Materiais e equipamentos para estrutura residencial

Independentemente do tamanho do projeto ou das dimensões da construção, há alguns materiais e ferramentas que podem ser usados em todos os tipos de estrutura.

Para a base dos projetos ou para a popular sapata na construção civil, materiais como a viga de ferro preço são fundamentais para compor e reforçar as estruturas.

Da mesma forma, todas as construções, (pelo menos as convencionais), necessitam de argamassa e materiais básicos como areia ou pedra, por exemplo.

Neste contexto, ferramentas que ajudam a instalar as vigas ou a misturar os materiais de construção são fundamentais.

Se o caso envolver alguma reforma em uma situação de trabalho na altura, então, contar com o apoio de uma locadora de andaimes é uma uma opção interessante para proporcionar um suporte melhor para os profissionais da construção civil.

Na linha dos equipamentos para trabalho em altura, também não dá para esquecer de detalhes como os equipamentos de proteção individual – (EPIs) – dos colaboradores, como máscaras, botas de borracha e cintos de segurança. Assim como os andaimes, também é possível locar esse tipo de recurso.

Vai começar uma nova obra ou dar continuidade na sua reforma? Continue lendo este artigo e conheça alguns materiais/equipamentos que você pode usar para construir a estrutura do seu projeto.

Materiais e ferramentas fundamentais

Em algum momento da obra, os profissionais da construção civil vão precisar de um andaime. Esse tipo de recurso é mais usado nas obras que envolvem edificações, no entanto, é um aparato tão básico que pode ser considerado fundamental na construção civil.

Da mesma forma, uma viga de ferro preço é um material de construção básico para qualquer tipo de estrutura – que pode depender de diversos tipos de matérias-primas.

Para construções sustentáveis, por exemplo, as madeiras e suas variações são materiais básicos na construção e na reforma também.

Já para projetos que estão localizados em espaços que exigem maior equilíbrio térmico, contar com elementos que compõem uma estrutura metálica residencial é uma alternativa.

Na prática, esse tipo de estrutura pode incluir vigas, itens de acabamentos como janelas e portas de metal, ou até mesmo telhas.

Investir em materiais de metal na construção civil, inclusive, pode proporcionar várias vantagens para seu projeto, como, por exemplo:

  • Maior produtividade no uso de materiais;

  • Otimização do tempo da obra;

  • Ótimo isolamento termoacústico;

  • Versatilidade nas dimensões e espessuras das peças.

Além da viga de ferro, há outros exemplos de materiais que podem compor esse tipo de estrutura. As chapas de ferro que compõem uma estrutura metálica para telhado, por exemplo.

Aliás, contar com uma estrutura de metal para cobrir o telhado é uma opção interessante no sentido de incentivar a resistência e a proteção da cobertura contra as intempéries e outras situações como corrosão contra materiais.

Há inclusive, alguns tipos de telha que são preparadas exatamente por isso, como a telha sanduíche de metal, por exemplo, que conta com duas versões.

As vantagens de ter uma estrutura metálica ou um telhado de estrutura metálica  são inúmeras dentro de um projeto, como:

  • Ótimo acabamento estético, sem ajustes na pintura das telhas/outros materiais;

  • Baixo custo em relação a outros materiais;

  • Agilidade na instalação;

  • Proteção contra incêndio, corrosão e desgastes naturais.

Locação de andaimes e martelete: vale a pena investir?

Para obras de grande porte, geralmente, a demanda de equipamentos é muito maior do que para obras de curta duração.  Neste cenário, a locação de equipamentos e ferramentas de construção pode ser uma opção interessante.

Uma locadora de andaimes, por exemplo, pode trazer, entre outros benefícios, economia para seu projeto. Além disso, as empresas de locação também costumam instalar o andaime e cuidar da manutenção e troca do  equipamento.

Em obras de longa duração, investir na locação de equipamentos é benéfico não só pela praticidade mas também pela redução do trabalho nas operações logísticas.

Neste contexto, a locação de martelete preço também é uma ótima opção  para otimizar o tempo e os custos da obra.

Na prática, um martelete é  uma ferramenta que funciona como uma espécie de martelo que é usado para perfurar e demolir as cerâmicas que ficam espalhadas em uma obra de construção.

É muito comum usar essa ferramenta para demolir as colunas de concreto, além dos pisos e vigas.