Laudos e processos importantes em uma construção

Quem está construindo precisa providenciar alguns documentos importantes para que a obra não seja embargada e o proprietário não venha a ter problemas.

No entanto, principalmente, pessoas que estão construindo por conta, têm muitas dúvidas com relação a quais são os laudos necessários e como fazer para consegui-los.

Se essas também são suas dúvidas, acompanhe este artigo que traz algumas dicas sobre como proceder para que sua construção transcorra normalmente.

Por que optar por uma empresa especializada?

O primeiro passo para conseguir qualquer tipo de laudo ou licença para o seu projeto de construção é contar com a ajuda de uma empresa especializada.

Essas empresas oferecem apoio durante todo o decorrer do projeto, desde o início até a entrega final da obra. Portanto, estão aptas e acostumadas com os trâmites de uma construção.

Um empresa de projetos de engenharia civil, oferece vantagens como:

  • Redução de custos;
  • Responsabilidade total da empresa;
  • Profissionais qualificados para o projeto;
  • Não precisa cuidar de partes burocráticas;
  • Mais segurança para a obra;
  • Respeito ao prazo de entrega.

Essas são as principais vantagens para quem contrata uma empresa especializada em construções civis. Além de conhecer as vantagens para contratar essas empresas, conheça no próximo tópico alguns processos de trabalho presentes na construção.

Processos que envolvem o andamento das construções

A construção civil é um setor industrial que cresce a olhos vistos, mas apesar de parecer ser algo simples, é bem complexo e exige alguns procedimentos que podem ser bem difíceis e burocráticos.

A emissão de alguns laudos importantes é um exemplo da burocratização das construções, sem esses laudos, permissões e vistorias, as obras podem ser embargadas.

Além disso, é necessário que o responsável pela obra tenha todo um cuidado ambiental com o local da construção, para evitar prejuízos ambientais irreparáveis.

Quanto maior a obra, mais cuidado. O planejamento correto é uma complexidade que também faz parte das construções e precisa ser realizado por pessoas competentes.

Um exemplo disso é o levantamento planialtimétrico, que trata-se de um levantamento topográfico, sendo um estudo que descreve o terreno em uma planta ou carta.

Não é recomendado realizar uma construção sem esse levantamento que é realizado por um profissional especializado, além disso, esse profissional faz uso de equipamentos específicos. Esse levantamento é importante para garantir que a construção seja segura e para auxiliar melhor quanto ao surgimento de imprevistos.

Na engenharia civil existem diversos tipos de profissionais importantes e cada um deles oferece um serviço específico para a obra.

Quando pensamos na construção civil, logo nos vem à mente uma imagem limitada disso, relacionada à construção física de um projeto, sem nos darmos conta de que há outros profissionais envolvidos, além de engenheiros, mestres de obra e pedreiros.

Um exemplo disso são os serviços topográficos, que realizam estudos dos acidentes geográficos por meio das medidas altimétricas que representam os pontos de interesse, e determinam, analiticamente, as medidas de área e perímetro, localização e orientação, bem como qualquer tipo de variação presente no terreno.

Esse trabalho é muito importante e garante muito mais segurança e qualidade para a construção.

Mas, além desses processos importantes, outro procedimento muito importante para a realização de uma obra é o licenciamento ambiental.

Trata-se de um procedimento onde o órgão competente autoriza a realização de uma obra em determinada localização, estabelecendo condições, restrições e medidas de controle que devem ser obedecidas pelo responsável pela obra.

Esse instrumento é obrigatório pela Lei n° 6.938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente. Qualquer atividade considerada potencialmente poluidora, precisa possuir esse licenciamento e existem diversos tipos dele, como:

  • Licença Prévia;
  • Licença de Instalação;
  • Licença de Operação;
  • Licença de Pesquisa Sísmica.

Os órgãos emissores desse licenciamento podem ser federal, estadual ou municipal. Isso vai depender do tamanho do impacto da obra que será realizada, para definir qual órgão será competente.

Como você pôde ver, uma construção vai um pouco mais além de tijolos, cimento e equipamentos. Para dar andamento tranquilo a sua obra, o ideal é estar dentro dos conformes e com todas as autorização e licenciamentos em mãos.

Esses documentos, você percebeu, são obrigatórios, por isso verifique tudo o que é necessário antes de botar a mão na massa. Dessa forma, você consegue garantir a segurança e qualidade do seu projeto, colaborando com a preservação do meio ambiente.