Máquinas eficientes ajudam na construção civil

A verticalização dos grandes centros urbanos obrigou os empreendedores imobiliários a se prepararem para atender os mais diferentes projetos arquitetônicos.

A especialização da mão de obra, em conjunto com o uso de equipamentos que proporcionam facilidade e rapidez no desenvolvimento das obras, foi fundamental para que prédios residenciais e comerciais pudessem ser erguidos de forma ágil e segura.

Munck alia segurança e praticidade

Nesse contexto, diversos veículos e equipamentos devem estar à disposição das equipes de trabalho para que as obras possam transcorrer de forma célere e contínua, sem percalços pelo caminho pela falta de um deles.

Entre os variados veículos encontrados nos canteiros de obras, podemos destacar o caminhão munck, a retroescavadeira, caminhões com caçamba e serviços primordiais, como a terraplanagem e retirada de entulho.

Com um planejamento eficiente, é possível ter à disposição os mais variados equipamentos para agilizar as construções e permitir um trabalho seguro e dinâmico.

Nesse cenário, a locação de equipamentos, por exemplo, torna o investimento muito mais barato, pois permite ter à disposição equipamentos adequados aos serviços que são realizados dentro do canteiro de obras.

Da mesma forma, a disponibilidade de operadores técnicos que fazem uma vistoria do projeto e indicam o equipamento ideal para cada obra é primordial nesses espaços.

Por isso, é importante validar, por meio de inspeções técnicas, o ambiente em que cada equipamento será utilizado. Isto serve para a preparação do terreno, o deslocamento de materiais de construção e o suporte oferecido por cada tipo de veículo disponível no ambiente de trabalho.

aluguel de caminhão munck, por exemplo, permite que materiais pesados possam ser transportados com facilidade entre os pontos de distância e altura a que são submetidos fazer a operação ser um sucesso.

Podendo ser adaptados de acordo com o peso do material a ser carregado, este tipo de transporte pode oferecer diferentes guindastes para içamento das peças a serem encaixadas nas partes mais altas dos empreendimentos imobiliários.

Por isso seu uso alia praticidade e segurança no local em que seu uso é necessário.

Já no caso de serviços de caminhão munck, colunas e vigas podem ser erguidas em alturas que variam de dez a até trinta metros de altura e com patolas ajustadas para içar pesos entre quatro e vinte e cinco toneladas.

Por ser um meio de transporte que une segurança e praticidade, é possível utilizar este tipo de veículo também para a instalação da rede elétrica do empreendimento imobiliário, aliando a praticidade de poder carregar o peso de postes para instalação, com o içamento de operadores em guindastes adaptados para operações de técnicos eletricistas em serviços aéreos.

O uso do caminhão munck dentro de um canteiro de obras também permite diversas operações, que se tornam fundamentais quanto ao desenvolvimento do empreendimento.

Entre os seus serviços e importância é possível destacar os seguintes itens:

  • Carregamento e descarregamento de material pesado;
  • Alcance de locais de difícil acesso;
  • Produtividade superior no andamento das obras;
  • Movimentação de cargas com agilidade e eficiência.

Canteiro de obras eficiente

Dentro do desenvolvimento das obras, é preciso que outros veículos sejam utilizados para que se possa ter um aproveitamento maior, tanto da área disponível para construção, quanto na agilidade da mão de obra encarregada pelo serviço.

Desse modo, antes de realizar a fundação de uma construção, é preciso fazer a terraplanagem do local, fazendo os acertos do terreno e realocando montes de terra entre os pontos que precisam ser preenchidos e os excessos que precisam ser retirados, deixando todo o terreno plano para receber a obra que será instalada.

Todo esse trabalho de remoção de terra deve ser feito com um maquinário próprio, deixando um canteiro de obras eficiente e de acordo com o projeto apresentado por engenheiros e arquitetos.

Na parte da remoção e realocação de terra, o mais comum é ter à disposição uma retroescavadeira, que tem a possibilidade de fazer o trabalho não apenas de terraplanar um terreno, mas também pode fazer escavações para a instalação de tubulações de água e esgoto, definir guias e assentar o solo.

Com todo o trabalho em andamento dentro do canteiro de obras, é preciso ainda destinar de maneira correta os resíduos sólidos para aterros sanitários ou terrenos devidamente preparados para receber todo material que não será mais utilizado dentro do canteiro de obras.

Para isso, o mais comum é ter à disposição um caminhão de caçamba de entulho, que fica à disposição diuturnamente, fazendo o transporte de terra, madeira e outros restos de obras que podem ser utilizados em outros espaços.