Construindo quadras internas ou externas?

Para iniciar a construção de uma quadra é necessário verificar alguns padrões, que devem seguir – principalmente – as normas de segurança e ainda atender a comodidade das pessoas que irão usar o local. O que inclui pisos e uso de equipamentos necessários e adequados.

Muitas empresas que cuidam especificamente de uma construção dessa modalidade tem como objetivo manter a área como lazer, seguindo as dimensões apropriadas para uso esportivo ou de competições.

Assim, trazendo eficiência ao espaço de forma equilibrada, mantendo a prática e a formalidade de todo o esporte.

Para quem procura ter uma quadra com padrões internacionais é recomendado que haja métricas de acordo com cada esporte praticado. Veja a seguir exemplos dos esportes a serem praticado nesse tipo de quadra:

  • Futebol;

  • Tênis;

  • Handebol;

  • Voleibol;

  • Basquete.

As quadras seguem padrões específicos de materiais e pisos. A quadra de tênis, por exemplo, possui pisos como saibro e é emborrachado.

Já para o handebol é usado um piso mais áspero. No futebol de salão é utilizado um piso rígido de forma a evitar deslizes, enquanto nas quadras society é um piso sintético, como areia que também é indicado para esportes clássicos como peteca.

Cuidado com o telhado para a quadra

Em uma quadra é de extrema importância que não haja transbordamento ou entrada de água e, para isso, é preciso investir em estruturas como o telhado.

Nesse momento, é necessário que tudo seja acompanhado por um especialista em telhados de forma a evitar acidentes e envelhecimento das telhas. Isso sem mencionar que o serviço será realizado com os melhores materiais e os mais adequados para cada situação.

Qualquer falha pode gerar grande consequências, mesmo problemas comuns. Isso porque, quando não colocadas adequadamente, pode vir a ocorrer incidentes como uma telha voar com um vento forte, o que pode causar prejuízos ou colocar vidas em risco.

Um dos materiais mais utilizado para a construção de uma quadra e sua cobertura é a madeira. Nesse sentido, é possível realizar uma economia ao diminuir o uso da madeira, porém de forma consciente, ou optar por usar uma madeira mais barata.

Tipos de madeiras

As madeiras mais usadas são garapeira e cambará. Tanto a madeira para telhado quanto para a estrutura, vale ressaltar exatamente qual qualidade procura, quanto maior a qualidade e quantidade, maior o preço.

É possível achar ainda outros tipos de madeiras que tenham um valor de mercado mais competitivo, como o eucalipto, porém é sempre preciso entender quais as reais necessidades da sua obra.

Redes para a quadra esportiva

A quadra é um local acessível por todas as idades. É geralmente neste local que elas podem realizar diversos esportes ou outras atividades.

Podemos observar também a necessidade da rede para quadra esportiva para evitar acidentes dentro ou fora do ambiente.

Uma boa quadra precisa ter segurança e isso inclui uma boa iluminação. Neste ponto é possível colocar diversos refletores de luz que irão manter uma visibilidade melhor do ambiente no período da noite.

Redes para quadra de futebol

Um ambiente seguro e bem elaborado precisa ter uma resistência a pressão e impacto.

Esse aspecto é levado em conta na hora da instalação das redes, por exemplo, e na escolha da matéria prima utilizada.

A rede de proteção para quadra de futebol precisa ter uma durabilidade maior e alta eficiência para que a bola não saia para fora da quadra durante o jogo.

Isso além de evitar as constantes paradas previne que outras pessoas sejam atingidas pela bola e se machuquem.

Rede para vôlei

O vôlei é um esporte tradicional e exige uma rede. Isso porque ela ajuda a dividir as duas equipes e manter o posicionamento de cada jogador na sua base.

Geralmente os locais dos jogadores são definidos altura, assim não se torna uma partida injusta por conta da altura da rede.

A rede de volei precisa manter uma qualidade necessária, principalmente se ficar exposta ao sol, para evitar o ressecamento do material. A rede fica presa em duas antenas, uma em cada ponta da quadra

Rede de proteção para a quadra

Durante a construção é importante lembrar da rede proteção que se mantém em volta da quadra, material que evita que a bola saia para fora e atinja pessoas que andam ao redor ou que estão na arquibancada.

Cobrir laterais, fundos ou colocar uma tela de proteção sobre o teto da quadra pode ajudar com que esses pequenos problemas não ocorram.

Esse produto é muito utilizado por ter um baixo custo, trazer uma segurança até mesmo para crianças que brincam em volta do ambiente. Outro fator a se destacar é que ela possui uma aplicação rápida e eficaz e deve ser aplicada com cabos de aços, mantendo uma sustentação segura.