Modelos de tubo para se conhecer na construção civil

O ramo da construção utiliza-se de tubos para a maior parte das obras. Tem se tornado material indispensável principalmente na questão de proporcionar um design arrojado e elegante.

Mas, também é uma peça eixo no fundamento de estruturas, tendo seu principalmente papel na construção de passagens para gases e líquidos, para escoamento e transporte de materiais subterrâneos.

É um material muito utilizado por apresentar versatilidade na sua aplicação e podendo ser fabricado de diversos materiais auxiliando ainda mais para sua aplicação em ocasiões específicas.

Por conta desses fatores os tubos tomaram papel até em outras indústrias como o setor automotivo, o petroleiro, o de conexões tecnológicas (como fibra óptica) entre outros.

Este artigo tem como foco apresentar os modelos utilizados nas construções civis, para entender mais continue acompanhando!

Conectando os tubos

Antes de entendermos mais sobre os modelos é necessário explicar o papel importante de um agente que conecta essas estruturas: as conexões galvanizadas. Essas conexões servem para manter os tubos conectados de forma segura.

Como visto anteriormente, uma das principais usabilidades de tubos são para passagens de líquidos, por exemplo em dutos para escoamento de esgoto, em alguns casos são submetidos a líquidos com alto poder corrosivo.

Nesses casos são utilizados tubos específicos e essas conexões são resistentes por passarem pelo processo de galvanização, que proporciona uma proteção extra contra esse tipo de problema, o que também deixa o material menos suscetível a enferrujamento.

Vale ressaltar que esses conectores também são aconselháveis para áreas externas por se tornarem resistentes a intempéries.

Modelos de tubos

Depois de entender um pouco sobre o que junta os tubos e que auxiliam na montagem da estrutura, vamos falar um pouco sobre os modelos mais utilizados em construções civis.

Confira abaixo os principais modelos presentes nas obras:

1. Tubo mecânico

O tubo mecânico, também conhecido como tubos de aço com costura, são peças criadas a partir de um processo similar a soldas de chapas de metal.

Esse processo dedica a esse material uma flexibilidade muito alta na sua criação, em que a empresa pode solicitar um tubo com metragem específica e diâmetro adequado, fazendo o casamento de uma peça única para aquela utilização, vantagem essa que pode até dar para a estrutura um reforço a mais.

Assim, o tubo mecânico é altamente distribuído por várias indústrias, o que torna a sua localização muito fácil no mercado e por conta dessa alta demanda o preço se torna mais acessível.

2. Tubo metalon

Esse tipo de tubo apresenta diversas vantagens, sendo que a principal é o seu peso. Extremamente leve se torna uma peça de fácil transporte e ajuda muito na mobilidade em obra.

O tubo metalon apresenta uma versatilidade alta por ser feito extremamente resistente a reações do tempo, deixando um produto muito recomendado para:

  • Bancadas;

  • Praças;

  • Corrimão de escadas;

  • Portões e passagens.

Seguindo o padrão do item adotado no tópico anterior, é possível achar esse tubo com galvanização (que apresentará os mesmo benefícios por passar pelo mesmo processo) e também sem, a escolha dependerá muito da demanda da obra.

No entanto, o metalon é um material que entrega uma razoável estabilidade e confiança em diversas aplicações.

O ferro fundido na composição dos tubos

Vimosque os tubos podem ser fabricados de vários materiais, porém, tem um que ganha espaço no mercado como matéria-prima para fundamentar esses tubos, esse material é o ferro fundido.

Como já vimos anteriormente, os tubos necessitam ter resistência a várias propriedades que, em outros materiais, seriam fatais.

Esse tipo específico de ferro já tem na sua composição uma alta resistência a esses materiais que danificam estruturas, por esse motivo é aplicado como matéria-base na criação de tubos, o que garante uma alta performance independente da sua aplicação.

Apesar de apresentarmos os modelos principais de tubos na construção civil, existem outros com características diferentes para corresponderem a determinadas demandas da área.

Por ser um mercado em expansão, pode-se aguardar inovações com novos produtos, revestimentos e até conexões para responderem de forma adequada às necessidades das empreiteiras.

Vale ressaltar também que no mercado existe (em grande quantidade) empresas que fabricam tubos sob medida, em que pode-se escolher o tamanho, medida, espessura, material, conexões e até o revestimento, processo esse que garante uma melhor adequação do produto a sua utilidade.