Ferro nas mais diferentes construção arquitetônicas

Os custos de uma obra da construção civil são descritos em seus mínimos detalhes. Os materiais utilizados são determinantes para a segurança da estrutura do imóvel e a adaptação ao projetos desenvolvidos, em conformidade com as especificações técnicas empregadas pela arquitetura e engenharia.

As construtoras e incorporadoras trabalham com materiais específicos para atender a demanda de imóveis conforme a necessidade da população.

De acordo com a região urbana, o clima local e o estilo proposto para qual o projeto é desenvolvido, são utilizados materiais diferentes em cada situação.

O que não é dispensado de forma alguma é a presença de materiais metálicos, da estrutura de sustentação a equipamentos de segurança de um imóvel.

O ferro, o aço e as mais diversas variantes estão presentes de alguma forma, com diversos benefícios, entre os quais podem ser destacados:

  • Redução nos custos da obra;
  • Preservação do meio ambiente;
  • Melhor aproveitamento de espaço;
  • Projetos ousados e criativos.

Os metais presentes na construção civil podem combinar com diferentes materiais, como os projetos de alvenaria, madeira e composição com vidro.

Até mesmo objetos de acabamento e decoração recebem o ferro e o aço em sua composição, com possibilidade de uso de tintas específicas para destacar ou encobrir a presença de material tão nobre.

Projetos aproveitam construção com estruturas formadas

Muitos centros urbanos possuem imóveis que não recebem manutenção há muito tempo. Em algumas situações, a única solução é a demolição e a separação de resíduos sólidos da construção civil em obras específicas.

Muitos imóveis podem ser adaptados para uma estrutura moderna, com aproveitamento da sustentação eficiente provocada pela combinação entre concreto armado e ferragens.

Isso vai do solo ao telhado, em que é preciso apenas o trabalho de impermeabilização de laje antiga com produtos apropriados para reforçar a proteção de toda o imóvel.

A instalação de um telhado garante ainda mais que a umidade provocada pela chuva não atingirá as paredes internas, provocando mofo ou bolor. O mercado da construção civil oferece ainda tintas especiais e acabamentos como azulejos que reforçam essa proteção.

Na parte externa do imóvel é possível empregar elementos estruturais que evitam o acúmulo de água em pontos específicos.

A implementação de calhas e rufos sobre o telhado e os muros, respectivamente, é possível direcionar para galerias ou mesmo uma cisterna doméstica, empregando uma característica sustentável ao empreendimento imobiliário.

Aqui temos o exemplo de uma vertente metálica muito bem utilizada no setor da construção civil. Esses equipamentos são fabricados a partir de aço galvanizado, que possui maior resistência a agentes que enferrujam o metal.

A aplicação de tintas sintéticas ou automotivas pode ser um acabamento que dá um toque personalizado à obra.

Proteção por toda a extensão residencial

Muitas casas e prédios construídos há tempos possuem muros baixos, o que permite a invasão de pessoas mal-intencionadas a qualquer momento do dia.

Para garantir a proteção de moradores e demais usuários, a arquitetura moderna complementa junto ao projeto a instalação de um gradil de ferro fundido por toda a extensão, reforçando a segurança patrimonial.

Esse modelo pode ser variado, com desenhos exclusivos e desenvolvidos por profissionais que trabalham com serralheria imobiliária.

Essa melhoria valoriza o imóvel quando o mesmo é disponibilizado para compra ou venda, o que vale o investimento por parte dos proprietários ou da construtora ou incorporadora.

Para facilitar a automatização residencial, outro elemento metálico muito comum em estruturas imobiliárias é o portão de aluminio para garagem com entrada social.

Os projetos arquitetônicos que fazem essa adaptação reconhecem o reforço de segurança, além da beleza empregada na fachada e se destacando na vizinhança.

Cobertura de garagem resistente e funcional

Os empreendimentos imobiliários construídos para atender projetos condominiais contam com diferentes tipos de estacionamento.

Por isso, a presença de uma estrutura metálica com cobertura eficiente para os veículos dos moradores torna o ambiente mais protetivo, com eficiência e baixa manutenção.

Sobre as estruturas diferentes elementos podem ser aplicados, como telhas metálicas galvanizadas ou de policarbonato. Tudo dependerá das características empregadas na arquitetura do condomínio, seguindo uma padronização estética agradável.

Para garantir a privacidade em ambientes compartilhados, as janelas podem receber elementos funcionais, mesmo que seja necessário o conserto persiana externa de metal em um período de manutenção corretiva.

Esse modelo é moderno e oferece uma nova perspectiva de privacidade, mesmo que esteja disposto no lado de fora da janela. A sua abertura ocorre apenas na parte interna, o que garante ao morador que a abertura seja realizada apenas quando for necessário.

Os produtos metálicos estão presentes no cotidiano da construção civil e são importantes de variadas formas, sendo utilizados nos mais diferentes projetos arquitetônicos.