Quais equipamentos é preciso em uma estação de tratamento?

O dia a dia de trabalho em uma estação de água requer diversos cuidados que são essenciais de forma a garantir maior seguridade para os colaboradores e futuros usuários.

Isso porque o risco de contaminações aos funcionários e também ao próprio produto, se não tratado da forma correta e eficaz, faz com que seja um ambiente com muitas providências a serem tomadas.

Uma estação de tratamento de agua trata a água potável de forma que ela possa ser consumida diariamente pela população.

No Brasil essa é uma prática muito comum e funciona como se fosse uma reciclagem de água, na qual elementos e resíduos são eliminados durante os processos de tratamento necessários para tal.

Os procedimentos são tanto físicos, como químicos e atuam na desinfectação da água para que ela se torne, então, própria para consumo de forma completamente potável.

Esse procedimento é essencial e requer muita atenção nos equipamentos e de tratamento, pois a sua necessidade de manutenção e supervisionamento é alta.

Além disso, o tratamento de agua exige diversas passagens e fases para seu resultado final. São elas as principais:

  • Coagulação ou oxidação;
  • Floculação;
  • Decantação;
  • Filtração;
  • Desinfecção;
  • Fluoretação;
  • Correção do PH balanceado.

Esses processos exigem competência dos funcionários e colaboradores para monitoramento, bem como o uso de aparelhos com alta tecnologia e qualidade garantida. Caso contrário, é dificultado o processo para que a água seja limpa e pronta para consumo geral.

Por ser um processo longo de transformação que a água passa, ela precisa ser tratada com cuidado e pureza. É por isso que o Tratamento de água e efluentes deve seguir regras e normas que já estão pré-estabelecidas por órgãos reguladores.

Só assim é possível garantir uma alta qualidade do produto como também que ela é própria para o consumo de água. Ou seja, que ela não irá prejudicar a saúde da população ou qualquer outro uso da água, como a água utilizada para cozinha, banho e outros consumos.

Os efluentes são os resíduos, muitas vezes tóxicos, que se desprendem quando o tratamento atinge as suas fases principais.

São necessários produtos e tratamentos específicos para sua eliminação total, pois também podem ser prejudiciais para a natureza ao redor da estação de tratamento.

Dessa forma, fique atento se a estação possui um plano de gestão ambiental que se oriente a respeito do descarte correto e da sua “reciclagem”.

Equipamentos necessários

Para a segurança dos funcionários e colaboradores, é preciso consultar a tabela especial de aparelhos de proteção de segurança no trabalho, os conhecidos EPIs.

Esses equipamentos são fundamentais no papel de dia a dia dos trabalhadores deste tipo de companhia. Assim sendo, a bota para trabalho é um item imprescindível.

Uma vez que o funcionário pode estar em contato com um ambiente sujo e tóxico – e muitas vezes durante o tratamento é feito essa troca de procedimentos que devem ser realizados com cautela e respeito as normas -, a principal orientação é o uso dos aparelhos de segurança.

A bota protege de impurezas do local e protege o trabalhador de substâncias tóxicas que, quando em contato com a pele, podem fazer mal a saúde e prejudicar o desenvolvimento do colaborador no meio de trabalho.

É por isso que deve-se sempre estar atento as marcas e as normas de cada ambiente de trabalho. Além das botas, procure por luvas, pois esses equipamentos são essenciais e não podem faltar para quem exerce a profissão diária.

Uma Bota de segurança será o diferencial para quem faz esse serviço. Existem empresas especializadas no comércio destes itens e podem até orientar de forma mais segura a respeito de qual equipamento deve ser obtido para cada processo de execução durante o serviço.

Processos finais

Durante os processos finais de tratamento da água, também é importante verificar e realizar testes para se certificar de a água pode ser distribuída e consumida pela população de forma segura, para os mais diversos fins.

A parte complementar a todas as etapas e sua verificação é a constante manutenção do meio e do serviço prestado para que o processo de trabalho siga atuando com segurança e selos de qualidade. Por fim, não se esqueça de conferir no ambiente em qual vive, se as empresas de estação de tratamento estão vinculadas e em dia em relação aos procedimentos necessários para sua atividade.

Isso porque é de extrema importância que a vigilância em Estação de tratamento de água eta seja feita também pelos consumidores finais.