Divisórias internas e externas na construção

Sem dúvidas, uma boa composição é imprescindível para qualquer lugar, em especial, para promover o conforto, funcionalidade e organização.

No entanto, há diversos recursos que podem ser empregados para atender a esses requisitos e por essa razão, é fundamental buscar com cautela. É o caso das divisorias de ambientes, que contam com diversos modelos.

Uma das principais vantagens promovidas pelas divisórias está, justamente, em uma melhor organização do ambiente e por esse motivo, são instaladas nos mais variados locais, desde empresas, até comércios e residências. Entre os modelos que podem ser encontrados, é possível citar:

  • Vidro;
  • MDF;
  • Drywall;
  • PVC.

O vidro é uma alternativa utilizada, principalmente, nos ambientes corporativos com as opções laminadas e temperadas por apresentarem maior resistência.

Muitas vezes o vidro é combinado com outros materiais e podem ser colocados em sistemas piso, teto ou, até mesmo, para portas de correr.

No entanto, para quem almeja um melhor isolamento acústico, o ideal é recorrer à aplicação de vidros duplos.

O MDF (Medium Density Fiberboard) é uma alternativa derivada da madeira, composto pela mistura de resinas sintéticas com fibras de madeira prensadas.

Uma das principais vantagens é a versatilidade, pois há grande variação de tons e também é uma opção que pode ser combinada com outros materiais para favorecer a decoração e funcionalidade no ambiente.

divisória de drywall corresponde a placas situadas em estruturas de aço, são chapas formadas com miolo de gesso e face em papel cartão.

A versatilidade também é uma característica de destaque deste material, principalmente pela possibilidade de gerar formas variadas com a aplicação de painéis duplos ou simples, com espessuras que também podem variar.

Para quem almeja melhores isolamentos térmicos e acústicos, o ideal é incrementar o sistema com enchimento de lã mineral.

De uma forma geral, há três tipos de placas que se distinguem pela tonalidade do papel cartão, sendo que a parte branca fica sempre voltada para o sentido do acabamento: branco, verde e rosa.

A variedade mais básica é a branca, sempre utilizada em paredes e forros de ambientes secos.

Já a verde, conta com aditivos fungicidas e silicone misturados ao gesso, por essa razão, é aplicado em locais úmidos, enquanto o rosa, por ter fibra de vidro na fórmula, é comumente utilizado em locais que exigem maior resistência contra o fogo.

Já a divisória de PVC tem durabilidade notória e montagem ágil, caso seja necessário deslocar as placas, o reaproveitamento também pode ser satisfatório.

De qualquer forma, é preciso averiguar quais são as principais necessidades do local a serem atendidas, principalmente para evitar prejuízos.

O que é tela moeda?

É interessante abordar a tela moeda inox, pois embora seja um tipo de tela amplamente utilizado para divisões externas, em especial, para portões, alambrados e grades, também é aplicada para a proteção de equipamentos em indústrias, grelhas para churrasqueiras, calhas e dutos para cabos elétricos, guarda-corpos e protetores para janelas e portas.

Sendo assim, é uma alternativa muito versátil, porém é fundamental que o interessado tenha consciência do modelo ideal de aplicação, pois diferentes aspectos podem ser divergentes entre as opções oferecidas, principalmente no que diz respeito ao diâmetro do furo, espessura do material e o peso por metro.

Conheça mais aspectos de telas perfuradas

A tela perfurada, conforme apresentado anteriormente, é muito requisitada em segmentos variados, mas os que mais se destacam são do setor farmacêutico, alimentício, construção civil e indústria mecânica. Isso se deve pela versatilidade do material, que se adapta às mais variadas necessidades.

Além da adaptabilidade, pode ser estruturada de forma direta e embora existam alternativas variadas de aplicação, de uma maneira geral, a manutenção não é muito requisitada, assim como a substituição do material.

Por mais que o uso seja muito visado como divisória, para meios estruturais e proteção esses itens acabam sendo muito aplicados, como para evitar quedas de locais altos.

Conforme se pode observar, a variedade está muito presente quando se fala de divisórias, porém, independentemente do modelo escolhido, é imprescindível sempre contar com uma instalação profissional.

Afinal, é a pessoa que conta com conhecimento adequado acerca dos materiais e procedimentos a serem aplicados na estrutura do estabelecimento em questão, ou seja, é válido citar que se trata de uma maneira de ter mais confiabilidade e qualidade nos resultados.