Economize energia com pequenas reformas em sua casa

Você gostaria de reduzir o consumo de energia em sua casa? Através de pequenas reformas, você pode reduzir significativamente o consumo e aumentar a economia de energia.

Com pequenas mudanças fáceis e muito práticas, você aumentará radicalmente a conservação de energia em sua casa.

Além disso, com essas reformas para economizar energia, você não só reduzirá os custos de consumo, mas também contribuirá para proteger o planeta e o meio ambiente.

Continue lendo nosso post e descubra quais reformas são as mais adequadas para conseguir isso.

Economia de energia: painéis solares

Uma forma muito interessante de economizar é por meio da instalação de painéis solares para garantir o abastecimento de energia sem ter de usufruir da energia proveniente da rede tradicional.

Os painéis solares ajudam a reduzir o consumo de gás para aquecer água, por exemplo.

Aposte lâmpadas LED

A tecnologia LED é mais eficiente e durável (verdade que o investimento inicial é maior), mas você deve pensar que isso representa uma economia de até 90% em relação às lâmpadas halógenas.

Elas não contêm mercúrio nem chumbo, não produzem radiação ultravioleta, consomem menos CO2 por consumirem menos energia e os componentes são recicláveis.

Portanto, não perca mais tempo e substitua qualquer lâmpada por LED.

Medidas de isolamento térmico

Para evitar perdas de calor ou a entrada de frio na casa, é melhor atualizar ou implementar medidas de isolamento que evitem esta situação, isso reduzirá significativamente a economia de energia em casa.

Algumas das medidas podem ser a utilização de tinta térmica, tanto no exterior como no interior das paredes, a utilização de vidros duplos nas janelas, ou a aplicação de calafetagem para melhorar o fecho das portas.

Isole os tetos com folhas de fibras minerais ou fibra de vidro, ou use tintas especiais que desviem o calor.

Tanto na cozinha quanto no banheiro: limitador de fluxo

Uma reforma ou investimento com o qual você vai economizar água: instale torneiras com regulador de vazão embutido.

Existem também acessórios para os instalar nas torneiras que você já tenha, mas se pretende atualizar a imagem da cozinha e do banheiro, mudar as torneiras e apostar num modelo que tenha este tipo de sistema integrado é uma boa opção.

Esse acessório permite que menos água saia através do jato,  economizando até 50% e ajudando a economizar energia, pois 50% da água usada em casa é água quente. então se a vazão for reduzida, a quantidade de água a ser aquecida é reduzida.

Renovação de cozinha: eletrodomésticos com etiqueta energética A +, A ++, A +++

Na cozinha, o consumo de água e energia é alto. Já vimos como diminuir a quantidade de água, mas e a luz?

Os eletrodomésticos consomem muito: máquina de lavar louça, geladeira, forno, máquina de lavar, secadora… É fundamental adquirir modelos com etiquetas A +, A ++ ou A +++, que consomem entre 20 e 30% menos energia.

Um detalhe que importa é a organização da cozinha por zonas, ou seja, os elementos de aquecimento devem estar afastados dos elementos de refrigeração. 

Sistemas de ar condicionado

O aquecimento e o ar condicionado afetam, e muito, a conta elétrica da nossa casa e podem representar cerca de 50% do seu custo, mais ainda no inverno com aquecimento que chega a 70% do custo.

Como podemos reduzir isso? Com um trabalho simples (nem é uma reforma como tal), e que consiste em instalar um termostato para controlar e programar a temperatura no interior da casa.

Existem modelos inteligentes que podem ser controlados através da internet Wi-Fi e do seu celular para baixar a temperatura quando não há ninguém em casa ou ajustá-la no caso dos seus habitantes se encontrarem aí.

A iluminação inteligente é outro dos mecanismos mais modernos e atuais para poupar energia na sua casa de forma prática e simples.

Através deste sistema é possível regular e programar a iluminação (acender ou apagar), e ainda adaptá-la de acordo com a luz solar existente nesse momento e que entre pelas janelas.

Uma maneira fácil e funcional de regular o consumo de energia elétrica, e economizar no consumo de energia da sua casa sem dar conta.