Dicas para você conseguir se destacar e ser um excelente gerente de obras

Gerenciar uma obra é uma função de estrema responsabilidade, por isso, é preciso saber como ser um excelente gerente de obra além de ter muita experiência com gestão de obras e projetos para ter sucesso e conquistar muitos clientes. Afinal de contas, o mercado de construção está cada vez mais competitivo. 

De fato, são muitos detalhes que um gestor de construção ou encarregado precisa ficar atento. É preciso analisar, gerenciar a equipe e verificar se tudo vai ocorrer dentro do prazo. Aliás, prazos na obra são casos sérios.  Se você quer ser um gerente de obras de alta qualidade mais e mais, leia o texto completo!

Seja um excelente gerente de obras seguindo regras

Um bom gerente de construção sempre está atento às regras da obra. Estar cuidando dos planejamentos e execução das construções, manter a organização e controle da obra são tarefas indispensáveis. 

A melhor maneira de cumprir tudo à risca é tento tudo anotado. Mesmo que seja um rascunho que só você gerente entende, é melhor ter cuidado e manter as regras na obra.

É preciso orientar as equipes de trabalho, analisar os recursos que estão à disposição e manter o orçamento da obra sem desperdício de materiais. Além de tudo, existe o zelo pela segurança no trabalho de toda a equipe. 

Caso o gerente não seja um técnico de segurança, é sempre bom ter o auxílio de um profissional especializado monitorando a obra.

Seja organizado

O gerente de obras é responsável por manter a organização no canteiro de obras, então é preciso estar monitorando se os operários não estão fazendo bagunça. Alguns, deixam ferramentas jogadas e sujas, deixam uniformes e outros objetos na obra.

Um bom gerente deve manter a obra sem esses detalhes negativos, assim evita a vergonha em caso de visitas de proprietários da obra e outras pessoas. 

Quando se fala em organização devemos pensar nos detalhes de tudo. Uma obra possui a ferramentaria, o estoque de materiais, lugar de fazer refeições, lugares para reuniões e o bom gerente da obra deve manter uma equipe organizando tudo isso. 

Inclusive se o seu objetivo é empreender na construção civil, você precisa primeiro aprender a ser um excelente gerente de obras.

Aprenda a se comunicar

Muitos gestores de obra acreditam que não precisam saber se comunicar, mas isso é um erro! É preciso se comunicar com cuidado com toda a equipe, tratar pessoas como pessoas colaboradoras e se colocar em lugar de outros de vez em quando. 

Ganhar a confiança da equipe e satisfazer todos os colaboradores é a melhor maneira de conseguir manter uma obra em dias. Quando a equipe confia no gerente ela trabalha mais feliz e com dedicação. 

Na construção civil uma equipe unida e comunicativa é rara. Contudo, quando o gestor consegue ter esses resultados ele ganhar uma equipe permanente e produtiva.

Para ser um excelente gerente de obras na construção civil é preciso se qualificar. Mesmo que o gerente não tenha tanto conhecimento intelectual, hoje existem maneiras de conseguir qualificação facilmente através de cursos e treinamentos especializados.

Portanto, se você deseja ser um gerente melhor não pare no tempo, comece a se atualizar e a estudar como lidar principalmente com pessoas. Desta maneira, toda obra de construção que estiver sob sua responsabilidade irá bem! 

Gostou do conteúdo? Então agora é começar a pôr em prática e ver os grandes resultados na sua carreira na engenharia civil!