Os benefícios de equipamentos auxiliares em estocagens

Manter uma boa organização no estoque é uma tarefa desafiadora, mas essencial. Independente do tipo de mercadoria ou da forma de armazenagem, há equipamentos que podem ajudar bastante para o momento de manter tudo em ordem.

Afinal quanto esforço humano é necessário para carregar sacos de cimento dentro de um depósito, por exemplo?

Pensando neste e em outros casos que exigem esforço, suor e precisão, equipamentos como a Empilhadeira patolada, por exemplo, podem trazer vários benefícios. Mas a organização não para por aí.

Como o armazenamento de produtos exige segurança e um espaço adequado para isso, outros produtos podem facilitar a rotina nessa missão. Quer saber como e por onde começar? Continue lendo esse conteúdo que foi feito para te auxiliar nessa tarefa tão desafiadora!

O uso de empilhadeira no estoque

Organizar mercadorias nos locais certos, separar os produtos conforme peso, tamanho e estilo e fazer tudo isso em tempo hábil não é fácil.

Além de ser um trabalho de muita precisão, a organização do estoque é fundamental para o controle logístico de uma empresa.

Por isso, se essa tarefa está difícil no seu negócio, saiba que alguns equipamentos, como o uso de empilhadeira, podem otimizar o tempo de transporte das cargas. Quer saber como e quais os modelos mais comuns? Dá uma olhada nos tópicos seguintes!

1. Empilhadeira patolada

Movida a eletricidade e compacta, esse tipo de equipamento é um bom investimento para organizar materiais com um baixo custo de operação.

Além dessa facilidade, a Empilhadeira patolada se destaca pela versatilidade dentro do ambiente (ao ser usada para plataformas e permitir que operador fique em pé) e por não exigir tanto esforço físico do operador.

Há vários modelos desse tipo de produto para vários tipos de carga, mas em linhas gerais é uma boa alternativa para a rotina.

2. Empilhadeira manual

Diferente das empilhadeiras elétricas, a Empilhadeira manual é uma opção que facilita o transporte de carga de forma sustentável.

Nessa situação, o operador precisa de treinamento para operar a máquina (já que ela não conta com tração).

No entanto, essa diferença é compensada com o fato desse dispositivo não ter um custo alto e nem emitir poluentes.

Esse modelo é uma boa alternativa para locais fechados como os depósitos.

Vale a pena investir em uma empilhadeira?

Se você ainda tem dúvidas se vale a pena investir nesse tipo de equipamento, mude a pergunta. Quantos funcionários são necessários para arrumar todo o estoque do seu depósito e em quantos dias eles conseguem carregar a mercadoria?

O uso de equipamentos de transporte não só vale a pena como diminui o tempo para fazer tudo isso, assim contribuindo para uma otimização e melhora do custo-benefício.

Como tempo é dinheiro, considerar esse investimento é uma boa. Mas se você não quer comprar um equipamento como esse, saiba que o Aluguel de empilhadeira existe e pode te ajudar nessa missão.

O aluguel auxilia ainda no sentido de não necessitar de manutenção constante por parte da empresa, afinal será de responsabilidade da locadora, além de não demandar de um local para armazenamento.

Porta de aço de enrolar

Além do transporte de materiais, uma coisa simples – mas que faz a diferença no controle de mercadorias e na segurança do estoque – é a porta.

Não importa se o seu estoque fica nos fundos de uma fábrica ou em um depósito, itens como a Porta de aço de enrolar podem ser muito úteis. Além de proteger o espaço, esse item se destaca por ser muito versátil, de fácil manuseio e prático.

Esse tipo de porta, aliás, é muito usado em ambientes comerciais e espaços industriais.

Diferente de uma porta de madeira ou de plástico, esse modelo também se destaca pela alta durabilidade e resistência. Por se tratar de uma porta de ferro, esse item oferece vantagens como:

  • Alta resistência a impactos;

  • Segurança reforçada;

  • Facilidade na hora da limpeza;

  • Alta durabilidade.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre equipamentos que podem auxiliar na organização da estocagem, é uma boa hora para planejar a gestão desse espaço.

Como é um ambiente no qual todas as mercadorias da empresa são guardadas, o controle da carga, as condições de qualidade e a precisão na hora de organizar são essenciais.

Contudo, nem sempre, os funcionários conseguem dar conta de um trabalho tão suado sem recursos para otimizar o tempo e a ajudar na produtividade. Por isso, considerar o uso desses equipamentos não só irá resolver o seu problema de agora, mas é algo que proporciona benefícios a longo prazo.