De que maneira o concreto pode ser utilizado na construção?

A construção civil emprega cada vez mais os avanços tecnológicos em seus processos, essas tecnologias auxiliam para que as edificações sejam finalizadas com maior rapidez.

Mesmo assim, ainda existem alguns materiais que são tradicionais por sua simplicidade, confiabilidade e custo. Esse é o caso do Tijolo baiano. Podem ser furados ou maciços, são fabricados com argila avermelhada e cozidos.

Os primeiros vestígios do uso desse material datam de mais de 3000 a.C. e até hoje são o principal material usado nas construções.

Eles tem um alto desempenho térmico, além de serem um dos mais baratos quando comparados a outros tipos de material, mas possuem uma baixa resistência a cargas estruturais.

As ranhuras que encontramos nesse modelo ajudam a argamassa a penetrar nesses espaços dando maior aderência e um melhor resultado na construção.

A resistência dos blocos de concreto

Agora se você optar por um material mais resistente o Bloco de concreto pode ser a melhor opção.

Feito de cimento, água e outros materiais agregados, como pedriscos e areia, podem ser produzidos no próprio canteiro de obras por não exigirem a queima.

Eles oferecem uma grande vantagem nas construções que utilizam madeira, pois repelem possíveis infestações.

Mais resistentes ao vento, também são ótimos isolantes térmicos, sonoros e evitam a propagação das chamas em caso de um incêndio.

Existem também as desvantagens na utilização desse tipo de material, pois eles podem apresentar vazamentos por não serem impermeáveis.

O custo dos blocos são altos comparados a outros materiais de construção, variando o preço de acordo com a região e sua escavação para instalar fiação e tubulação é mais complicada.

A acessibilidade nas construções

Uma outra característica que está sendo cada vez mais discutida na área da construção civil e arquitetura é a acessibilidade.

O Piso direcional de concreto ou piso tátil, está cada vez mais presente em estabelecimentos públicos e terminais de transporte. Eles foram criados no Japão e vêm sendo utilizados no Brasil desde 2004.

Esses pisos tem a função de auxiliar a caminhada das pessoas com deficiência visual, crianças, idosos e até mesmo turistas.

Os pisos táteis não funcionam sozinhos como revestimento, eles fazem uma composição de peças que auxiliam em caminhada segura e com autonomia.

Apresentam dois tipos de relevo, um com função direcional para guiar através de uma trilha e o de alerta que pode indicar um obstáculo no caminho ou outras opções de direção.

Tecnologias usadas na construção civil

Conheça as inovações que mudarão o modo de pensar e trabalhar nos canteiros de obra nos próximos anos.

O século XX foi uma época de grandes descobertas que mudaram nossa maneira de trabalhar e interagir com nosso meio.

Grandes avanços tecnológicos possibilitaram a concretização de novas ideias que antes eram impossíveis de serem executadas.

No começo do novo milênio, esses avanços continuam a surpreender e tornar realidade, projetos que antes pareciam sair de um filme de ficção científica tanto para estruturas, acabamentos e Pisos.

Conheça agora algumas tecnologias que estão se tornando realidade ou já estão em uso:

  • Tijolos ecológicos: sustentáveis e mais resistentes que os tijolos comuns, apresentam diversas opções para tornar as obras menos poluentes e nocivas ao meio-ambiente;
  • Telhas solares: possuem células fotovoltaicas inseridas em sua estrutura, absorvem energia solar, e além de garantir abrigo das intempéries, geram energia elétrica;
  • Concreto sustentável: indispensável na construção civil, é produzido a partir do reaproveitamento de outros elementos, como madeira, vidro e outros refugos de demolição;
  • Maquete digital: feitas no ambiente virtual auxiliam no projeto da obra e podem calcular volume de material, além dos cálculos estruturais;
  • Concreto translúcido: constituído de fibras ópticas que permitem a entrada de luz no ambiente, necessitando de menos dependência de luzes artificiais e, como consequência, um menor consumo de energia;
  • Sensores trajáveis: compõem parte do vestuário do profissional para conferir maior segurança. Estão presentes em relógios com sensores que monitoram as funções do organismo alertando para aumento de temperatura ou sinais de exaustão, por exemplo.

Investindo em sustentabilidade

Construção robusta com qualidade e respeito ao meio ambiente. O concreto está presente para fazer um mundo mais seguro e ecológico.

Seja na forma de um Bloquete de cimento ou em um tijolo ecológico, o concreto compõe a maioria das construções presentes em nossas cidades, atualmente.

É leve, resistente e pode ser adaptado para criar novas formas e estruturas, proporcionando maneiras inovadoras e criativas na construção dos prédios e edificações das nossas cidades, seja para levantar uma parede ou fazer uma escada de concreto material pode ser o aliado para dar vida às suas ideias.