Paredes e pisos: o universo das reformas de interiores

O segmento de reforma e decoração de interiores tem crescido bastante nos últimos anos. Isso se deve ao fato de que o próprio setor de construção civil e arquitetura passaram por um forte aquecimento nas últimas décadas.

Esse tipo de projeto engloba tanto projetos residenciais quanto comerciais e podem ir desde pequenas alterações e reformas até transformações totais de um ambiente.

Em qualquer um dos casos, uma das maiores preocupações dos clientes que buscam por esse tipo de solução gira em torno não apenas da qualidade final do serviço, mas dos cuidados prestados durante a reforma.

Qualquer empresa que cause muita quebradeira e barulhos excessivos certamente será preterida à concorrência.

As alterações mais comuns dizem respeito à ampliação ou integração de cômodos. Na sequência, o que mais se altera nesse tipo de reforma são as paredes e os pisos.

Por isso, tal serviço pode ir desde a colocação de um simples papel de parede, passando pela manutenção preventiva ou corretiva de um assoalho de madeira, até a troca total de pisos e revestimentos antigos por outros novos e mais modernos.

Sobre raspagem de taco de madeira

Um dos maiores exemplos de serviços prestados em relação ao piso e assoalho é o da raspagem de taco de madeira.

Ao contrário do que se pode imaginar em um primeiro momento, as soluções feitas em madeira não estão saindo de moda ou deixando de ser aplicadas.

Pelo contrário, as soluções sustentáveis e conscientes em torno do uso da madeira é que têm aumentado e, com isso, todo um mercado de produção, instalação e manutenção tem crescido a cada ano que passa.

As vantagens do taco de madeira são muitas. A principal delas diz respeito, justamente, à manutenção, uma vez que esse tipo de solução permite o reparo feito apenas na região comprometida.

Já os outros pisos geralmente demandam quebradeira e troca completa de um ambiente que se queira reformar.

De nodo geral, os benefícios da raspagem de taco de madeira são:

  • Aumento da vida útil do material;
  • Revitalização do espaço como um todo;
  • Higienização e prevenção de pestes;
  • Baixo custo e praticidade do método.

Sobre o piso vinílico madeira

Outra opção de revestimento é o piso vinílico madeira. Trata-se de uma solução bastante moderna, o que se reflete na sua própria instalação.

Isso porque as peças são fabricadas de tal modo que o sistema de fixação do piso é realizado por meio do mecanismo que se chama “click”, o qual consiste em encaixes autoadesivos que resumem o trabalho a algo como montar um quebra-cabeça.

Além disso, o piso vinílico tem a versatilidade de imitar vários tipos de texturas e, com isso, promover uma gama de designs possíveis (especialmente variações de madeiras e de pedras).

Voltados para áreas internas, eles podem ser aplicados em qualquer ambiente que não apresente umidade.

Uma das maiores vantagens desse tipo de solução é o conforto termoacústico: além de não esfriar muito durante o inverno e nem esquentar muito no verão, com isso proporcionando ou mantendo temperaturas agradáveis, ele não gera os sons incômodos causados por outros pisos de madeira.

Assim, os principais benefícios comuns ao piso vinílicos são os seguintes:

  • Revestimento é altamente resistente;
  • Limpeza é fácil e não exige manutenções;
  • Material é sustentável e ecologicamente correto;
  • Instalação  prática e eficiente.

Sobre a pintura epóxi

O ramo de paredes e pinturas também tem evoluído bastante nos últimos anos e hoje há uma gama de soluções e variedades sortidas. Um dos casos mais eficientes e universais é o da pintura epóxi.

O elemento trata-se de um revestimento de altíssimo desempenho, que pode ser aplicado em ambientes residenciais, comerciais ou industriais. Sendo mais indicado nesses últimos casos, graças ao fato de se tratar de um composto químico de grande força, durabilidade e resistência.

Seguem abaixo suas aplicações mais convencionais:

  • Garagens e estacionamentos internos;
  • Plataformas e pisos para alto fluxo de pessoas;
  • Áreas de produção industrial e de oficinas;
  • Laboratórios, hangares e estoques.

Importante

Em todos os casos, o que é preciso salientar é que o ramo de reformas é um segmento bastante complicado, que exige muito conhecimento agregado e muita prática.

Assim, o cliente interessado nesse tipo de serviços precisa pesquisar as recomendações da empresa prestadora do serviço.

Do mesmo modo, os novos funcionários da área precisam estar sempre acompanhados de outros mais antigos e que tenham domínio sobre o assunto. Especialmente no que diz respeito à segurança nesse tipo de trabalho.