principalmente pela economia e os diversos benefícios que trazem consigo.

Os forros de madeira garantem uma elegância às casas em que são instalados. Contribui de maneira significativa para o isolamento térmico das residências e também acústico.

Esses forros aliam bem a funcionalidade com estética; para aqueles que procuram forros uniformes e amplos, estes são uma boa escolha.

O uso de telhado de madeira, apesar de ser atípico atualmente, também é interessante, principalmente por conta de suas capacidades de impermeabilização.

Agora os móveis de madeira são uma grande diferencial no mercado. Algumas pessoas tendem a acreditar que esses móveis podem ser difíceis de cuidar, contudo, não é uma verdade absoluta.

Os móveis de madeira são bem interessantes; podem tanto criar ambientes rústicos como também criar locais modernos, isso depende muito da forma como são utilizados.

Para prolongar o tempo de vida útil desses móveis, recomenda-se usar resina para madeira, pois ao mesmo que tempo em que vai embelezar o móvel também irá protegê-lo de agentes externos.

Como cuidar da madeira

A madeira, apesar de resistente, precisa de alguns cuidados quando utilizada dentro de residências.

O primeiro cuidado vai para a parte estética: quando se utiliza pisos de madeira é necessário cuidado para não arranhar a superfície, pois esses pequenos arranhões tornam a madeira mais frágil.

É importante usar resina para pisos, pois preservam e prolongam o tempo de vida útil da madeira.

Ao se pesquisar no mercado, em lojas do ramo, por “resina para piso de madeira preço” é possível encontrar valores que variam de R$60,00 até R$500,00.

Outro cuidado com a madeira é evitar seu descarte desnecessário.

Apesar de ser um material totalmente biodegradável, ainda assim é mais interessante optar por encontrar centros de reciclagem que podem redirecionar a madeira usada para empresas que podem utilizá-la novamente.

Inclusive, ao longo dos anos foi surgindo um mercado de móveis que são feitos a partir de materiais reciclados, apesar disso, a maioria deles é de extrema elegância e seu acabamento combina bem com temáticas mais modernas para residências e afins, além de que possuem valores no mercado bem em conta.