Materiais relevantes para a construção de tetos

É comum surgirem dúvidas sobre quais são os materiais utilizados para realizar a construção de tetos, sobre qual seria a cobertura ideal para o seu projeto ou até mesmo qual a diferença entre elas.

Isso ocorre porque existem diversas opções e modelos de coberturas, que exigem o acompanhamento de um especialista e uma visão ampla do assunto, para poder decidir e ajudar a encontrar as melhores opções para o projeto.

Nesse contexto, é necessário se familiarizar com o assunto e analisar questões sobre as novidades do mercado atual. Confira algumas dicas no artigo a seguir.

Lajes

As lajes são coberturas planas e são a mais utilizada ao redor do mundo, em qualquer tipo de construção.

No entanto, mesmo o seu uso sendo alto, podem surgir dúvidas sobre, por exemplo, como realizar a impermeabilização. Para se ter uma ideia, esse processo na laje pode ser feito de diversas formas, como:

  • Pinturas impermeabilizantes;

  • Manta asfáltica;

  • Telhas metálicas;

  • Fibrocimento.

Assim, uma manta aplicada pode ajudar com soluções que evitem o acesso de goteiras ou vazamentos, mas é importante tomar cuidado com a empresa que vai realizar o procedimento. Isso porque ela precisa ser uma especialista e identificar problemas logo no início, pois muitas vezes os problemas podem demorar a aparecer e isso pode gerar prejuízos.

Tinta térmica

A tinta térmica para telhado atua como um isolante térmico, ajudando a diminuir o calor na parte interna do ambiente.

Essa tinta é usada como uma alternativa para diminuir custos de galpões e residências com energia elétrica. Assim, as construções que procuram ser sustentáveis tentam trazer diversas formas de inovar para evitar o uso da energia elétrica promovendo a sustentabilidade de água entre outros recursos.

Nesse contexto, vale frisar que essa tinta ajuda com a sustentabilidade por ter uma produção diferenciada, ela ainda reflete 95% dos raios solares, impedindo que o calor se distribua dentro do ambiente.

Para se ter uma ideia, o uso desa tinta térmica pode diminuir o uso de aparelhos elétricos como os ares condicionado, reduzindo o custo na energia elétrica.

Como funciona?

Essa tinta é produzida por diversas microesferas, mais conhecidas como nanopartículas, que ajudam a impedir a passagem do calor ou radiação solar.

Em muitos casos também é usada uma mistura de resinas ou pigmentos que geram o resultado de um isolante térmico. A tinta térmica pode ser aplicada em produtos distintos como de madeira, aço, alumínio, entre outros.

Dentre as suas vantagens, possui uma redução de até 35% de ruídos de chuva e temperatura do ambiente.

Em muitos casos é utilizado a telha transparente que tem a mesma função, porém, traz um ambiente claro gerando 100% da luz na natural, seja em varandas, áreas de lazer, garagens ou até mesmo em galpões.

Telhas transparentes

Já com relação as telhas transparentes, é possível encontrar inúmeros modelos delas, feitas de materiais diversos.

Algumas que tem a função transparente, em policarbonato ou vidro. Confira nos tópicos a seguir mais informações sobre essa opção.

  1. As telhas de vidro possuem cerca de 3 a 5 milímetros de espessura e podem ser produzidas por vidro temperado ou laminado, que ajudam na duração do produto.

    Geralmente ela é encontrada com uma diversidade imensa de formatos, cores e tamanhos.

    Essas telhas possuem uma resistência de alta qualidade tendo uma manutenção fácil e ágil. O valor de telhas varia de acordo com a instalação, mas costuma ter um custo acessível.

  2. Já as telhas de policarbonato possuem um material de carbono, como o próprio nome já deduz. Ela é um plastico duro, mas costumam ser leves e bonitas.

Madeira para o telhado

Na hora de aplicar o telhado é necessário ter uma estrutura, todo esse processo precisa ser levado em conta e avaliado junto ao especialista do projeto, para que na hora da execução não haja imprevistos.

A madeira para telhado é aplicada e fixada como base e é responsável pela sustentação de todo o produto.

Para que não haja problemas de cupins, e para que a madeira não apodreça é importante verificar o material ideal para o ambiente em que irá usar, seja ele externo ou interno.

Existem diversas madeiras como massaranduba, cupiúba, pinus, entre outras, que podem ser utilizadas para a fabricação desse item.

Cada uma com uma finalidade, peso, custo, ambiente e flexibilidade diferentes.

Por ter tipos variados desse material é necessário que exista um conhecimento básico para comprar a madeira certificada, de forma a evitar problemas como fungos.

Forro de madeira

O forro de madeira, mais conhecido como forro de cedrinho é uma opção muito acessível para empresas e residências.

Essa opção é um forro aconchegante e visualmente bonito, podendo ser criado de diversas formas por ser um item moderno, clássico ou rústico.

O cedrinho cumpre com a função de manter o ambiente uniforme, esconde fiações e vigas da estrutura, na qual também auxilia na temperatura do ambiente.

Vigas

As vigas são as estruturas que dão toda a sustentação do local. Elas ficam apoiadas nas colunas e sobre as paredes, junto da alvenaria, colunas e etc.

Cada viga possui um bloco de concreto que ajuda a sustentar e distribuir o peso da laje para as colunas. Essas vigas costumam se localizar entre duas colunas, na maior parte dos casos tendo uma largura de acordo com a parede.