O que fazer com o entulho de uma obra?

Quando começamos uma obra, do momento em que ela é iniciada, até seu fim, seu funcionamento infelizmente faz muita sujeira e também acumula muito lixo, dejetos e entulhos, pois há muitos tipos de materiais.

Seja uma escada vazada de concreto, madeiras podres e afins, cada tipo de material e suas propriedades devem ser jogadas em locais específicos e também em lixeiras diferenciadas, assim como é feito com lixos recicláveis.

E para que isso seja possível, existem diversos tipos de saídas, uma mais específica que a outra, para que elas possam ser contratadas e usadas para todos os fins que podem oferecer essencialmente.

Então, para que você entenda mais como se livrar de entulhos e afins de uma construção, leia este artigo e acompanhe todas as dicas para que seja possível fazer a escolha mais sensata possível.

Aluguel de máquinas

Um dos mais usados, principalmente para grandes estruturas é o aluguel de materiais. Supondo, é possível fazer o aluguel mini escavadeira, um material usado em obras justamente para carregar cargas como essas, além de terras, elementos necessários e afins.

Algumas de suas vantagens são:

  • Terraplanagem
  • Nivelamento de solo
  • Carregamento de terra
  • Carregamento de caminhões e outros veículos
  • Escavação
  • Remoção de entulhos

Ou seja, além de ser uma máquina moderna e de última geração, é possível funcione em diversas ocasiões.

Falamos também em aluguel, pois como esse maquinário é pesado e não é usado em todos os momentos de um processo de edificação, a melhor escolha é ter esse equipamento novo, reparado e que não causa problema.

E é nesse ponto que a locação chega. Com todos as possibilidades e escolhas que podemos ter, não vale tanto a pena comprar, tanto que quando o trator quebra, quem faz todo seu tipo de arrumação é a empresa locadora. Ou seja, menos um problema para você.

Claro que é possível pegar um retroescavadeira a venda e aproveitá-la imensamente, mas a maioria de construtoras e afins optam por outro tipo de serviço, como já falamos. A escolha é totalmente sua.

Caçamba e seus benefícios

Já a caçamba também é uma outra forma de juntar seus entulhos. Ela possui basicamente uma finalidade, que é garantir o espaço e o local para onde será transportado. Ou seja, é um objeto que além de acomodar os dejetos, já ajuda na leitura das empresas especializadas em descarte.

É possível ligar para um disk caçamba para entender todo o seu funcionamento e como ele ocorrerá no seu caso.

Sua finalidade é realmente muito voltada somente para um ponto, principalmente para construções e reformas, justamente por ser uma saída muito fácil para jogar e já retirar todos os dejetos.

Lembre-se que antes de alugar esse serviço é importante pesquisar sobre a empresa que irá realizar esse trabalho conjuntamente com você, pois ela deve possuir uma lista de licença que são necessárias para atuar nesse ramo.

Algumas vantagens do aluguel de caçamba são:

  • Carreamento de detritos e outros tipos de elementos até aterros e usinas
  • Coleta de materiais recicláveis
  • Recolhimento de detritos orgânicos
  • Recolhimento de escombros, terras e restos de desmoronamento
  • É muito usada em locais rurais para adubo e plantação
  • Preço baixo
  • Poderá alugar quantas forem necessárias
  • Entre outros

Ou seja, seu entulho será destinado para local que possam por lei, tentar reciclar o máximo de material que puder e também descartar os inúteis da melhor forma que for possível.

Faça você mesmo

Mas, caso você mesmo queira jogar suas coisas fora e não alugar nenhum tipo se serviço, você pode optar pelo papa entulho, que é um tipo de ponto de entrega voluntária que recolhe materiais como podas de árvores, recicláveis, resíduos de construção, etc.

Ele recebe diariamente um metro cúbico por pessoas de dejetos e não há limite de dias. Ou seja, é possível ir ao local diariamente entregar seus entulhos para as caçambas.

É uma saída mais barata, mas você deve entender se vale a pena ou não para você, pois o carregamento será por sua conta.

Essas são algumas opções possíveis e mais facilitadas para que você possa ser consciente no momento de sua obra.

Com todas essas dicas é essencial entender qual escolha fazer e também que o meio ambiente irá agradecer pela sua compreensão e consciência.