Proteção estrutural para ambientes do imóvel

A rotina de um condomínio predial é agitada, dependendo do número de apartamentos e moradores localizados. Devido à grande demanda de construção de imóvel, muitas construtoras e incorporadoras investiram em prédios que atendem às necessidades do público-alvo.

Para isso, passaram a construir em diversas localidades, desde centros urbanos das metrópoles até em cidades ao redor, as quais oferecem mão de obra qualificada e também possuem áreas para recursos naturais variados.

O interior de muitos estados da federação também receberam empreendimentos imobiliários, visando o crescimento populacional em regiões em franco crescimento, estimuladas pela presença de centros comerciais e instalação de fábricas e indústrias que receberam estímulos fiscais para investir nesses locais.

Estrutura mais resistente e confortável para o imóvel

Os prédios e edifícios projetados com a implementação de uma arquitetura moderna visam uma melhoria perceptível em toda a estrutura do imóvel, promovendo maior segurança para os moradores e demais usuários, assim como um conforto térmico e acústico.

Esses cuidados foram implementados a partir do uso de materiais modernos, como a telha galvalume revestida por alumínio, silício e zinco.

Esse tipo de acabamento estrutural é muito utilizado nos mais diversos empreendimentos imobiliários, pois o investimento é acessível, diferente de outros materiais disponíveis em lojas de materiais de construção. Além disso, apresenta diversos benefícios que podem ser destacados, entre eles:

  • Fácil instalação;
  • Maior resistência à corrosão;
  • Conforto térmico interno;
  • Reduz ruídos externo.

A manutenção também é baixa, dadas as características principais desse tipo de telha. Sua estrutura também é eficiente por atender às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Para atender essas especificações, ela possui um revestimento de chapa AZ 150, ou seja, seu peso é de 150 gramas por metro quadrado.

Outra vantagem que pode ser observada nesse modelo de estrutura é que se soma ao sistema de combate a incêndio, pois impede a propagação de chama casa apareça algum foco de incêndio.

Ainda assim, os empreendimentos imobiliários precisam apresentar um documento obrigatório para a ocupação do espaço, o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) que identifica todos os equipamentos necessários para a segurança dos moradores.

Isso significa que é preciso ter à disposição extintores de incêndio em áreas comuns, mangueiras de combate a incêndio e hidrante ligado ao abastecimento de água.

Transparência promove aproveitamento de luz solar

A preocupação com o meio ambiente está presente no setor da construção civil. Além da aplicação de telhas que proporcionam uma climatização adequada, diminuindo a necessidade de uso de equipamentos eletrônicos como ventiladores e aparelhos de ar condicionado, a iluminação natural também é aproveitada ao longo do dia.

Por isso, muitos prédios e edifícios recebem uma fachada de vidro em toda a sua extensão, desde o térreo até a cobertura. Dessa forma, a necessidade de uso de iluminação artificial é reduzida, refletindo no consumo de energia e no gasto na conta de luz.

Toda a fachada predial é construída a partir de uma estrutura de metal, empregando uma estética moderna ao edifício. Ela pode ser empregada tanto em prédios comerciais, como residenciais, deixando a janela pele de vidro livre de pinturas e revestimentos.

Visando a sustentabilidade como uma marca na arquitetura moderna, a transparência do vidro permite melhor aproveitamento visual dos ambientes internos. A característica refletiva na área externa permite que a privacidade não seja violada.

Ainda assim, a instalação de cortinas permite maior segurança para os moradores, principalmente, em condomínios onde há duas torres paralelas.

Projeto de segurança patrimonial abrangente

A convivência em um condomínio residencial permite a passagem de muitas pessoas, podendo ser complicado caso não seja empregado um sistema de controle de acesso junto à recepção ou portaria.

Por isso, é necessário a contratação de uma empresa especializada em segurança patrimonial, para que possa desenvolver um projeto que atenda às necessidades dos moradores.

Podem ser implementados diferentes equipamentos e acessórios, assim como a contratação de mão de obra capacitada.

Os vigilantes podem atuar tanto na área interna o quanto ao redor de todo o condomínio. Dependendo do tamanho, veículos apropriados podem ser disponibilizados para a ronda frequente.

O síndico pode fazer um orçamento instalação de cameras de segurança e apresentar em reunião do condomínio, em conjunto com o projeto de proteção patrimonial. Após a aprovação, a instalação deve ser imediata, para garantir um ambiente tranquilo para se morar.

Os condomínios residenciais possuem características próprias, que devem ser levadas em consideração quando é necessário uma reforma ou alteração de ambiente.

Por isso, é preciso a contratação de um profissional capacitado, como um engenheiro ou arquiteto, e ter à disposição a planta do imóvel.