Locações relevantes para o andamento de uma obra

Uma obra precisa de muitos tipos de equipamentos para executar diversos tipos de ações, e, muitas vezes, a aquisição do maquinário não é uma forma eficiente de solucionar o problema, pois as empreiteiras trabalham com diversos tipos de projetos e nem sempre o mesmo equipamento irá responder às necessidades de vários projetos.

Por conta disso a locação é o meio mais eficiente que as empreiteiras encontram de ter o equipamento que precisam economizando no orçamento, pois se a necessidade muda é só solicitar a mudança do equipamento alugado, respondendo à demanda da obra sem ter gastos brutos.

Vamos ver durante este artigo os principais equipamentos alugados para suprir à necessidade das empreiteiras em obras.

Conheça os diferentes tipos de Guindaste

locação de guindaste é um meio em que as empreiteiras têm optado para suprir a alta demanda que este equipamento tem em uma obra.

Basicamente a função deste produto é elevar objetos – muitas das vezes com peso elevado – até alguma parte da edificação que está sendo construída ou reformada para que essa peça possa ser trabalhada a partir dali.

E para cumprir essa função existem muitos tipos de guindastes, vamos ver alguns dos modelos mais comuns em obras.

Munck

locação de caminhão munck é feita em obras que necessitem transportar peças pesadas dentro do canteiro.

O guindaste desse modelo fica posicionado em cima de um caminhão, por isso o nome “caminhão munck”, ele permite que o guindaste prenda a peça e que transporte (o guindaste e a peça juntos) por todo o canteiro.

Esse é um equipamento muito funcional que apresenta vários benefícios para uma obra, tendo uma alta procura por locação.

Guindaste pinça

Esse modelo, como o próprio nome sugere, possui os braços no formato de pinça, que permitem içar, com maior segurança, diversos tipos de equipamentos, essa pinça tem a função de, literalmente, abraçar o equipamento que precisa ser elevado.

É um equipamento muito utilizado em peças com valor alto ou que precisem de uma delicadeza a mais no içamento, como peças de vidro e produtos eletrônicos muito pesados.

Fora os modelos aqui abordados existem muitos outros no mercado, como:

  • Guindaste multiangular;

  • Guindastes pórticos;

  • Guindaste florestal;

  • Guindaste autopropelido.

Como vimos, o aluguel de guindaste é um meio muito efetivo de utilizar este equipamento tão fundamental para obras e por conta disso é possível escolher entre os modelos aqui abordados que atendam às demandas da obra.

Demais equipamentos que podem ser alugados

Demos uma atenção especial para a locação de guindastes e agora vamos falar um pouco sobre outros equipamentos que estão disponíveis para locação no mercado.

Pá carregadeira

A locação de pá carregadeira faz com que o transporte de insumos de pequenas partes sejam feitas de forma muito rápida.

Esse maquinário é, basicamente, um trator com uma pá na frente e pela força motriz que o trator oferece é possível transportar grandes quantidades de praticamente qualquer material, em uma única viagem.

As principais utilizações deste equipamento são em construções civis.

Retroescavadeira

A locação de retroescavadeira é muito importante para construções em áreas urbanas, esse equipamento funde diversas funcionalidades de outros dispositivos, tornando-se um dispositivo extremamente versátil.

Ela pode trabalhar em construções que necessitem de nivelamento, transporte de cargas, retirada de desejos e até em furações para passagem de esgoto.

Um dos principais benefícios destacados por quem utiliza esse equipamento é a durabilidade, mesmo sendo um dispositivo com várias funções, requer pouca manutenção ao longo do tempo.

Rolo compactador

locação de rolo compactador geralmente é feita quando a empreiteira necessita realizar o nivelamento de vias ou asfaltos ou para terras que estejam desniveladas.

É um equipamento que exige muito cuidado durante o seu manuseio, pois pode oferecer riscos às pessoas no ambiente.

Trator

O trator é uma outra peça que se torna fundamental quando a obra é executada em um terreno de difícil acesso, fazendo o transporte correto dos colaboradores e, dependendo do trator, de certos materiais que não sejam tão pesados e não atrapalhem sua locomoção.

A locação deste equipamento tem se tornado muito popular no meio agrícola também, que na necessidade de reduzir custos, tem optado pela locação deste equipamento ao invés de adquiri-lo, o que demanda uma parte do orçamento para manutenções.